biomassa

Veja como a solução COONTROL ajudou a monitorar cargas de biomassa de seu cliente

No atual cenário, a busca por fontes de energia alternativas tem crescido significativamente, principalmente no Brasil. Atualmente, somos referência na geração de energia limpa e renovável, caso da biomassa, que já representa 9,1% da energia elétrica gerada no Brasil.

E um ótimo exemplo de um modelo de negócio que prioriza a eficiência na geração de energia limpa e renovável vem de um dos clientes da COONTROL. Uma empresa geradora de energia que promoveu a substituição de fontes fósseis pela biomassa de resíduos florestais na geração de energia em sua usina termoelétrica, gerando um impacto social e ambiental bastante importante para a região.

Assim, para melhorar a eficiência da queima da biomassa em suas caldeiras e turbogeradores, essa empresa adquiriu uma solução da COONTROL para monitorar constantemente a qualidade da biomassa utilizada. Os resultados foram excelentes, como você verá neste conteúdo.

 

Como transcorreu o monitoramento?

Para dar início ao projeto, os engenheiros da COONTROL conversaram com o cliente e buscaram entender suas reais necessidades. Com isso foi proposto a utilização de uma solução da COONTROL que tinha como objetivos promover a medição de PCI de cargas de biomassa que chegavam ao seu cliente.

Uma das grandes características da biomassa é sua grande variação da qualidade do Poder calorífico inferior (PCI), principalmente em função da umidade. Exatamente por isso, o projeto desta empresa precisava dispor de um sistema de monitoramento da qualidade da biomassa e a escolha foi pela solução da COONTROL.

Assim, com essa solução permitiu-se que o monitoramento fosse feito com 100% das cargas recebidas. Assim, à medida que um caminhão carregado com biomassa chegava na fábrica, automaticamente era criado um código de barras com as seguintes informações:

  • Tipo da biomassa;
  • Informações do fornecedor;
  • Informações do caminhão;
  • Nota fiscal

Tais informações, essenciais para realizar a análise técnico-financeira do projeto, devem ser entregues ao operador da empresa que, via código de barras, carregará todos dados no sistema ao receber a carga.

Assim que o caminhão é pesado, logo na entrada, ele é conduzido para seu descarregamento nas moegas. Em 10 a 20 minutos, toda a biomassa recebida será transferida para um armazém (silo) horizontal.

Neste tempo, a solução da COONTROL realiza de 900 a 1200 medições de umidade da biomassa descarregada. Com isso, era possível identificar a umidade da biomassa e consequentemente o poder calorifico inferior de cada carga que chega à empresa.

Na sequência, já com o caminhão vazio, o motorista retorna para a portaria, onde o caminhão será novamente pesado, permitindo conhecer o peso líquido da carga.

Assim, com o peso líquido e o PCI médio da carga, é possível saber qual é a quantidade de energia recebida pela empresa, assim como umidade média, poder calorífico médio e seus respectivos desvios padrões, mostrando o quanto homogêneo é o combustível de determinado fornecedor.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

 

O que é feito com as informações coletadas?

Por meio das informações obtidas desde que o caminhão chega à empresa até o momento que ele sai, o cliente da COONTROL conseguiu tirar várias informações.

Em um primeiro momento é preciso que entendamos que este cliente paga seus fornecedores pela energia recebida, por isso existe um contrato de qualidade de entrega de biomassa. No contrato está indicado que qualidades maiores da biomassa bonificam o fornecedor e qualidades reduzidas o penalizam.

Para a COONTROL essa a regra mais justa de negociação, pois permite identificar os melhores fornecedores, essencialmente no quesito qualidade da biomassa e custo benefício, permitindo identificar o que é mais economicamente viável se queimar em uma caldeira.

Todas essas informações só foram conseguidas porque o cliente confiou e optou pela solução de monitoramento de biomassa da COONTROL.

 

Resultados obtidos: Economia de 18,9% logo no primeiro mês

Os resultados obtidos com a solução da COONTROL foram sentidos logo no início do projeto. No primeiro mês, a economia foi de 18,9%. A modo de comparação, se essa medição não fosse realizada, a empresa teria que pagar um valor fixo, o que poderia gerar muitas incertezas e até injustiças tanto para o comprador da biomassa quanto para seus fornecedores.

E este resultado já mostrou o maior diferencial da solução COONTROL. Por ser contínua e online, o equipamento realiza de 900 a 1200 medições da biomassa, permitindo uma média muito mais assertiva da qualidade da biomassa.

Nos demais meses, o monitoramento da biomassa também trouxe melhores resultados, com redução de custos próximas ao primeiro mês.

Dessa forma, por meio deste projeto, o cliente entendeu que, tão importante quanto calcular o custo da solução, é saber quanto é o valor a mais que será demandado sem ter essa solução.

No caso específico citado aqui, sem a solução, o cliente estaria gastando 18,9% a mais sem saber disso. Ou seja, na atualidade, medir e controlar processos é tão importante quanto qualquer outra tecnologia que a empresa estaria optando para este caso em específico.

 

Conheça mais sobre as soluções da COONTROL para a medição de biomassa em nosso site.

5/5 - (1 vote)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.