Analisadores de gases COONTROL: como escolher o modelo ideal para sua indústria
Em ambientes industriais, a medição, controle e monitoramento de gases gerados pelas caldeiras é essencial para otimizar processos. Neste contexto, os analisadores de gases COONTROL representam excelentes opções.
Com larga experiência em combustão de caldeiras com queima de biomassa, óleo e gás, as soluções resultam em economia, sustentabilidade e eficiência energética.
Dois modelos de analisadores de gases estão presentes em nosso portfólio: COONTROL 100 e COONTROL 200. No artigo de hoje ajudaremos você a escolher o modelo que melhor se enquadra às necessidades da sua indústria!
O que são os analisadores de gases?
Na atualidade, empresas e consumidores focam cada vez mais na busca pela sustentabilidade das operações.
Consequentemente, os limites legais das emissões estão cada vez mais rigorosos, obrigando as indústrias a aumentarem a eficiência de seus processos. Para isso, os analisadores de gases são o ponto de partida para isso.
A função dos analisadores de gases é realizar toda a medição, controle e monitoramento de gases gerados pela caldeira.
Com eletrônica embarcada superior, eles são instalados na saída dos tubos da caldeira e auxiliam em toda a análise de dados coletados em tempo real.
Mas qual modelo escolher? Continue acompanhando este artigo e veja alguns insights.
Analisadores de gases COONTROL: Mais controle. Menos combustível.
Com experiência de anos na análise da combustão de caldeiras, a COONTROL tem um excelente portfólio de analisadores de gases de combustão, que ajudam a garantir o máximo de eficiência energética às indústrias.
Dentre estes modelos, destacam-se o COONTROL 100 e o COONTROL 200:
Analisador de gases de CO2 e O2 – COONTROL 100
Este é um analisador de gases que faz a análise de basicamente dois gases: CO2 (dióxido de carbono) e O2 (oxigênio).
Quando instalado na caldeira, o COONTROL 100 tem a capacidade de melhorar a relação ar:combustível durante a queima.
Para isso, este dispositivo, ao controlar a emissão de CO2 e O2, otimiza a combustão da caldeira por meio da alimentação do combustível.
Todas as melhorias que esse equipamento proporciona são refletidas na expressiva economia de até 10% do consumo de combustível na caldeira e na reduzida emissão de gases poluentes.
Analisador de gases de CO2, O2 e CO – COONTROL 200
Este equipamento realiza a análise de três gases: CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono) e O2 (oxigênio).
Este é um equipamento que torna a combustão mais eficiente. Seu método in situ entrega informações em tempo real com grande confiabilidade das medições.
Todas as melhorias que este equipamento proporciona são refletidas na expressiva economia de até 20% do consumo de combustível de uma caldeira.
Importante ressaltar que estes dois modelos reduzem o consumo de combustível por intermédio do controle destes gases em caldeiras, permitindo:
- Otimizar a eficiência;
- Reduzir custos;
- Diminuir a concentração de gases poluentes lançados à atmosfera.
Qual modelo de analisador de gás escolher?
Como você pode ver, os analisadores de gases da COONTROL possuem características muito semelhantes. Mas qual escolher entre um e outro?
O COONTROL 100 realiza a medição da emissão de O2 e CO2. Já o COONTROL 200 mede, além do O2 e do CO2, o monóxido de carbono.
Ou seja, ele tem a capacidade de também medir a taxa de combustão incompleta da caldeira, gerando assim insights ainda mais específicos sobre a operação da caldeira.
Com isso, é possível adotar estratégias para tornar a combustão o mais próximo possível da combustão completa, permitindo total controle da queima ocorrida dentro das fornalhas da caldeira.
Portanto, dispor de equipamentos medidores de gases da combustão é uma ótima estratégia para otimizar todo o processo de queima, resultando na redução no consumo de combustíveis e maior eficiência operacional e energética.
Você quer entender melhor sobre qual é o analisador de gases que melhor se enquadra à sua demanda? Então fale agora mesmo com um consultor e saiba mais.