biomassa - na imagem biomassa queimando

Entenda a importância da biomassa na crise do racionamento de energia

Uma possível crise no abastecimento dos reservatórios de hidrelétricas no Brasil começa a acionar alertas de risco energético mais uma vez no inverno de 2021. Com isso, o governo já autorizou o acionamento de termelétricas. Mas se dissermos que o uso da biomassa na geração energética pode ser uma boa opção para o período?

O uso da biomassa entra neste cenário como uma solução mais sustentável na geração de energia elétrica, substituindo as termelétricas que usam combustíveis fósseis pelos combustíveis renováveis, caso da biomassa.

Baseando no atual cenário, entenda mais sobre a crise hidrelétrica que bate às portas do brasileiro e a importância da biomassa nesse cenário.

Biomassa | COONTROL

Agravamento da crise hídrica. Passaremos por problemas?

Segundo especialistas, o Brasil vive uma das maiores crises hidrológicas da história, pode inclusive ter problemas com o fornecimento de eletricidade. 

O resultado dessa crise é o baixo nível dos reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste, que finalizou abril com o menor valor verificado para o mês desde 2015, quando o país também enfrentou uma crise hídrica severa.

Diante disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirma que muitas medidas já foram postas em prática, dentre as quais destacam-se: 

  • Flexibilização das restrições hidráulicas dos aproveitamentos localizados nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; 
  • Aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; 
  • Importação de energia da Argentina e do Uruguai;
  • Campanha de uso consciente da água e da energia

Diante disso, o Ministério de Minas e Energia (MME) garante que as medidas afastam o risco de um novo racionamento (como o ocorrido entre 2001 e 2002), mas a conta de luz tende a ficar mais cara ao longo do ano.

Para o ONS, a pressão sobre as tarifas energéticas só deve ter uma redução em 2022, com a chegada da temporada de chuvas e com a expansão da capacidade de geração e transmissão elétrica.

 

Acionamento de termelétricas à biomassa. Solução eficiente e sustentável 

Para momentos de crise hidrológicas como o atual, uma ação bastante comum é o acionamento de usinas termelétricas e novamente essa é a solução adotada de prontidão pelo governo.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

O que ocorre, no entanto, é que, via de regra, a geração de energia em termelétricas é mais cara, aumentando a conta de energia do consumidor, é também mais poluente quando comparadas às usinas hidrelétricas.

Mas há uma solução bastante interessante do ponto de vista ecológico. Ao invés de acionar as usinas termoelétricas que queimam combustíveis fósseis (que contribuem com o aquecimento global), há o acionamento de termelétricas que fazem uso de combustíveis renováveis, caso da biomassa.

A geração de energia elétrica a partir de biomassa tem sido defendida com umas das opções mais interessantes para minimizar as emissões globais de CO2 no meio ambiente, evitando assim a deterioração ambiental.

Além disso, muitas são as outras vantagens da biomassa na geração de energia em termelétricas, das quais vale citar:

  • Baixo custo para aquisição da biomassa;
  • Não emissão de dióxido de enxofre, caracterizado por ser muito poluente ao meio ambiente;
  • As sobras de cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
  • Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc.);
  • Menor risco ambiental;
  • As emissões não contribuem para o efeito estufa. 

 

A biomassa precisa ser melhor explorada no país

Essencialmente para processos industriais, os tipos de biomassa utilizados para a geração energética são bastante grandes. Isso possibilita maior uso destas energias renováveis, sustentáveis e cada vez mais baratas em tempos de dificuldade de geração de energia hidrelétrica.

Isso mostra o grande potencial desse combustível para fins de aproveitamento na geração de energia no país. Porém, por vezes, ela é subutilizada na geração de energia.

Entre os diversos tipos, vale citar o bagaço de cana, além da queima de toras de madeira de reflorestamento, caso do pinus e eucalipto. Há também os resíduos agrícolas, caso da palha de milho, caroço de algodão, bambu e babaçu.

Isso mostra que a matriz energética brasileira de biomassa é muito rica, e deve ser uma excelente opção a ser explorada em períodos de crise hídrica, tal qual a que estamos começando a presenciar em 2021. 

Quer saber mais? Então conheça o verdadeiro potencial da biomassa na geração energética sustentável do Brasil.

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias. | COONTROL

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.