Indústria e meio ambiente: Principais impactos
Você já imaginou o que seria de nós sem a indústria? Certamente teríamos uma sociedade muito mais difícil. Mas você sabia que a relação entre indústria e meio ambiente deve ser o mais transparente possível?
Conhecer os impactos que a indústria tem sob o meio ambiente é algo fundamental para que práticas de desenvolvimento sustentável sejam implementadas e beneficiem toda a sociedade.
Ou seja, para que possam realmente produzir e gerar valor, os diversos segmentos da indústria precisam priorizar uma série de cuidados com o meio ambiente, protegendo-o de diversas formas.
Indústrias são essenciais, mas podem comprometer o meio ambiente
Todo tipo de indústria é essencial para a evolução da sociedade que vivemos. Por meio das indústrias, são criados inúmeros bens e serviços de consumo essenciais. São também responsáveis por gerar diversos empregos ao redor do mundo.
Porém, o desenvolvimento acelerado da indústria, desde a revolução industrial, acabou gerando uma série de desdobramentos não muito positivos, caso dos muitos impactos ao meio ambiente.
A indústria deu também origem à cultura do consumismo, considerada um dos principais obstáculos para a preservação do nosso planeta, visto que quanto mais consumimos, mais geramos indústrias.
Assim, quando mal gerenciada, a indústria é uma grande opositora do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, com sérias consequências que podem comprometer a sociedade atual e a continuidade das gerações futuras.
Indústria e meio ambiente: conhecendo os principais impactos
Todo tipo de atividade industrial causa muitos impactos diretos no meio ambiente. Entre os principais impactos que estremeceram a relação indústria e meio ambiente, merecem destaque:
Poluição do ar
A poluição do ar sempre é colocada em debate quando falamos da relação entre indústria e meio ambiente. Todos os dias indústrias lançam toneladas de gases tóxicos na atmosfera.
Estes gases comprometem a qualidade do ar e destroem a camada de ozônio e comprometem o efeito estufa.
Devastação de florestas
O crescimento das indústrias também foi um grande responsável pela devastação de florestas brasileiras, gerando desequilíbrio em todo o meio ambiente e praticamente extinguindo muitas espécies da fauna e da flora.
Contaminação da água
Mesmo com o cenário em mudança positiva, as indústrias ainda são grandes poluidoras de nossas águas, com muitas delas despejando toneladas de resíduos tóxicos em rios e lagos.
Além do desequilíbrio ecológico decorrente da contaminação, as indústrias podem causar diversos impactos negativos na saúde da população que vive ao redor dessas áreas.
Aquecimento global
As ações das indústrias causam uma reação em cadeia, com várias consequências em que uma coisa leva a outra e todas nos trazem o que chamamos de aquecimento global.
Análises históricas indicam que as atividades industriais duplicaram a concentração de GEE (Gases do Efeito Estufa) na atmosfera, elevando as muitas consequências negativas deste cenário.
O aquecimento global já está gerando mudanças climáticas graves, caso do aumento do nível do mar, derretimento de calotas polares, desertificação de áreas de florestas, aumento da temperatura e diversos outros problemas e desastres naturais.
Alternativas para reduzir estes impactos
Como vimos, os impactos da indústria sobre o meio ambiente são bastante complexos e sérios. No entanto, como já falamos, sem a indústria, nossa sociedade seria muito mais difícil. O que fazer então?
Cabe às indústrias, entender quais são os principais impactos ambientais causados por cada uma delas e adotar medidas para que sejam reduzidos ao máximo.
Entre essas medidas para melhorar a relação entre indústria e meio ambiente, vale uma lembrança:
- Mapear a geração de resíduos por fonte geradora, entendendo o tipo de resíduo gerado;
- Adotar medidas para tratar ou reciclar os resíduos, dependendo da necessidade;
- Destinar os resíduos a um aterro sanitário legalizado;
- Buscar ações para reduzir a geração de resíduos;
- Instalar sistemas que ajudem a evitar o lançamento de gases tóxicos ao meio ambiente de forma descontrolada;
- Monitorar continuamente a queima de combustíveis, permitindo economia no uso deste recurso;
- Contratar empresas especializadas em ações de desenvolvimento sustentáveis;
- Adotar fontes alternativas para geração de energia, em substituição ao carvão e ao petróleo;
- Monitorar seus impactos no meio ambiente de forma contínua;
Outro ponto que vale ser destacado é o uso da tecnologia para melhorar essa relação indústria e meio ambiente. Por meio de softwares e dispositivos, as indústrias conseguem monitorar, controlar e prever vários cenários.
Com isso, gestores podem tomar as melhores decisões para reduzir os impactos e melhorar a relação entre a indústria e meio ambiente.
Para saber mais sobre o tema, convidamos você a entender a diferença entre gases do efeito estufa e poluentes atmosféricos.