Entenda a importância da medição e da análise de gases de combustão em uma indústria
Em ambientes industriais, as caldeiras necessitam de medidas para manter a segurança e eficácia. Assim, a medição e análise de gases são capazes de garantir tais benefícios através da melhor gestão de queima de combustíveis.
Medição e análise de gases de combustão: por que realizar?
Diante de um cenário onde a sustentabilidade é o foco, é dever das indústrias adotar medidas para reduzir as emissões de gases poluentes e consequentemente aumentar a eficiência de queima dos combustíveis.
Neste sentido, realizar a medição e análise de gases resultantes da combustão é uma grande necessidade. Com essa medida, a indústria terá os melhores dados para tomar decisões mais acertadas quanto à combustão.
Ao conhecer a composição desses gases, a indústria naturalmente terá maior segurança na operação e otimização do seu processo de combustão, bem como garantirá o controle da poluição ambiental.
Assim, ao realizar a medição e análise de gases de combustão, a indústria terá um processo de combustão melhor ajustado.
Isso garante mais eficiência energética, melhora a qualidade dos produtos fabricados, aumenta a segurança dos trabalhadores e diminui a poluição
Essa medida também garante maior durabilidade dos equipamentos envolvidos no processo.
Analisadores de gases: Essenciais para melhorar a eficiência da combustão
Como você viu anteriormente, tanto a medição quanto a análise de gases levam maior eficiência à gestão da combustão de caldeiras em uma indústria. Para isso, o uso de equipamentos analisadores de gases é fundamental.
Quando instalado na caldeira, o analisador de gás será responsável por medir o comportamento dos gases resultantes da combustão e ajudará o gestor a tomar decisões mais acertadas quanto à combustão.
Entre as vantagens, os analisadores de gases ajudam a:
- Mensurar o comportamento da queima;
- Reduzir o consumo de combustível por intermédio do controle de CO2, CO e O2 emitidos pelas caldeiras;
- Otimiza o controle de O2 (oxigênio), aumentando a eficiência da caldeira;
- Diminui a concentração de gases poluentes emitidos ao meio ambiente.
Estes analisadores também ajudam a melhorar a relação ar/combustível durante a queima do combustível, proporcionando economia de combustível com base em uma correta análise de gases.
Analisadores de gases COONTROL: Mais controle com menos combustível
Com ampla experiência na gestão da queima de combustíveis em caldeiras, a COONTROL possui os melhores analisadores de gases do mercado, conhecidos como COONTROL 100 e COONTROL 200.
Usando a mais moderna tecnologia de monitoramento, estes analisadores de gases da COONTROL oferecem menus configuráveis e intuitivos, permitindo ao gestor fazer a análise de todos os dados coletados continuamente.
O COONTROL 100 faz a análise dos gases CO2 (dióxido de carbono) e O2 (oxigênio). Com isso, ele permite melhorar a relação de ar/combustível na queima e aumentar a eficiência deste equipamento.
Este analisador é recomendado para uma grande variedade de combustíveis tais como cavaco de madeira, bagaço de cana, casca de arroz, lenha em toras, casca de coco, gás natural, óleos BPF, além de outros tipos de biomassa e gases.
O COONTROL 200, por sua vez, faz a medição dos gases CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono) e O2 (oxigênio) que, quando analisado, também permite aumentar a eficiência da caldeira.
Este analisador de gases é também recomendado para uma grande variedade de combustíveis, caso do cavaco de madeira, bagaço de cana, casca de arroz, lenha em toras, casca de coco, gás natural, óleos BPF, além de outros tipos de biomassa e gases.
Todas as melhorias que estes equipamentos proporcionam, são refletidas na expressiva economia no consumo de combustível de uma caldeira.
Os analisadores de gases da COONTROL unem tecnologia, inovação e profissionalismo, focando em maior gestão da combustão. Aproveite e veja detalhes dos produtos da COONTROL.