A-energia-de-biomassa-está-cada-vez-mais-ganhando-espaço-para-crescer

A energia de biomassa está cada vez mais ganhando espaço para crescer

Você sabia que o Brasil é um dos países que apresenta a matriz energética mais limpa e sustentável entre todos os grandes consumidores de energia do mundo? Grande parte desse sucesso é decorrência do uso de energias renováveis, tendo na energia de biomassa, uma grande protagonista.

Responsável por pouco mais de 9% de toda a eletricidade consumida no país, a energia de biomassa tem estimativas muito animadoras, mostrando que ainda tem muito espaço para crescer e aumentar sua participação na matriz energética nacional.

Todo esse potencial se dá em virtude de diversos fatores que contribuem com o atual sucesso e com as expectativas da energia da biomassa, que tende a aumentar sua participação nos próximos anos.

Veja então qual é a razão da popularização da energia de biomassa no Brasil e porque as expectativas de crescimento são grandes para essa forma sustentável de gerar energia.

Energia de biomassa: Geração energética unida à sustentabilidade

Quando o assunto é a geração de energia limpa e sustentável, o Brasil é protagonista. Alguns são os fatores que dão esse protagonismo ao Brasil, principalmente quanto ao uso da biomassa como fonte energética.

O primeiro fator tem relação com as principais fontes de biomassa utilizadas (bagaço de cana, casca de arroz e cavaco de madeira) na geração energética. Essas fontes apresentam alta produção no país, principalmente devido à característica do país ser um grande produtor agropecuário.

Outro fator relaciona-se ao potencial da biomassa para desafogar um pouco o sistema elétrico nacional, comumente mantido pelas usinas hidrelétricas. De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) a energia gerada por biomassa representa atualmente 9% da matriz energética brasileira, fator que contribuir com a redução de ocorrências relacionadas à sazonalidade climática.

Por fim, há a questão relacionada à sustentabilidade. O Brasil é um dos países mais sustentáveis do mundo na geração energética, tanto que se enquadra aos diversos protocolos e tratados internacionais relacionados ao meio ambiente, buscando cumpri-los na sua totalidade.

Boa parte desse potencial do Brasil em ser sustentável é decorrente da eficiência na relação entre o uso da biomassa e a geração de uma energia limpa e sustentável.

Potencial imenso de crescimento no Brasil

No Brasil, já faz certo tempo que a energia de biomassa deixou de ser uma promessa para se tornar uma realidade, contribuindo com uma geração de energia mais limpa e sustentável.

Mas, mesmo com todo esse sucesso e reconhecimento internacional, o potencial de crescimento da energia de biomassa ainda é muito grande no país, com grandes perspectivas de crescimento.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Variados fatores comprovam essas perspectivas para um maior uso da energia da biomassa. Veja alguns destes fatores a seguir:

– Aumento no volume de investimentos no setor energético nacional. Segundo o relatório Energy Outlook, lançado pela Bloomberg, o setor que gera energia limpa deve receber em torno de 26 bilhões de dólares em investimentos no Brasil até 2040. Assim, juntamente com a geração eólica e solar, a energia de biomassa tende a se desenvolver bastante nos próximos anos.

– Descoberta da biomassa por parte das indústrias. As perspectivas positivas se devem também à descoberta da biomassa por muitas indústrias em variados setores, visto que é cada vez maior o número de empresas que produzem sua própria energia. Estas estão substituindo os combustíveis fósseis que moviam suas plantas por fontes alternativas, caso da biomassa.

Entre os principais benefícios dessa substituição está a capacidade de alcançar metas de redução de emissão de poluentes aliada à maior eficiência de máquinas e geradores de vapor.

– Disponibilidade de espaço para produzir matéria-prima. Esse é outro fator que permite manter uma perspectiva otimista para o futuro da biomassa no Brasil. Na atualidade 6,5 milhões de hectares são utilizados para o cultivo de biomassa de origem florestal. Mas ainda existem 200 milhões de hectares de áreas que apresentam baixa ocupação econômica que poderiam ser ocupadas com florestas plantadas.

– Avanço da tecnologia na combustão da biomassa. Um dos principais desafios para o futuro das indústrias é conseguir tirar proveito da biomassa para gerar o máximo de energia mediante redução da emissão dos efeitos ao meio ambiente.

Isso vem sendo possível com o aperfeiçoamento dos equipamentos usados na combustão, onde a expectativa (que já vem acontecendo) é que eles contribuam com a eficiência do processo.

Neste contexto, a COONTROL oferece equipamentos de medição utilizados em caldeiras que contribuem para uma melhor otimização de fatores relacionados à geração de energia a partir da queima da biomassa, caso dos gases da combustão.

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias.

Com as medições obtidas por esses equipamentos é possível conhecer a real eficiência energética da caldeira, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva na busca pela maior quantidade e qualidade da geração energética.

Por fim, é importante salientar que toda matriz energética limpa e renovável deve ser buscada de forma contínua. Por isso, investimentos na produção e nas inovações tecnológicas ligadas à energia de biomassa devem ser constantes no Brasil, para que a eficiência energética seja conquistada de maneira mais sustentável e vantajosa.

Quer saber mais? Então aproveite que está aqui e veja como funciona e como é gerada a energia de biomassa neste post.

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.