Indústria e meio ambiente: principais impactos e soluções
A relação entre indústria e meio ambiente deve ser transparente porque ambos setores são fundamentais no bem-estar da nossa sociedade.
E conhecer os impactos e as práticas de desenvolvimento sustentável é o primeiro passo antes de tomar decisões assertivas na sua empresa.
É a partir disso que surge a reflexão: como produzir e gerar valor, nos diversos segmentos industriais, ao mesmo tempo que se prioriza uma série de cuidados com o meio ambiente?
Qual é a importância das indústrias na sociedade?
O setor industrial faz parte da evolução da sociedade. Nele, são criados inúmeros bens e serviços de consumo. Além da geração de empregos, como lembra o Portal da Indústria:
- São 11,5 milhões de trabalhadores empregados nesse setor em 2024;
- O que significa 21% de participação no emprego formal brasileiro.
No ano passado, a produção industrial fechou com crescimento de 3,1%. E, a partir de informações do Governo Federal, “é o terceiro maior resultado dos últimos 15 anos”.
Porém, esse desenvolvimento acelerado, que vem desde a Revolução Industrial, também gerou uma série de impactos ao meio ambiente.
Isso quer dizer que, quando mal gerenciado, o setor se torna um vilão no desenvolvimento sustentável, impactando a continuidade das gerações futuras.
Por exemplo, a temperatura do mundo passou a marca de 1,6º C em relação aos níveis pré-industriais, ou seja, está fora do limite seguro para o Planeta.
E das 197 nações que assinaram o tratado para reduzir o efeito estufa, apenas 10 entregaram seus compromissos publicamente.
Também por isso, o Brasil tem novos limites de poluição neste ano. O problema é que apenas 13 estados fazem o monitoramento da qualidade do ar.
Quais os principais impactos da indústria no meio ambiente?
Toda atividade industrial influencia em outros setores. Abaixo, veja os principais impactos na sustentabilidade.
Poluição do ar
Os poluentes do ar sempre são colocados em debate quando falamos da relação entre indústria e meio ambiente. Todos os dias, são lançadas toneladas de gases tóxicos na atmosfera.
Eles poluem o ar e destroem a camada de ozônio. Uma das últimas pesquisas mundiais relacionadas mostrou que 99% da população respira ar insalubre.
Devastação de florestas
O crescimento das indústrias também foi responsável pela devastação de florestas brasileiras, gerando desequilíbrio ambiental.
E não é difícil imaginar o resultado: a extinção de muitas espécies da fauna e da flora. Aliás, este ano começou mal: aumento de 68% no desmatamento da Amazônia.
Contaminação da água
Mesmo com o cenário em mudança positiva, as empresas ainda são grandes poluidoras de nossas águas, com muitas delas despejando toneladas de resíduos tóxicos em rios e lagos.
Além do desequilíbrio ecológico decorrente da contaminação, elas causam diversos impactos negativos na saúde da população que vive ao redor dessas áreas.
Aquecimento global
Análises históricas indicam que as atividades industriais duplicaram a concentração de GEE (Gases do Efeito Estufa) na atmosfera, elevando as consequências negativas deste cenário.
O aquecimento global já está gerando mudanças climáticas graves: aumento do nível do mar, derretimento de calotas polares e diversos outros problemas e desastres naturais.
A próxima ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos!
Como solucionar? Alternativas para reduzir os impactos
Como vimos, há muita influencia das empresas sobre o meio ambiente. No entanto, é inimaginável pensar em uma sociedade atual sem indústria. Então, o que fazer?
A primeira ideia para melhorar os indicadores de sustentabilidade é adotar medidas visando reduzir ao máximo. Entre elas:
- Mapear a geração de resíduos por fonte geradora;
- Tratar ou reciclar os resíduos;
- Destinar os resíduos adequadamente;
- Usar sistemas que evitam o lançamento de gases tóxicos;
- Monitorar continuamente a queima de combustíveis;
- Adotar fontes alternativas na geração de energia;
- Monitorar esses impactos de forma contínua.
Outro ponto é o uso da tecnologia na melhora dessa relação indústria e meio ambiente. Com softwares e dispositivos, é possível monitorar, controlar e prever vários cenários.
Ou seja, é assim que gestores podem analisar dados, usando a cultura data-driven, e tomar melhores decisões!
Na CONTROOL, você encontra ferramentas que garantem maior eficiência na queima de combustível, menor custo e redução de gases… Tudo por meio da análise de informações.
Entre as principais soluções usadas na sua combustão, estão: sistema de medição de biomassa, analisadores de gases, além dos medidores (umidade, peso e volume).
Com a CONTROOL:
- Uma indústria petroquímica reduziu 20% dos gastos com energia para caldeiras;
- Sucroalcooleira teve aumento de 3,57% na eficiência energética;
- Uma cervejeira reduziu 15% nos custos operacionais.
Quer saber mais? Fale com um especialista e solicite um orçamento personalizado: