Eficiência energética

Entenda a importância da eficiência energética industrial

Dentre as muitas necessidades que indústrias devem se preocupar, a busca por eficiência energética ganha em importância com as empresas entendendo que a utilização racional de energia é uma das metas mais significativas para a conquista de uma empresa mais sustentável.

Por isso te convidamos a entender o que significa e qual é a importância da busca por eficiência energética no setor industrial, assim como as estratégias para alcançar isso.

 

O que é eficiência energética?

Em um sentido mais amplo, a eficiência energética consiste num processo que desempenhamos em qualquer ambiente. Para isso, é usada a menor quantidade de energia possível, ou seja, consiste na relação entre a quantidade de energia empregada e aquela disponibilizada para sua realização.

Em outras palavras, a eficiência energética é representada pela relação entre a energia útil disponibilizada e a energia total consumida.

Essa definição pode até parecer complicada, mas, quando conseguimos transportá-la para o nosso dia a dia, o conceito fica mais claro. Basta pensar nos diferentes modelos de lâmpadas existentes e a eficiência comparativa entre elas. 

As lâmpadas incandescentes mais antigas, são bem menos eficientes que as de LED, já que boa parte da energia por elas é perdida em forma de calor, não gerando luminosidade.

Como benefícios, a eficiência energética em diversos setores contribui com:

  • Redução de despesas;
  • Menos impacto ambiental, tornando a produção mais sustentável;
  • Valorização da imagem da empresa perante à sociedade

O interessante é que este conceito não é exclusivo do ramo elétrico. Qualquer processo ou atividade que seja dependente de uma forma de energia gerada pode ser eficiente. Dessa forma, esse conceito se enquadra para explicar a eficiência de motores elétricos, máquinas hidráulicas e principalmente caldeiras industriais, como veremos a seguir.

 

Eficiência energética de caldeiras: É preciso atingir um limiar máximo

Na grande maioria das indústrias, as caldeiras são equipamentos essenciais, onde o conceito de eficiência é idêntico aos demais equipamentos que geram energia. 

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Nas caldeiras, a eficiência significa a relação entre quanto de energia líquida (vapor gerado mais descarga de fundo menos água de alimentação) é gerada pela quantidade de energia consumida pelo combustível.

Por essa razão, o uso de diferentes caldeiras deve priorizar a máxima eficiência energética. No entanto, sabe-se que a eficiência térmica em caldeiras nunca será de 100%, com caldeiras excelentes atingindo eficiências na ordem de 87%. Porém a média da eficiência das caldeiras atualmente instaladas está entre 65% e 75%.

Com isso, mesmo sem saber, as indústrias acabam por perder parte do dinheiro investido durante a produção, sem que este seja convertido em energia. Cabe à indústria, reduzir ao máximo essas perdas.

Por isso, é dever do empresário estar atento aos diversos pontos que afetam a eficiência energética em caldeiras e trabalhar em cima de cada um deles para alcançar sua máxima performance.

 

Fatores que interferem a eficiência energética de caldeiras

Como vimos, a eficiência energética de caldeiras pode ser afetada por variados pontos. Questões operacionais são as mais recorrentes a ponto de reduzir a mesma. Dentre eles, vale citar:

  • Percentual de purgas na caldeira;
  • Temperatura da água de alimentação;
  • Poder calorífico do combustível, associado ao teor de umidade;
  • Vazão em excesso de gases da caldeira;
  • Falhas relacionadas ao isolamento térmico da caldeira;
  • Caldeiras mal reguladas, dificultando a queima

Diante destes pontos, a otimização energética em caldeiras é a maneira mais recorrente e eficaz de avaliar quais são as perdas que afetam a eficiência da caldeira, pois, ajudará a melhorar a capacidade de monitoramento de caldeiras e geradores de vapor.

Para conquistar isso, a tecnologia vem sendo uma grande aliada de indústrias. Sistemas de automação relacionados às tecnologias da indústria 4.0 são fundamentais, pois vão garantir um processo de eficiência energética mais adequado, com parâmetros de processo mais estáveis e que podem auxiliar na redução de perdas energéticas.

Dessa forma, a COONTROL sempre usou a melhor tecnologia para ajudar indústrias na otimização da eficiência energética em caldeiras, oferecendo excelentes produtos que são voltados para uma melhor entrega de eficiência energética das indústrias.

Calculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROL

Gostou? Veja também quais são os efeitos das tecnologias de Indústria 4.0 na otimização de caldeiras.

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.