Biomassa e a importância na indústria 4.0

Biomassa e sua importância para a indústria 4.0

Muito tem se falado sobre a Indústria 4.0 e seus efeitos para a sociedade, a ponto de trazer muitos avanços e alguns desafios importantes.

Um dos desafios mais recorrentes é substituir combustíveis fósseis por fontes energéticas renováveis, tais como a biomassa, que quando queimada em caldeiras gera energia térmica que será utilizada na produção de vapor.

Diante desse desafio, é praticamente impossível adotar o conceito da indústria 4.0 sem ponderar medidas sustentáveis na geração de energia. Nessa conjuntura, a biomassa apresenta grande importância.

Conheça então os benefícios da biomassa e veja como eles ajudarão os gestores industriais a adotar os conceitos de indústria 4.0, fazendo com que as indústrias ganhem em produtividade e sustentabilidade.

[catálogo-300] Sistema de Medição de Biomassa

Soluções ambientais na Indústria 4.0

Vários conceitos ligados à Indústria 4.0 já estão revolucionando o processo produtivo das mais diferentes empresas.

Estas empresas têm maior rapidez na resolução de falhas, implantação de operações integradas à internet das coisas, além de terem maior tempo dedicado ao trabalho estratégico do negócio.

Mas para que todos esses benefícios sejam aproveitados de maneira mais sustentável as organizações precisam ter consciência das questões ambientais envolvidas em todo o sistema produtivo, tendo na economia com a geração energética uma questão de grande importância.

Por essa razão, a sustentabilidade torna-se prioritária para o uso da Indústria 4.0. Um levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), demonstra isso.

Segundo o levantamento, há uma estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, de, no mínimo, 73 bilhões de reais por ano.

Desse montante, 34 bilhões se referem à redução de custos de manutenção de equipamentos e outros 7 bilhões de reais serão conseguidos via economia de energia.

Assim, além das questões legais, uma política sustentável a ser adotada em qualquer indústria deve relacionar riscos a impactos ambientais, sociais e econômicos.

Portanto, no atual contexto é inviável falar de ambientes inteligentes se não houver preocupação com os efeitos que a atividade industrial em toda a cadeia produtiva terá sobre o ecossistema como um todo, caso da geração de energia.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Biomassa na geração de energia e Indústria 4.0: Conceitos que conversam entre si

Desde a sua criação, a Indústria 4.0 vem se baseando em alguns conceitos e ferramentas, que são:

  • Integração de dados;
  • Comunicação em diferentes plataformas;
  • Monitoramento extensivo e em tempo real;
  • Análise de grandes volumes de dados, entre outros.

Com essas ferramentas e conceitos, a indústria 4.0 vem conseguindo gerar informações para melhorar significativamente a eficiência de vários processos, e o uso da biomassa como fonte energética é um dos processos que mais vem evoluindo.

Por meio dos conceitos da indústria 4.0 serão geradas, analisadas e utilizadas muitas informações que possibilitarão entender o real cenário da geração energética, proporcionando uma gestão mais efetiva de variáveis que influenciam na combustão da biomassa em caldeiras, tornando seu funcionamento mais otimizado.

Tudo isso trará uma gestão da biomassa mais efetiva em estabelecimentos ligados a Bioenergia 4.0, trazendo ganhos para toda essa cadeia e fazendo com que as empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis.

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias. | COONTROL

Formas para melhorar o uso da biomassa visando eficiência energética

Toda indústria que faz uso da biomassa para geração energética busca ser mais sustentável, mas busca também ser mais eficiente. Para conseguir alcançar essa meta, a indústria pode adotar duas formas relacionadas à indústria 4.0.

A primeira forma é adquirir máquinas e equipamentos de combustão mais modernos, fazendo com que o consumo de energia seja relativamente menor e a eficiência seja relativamente maior.

Já a segunda forma, considerada mais viável, visa adotar tecnologias relacionadas à Indústria 4.0, caso da internet das coisas (IoT) e maior integração entre as máquinas, principalmente com o uso de sensores acoplados a estas máquinas que possibilitem monitoramento mais eficazes do consumo de combustíveis.

Um bom exemplo para melhor uso destes sensores é a adoção do sistema SMB-300, oferecido pela COONTROL. Esse sistema, quando usado em caldeiras industriais, permite uma gestão mais eficiente de todas as variáveis que influenciam a combustão, aumentando a eficiência no uso da biomassa.

O Sistema de Medição de Biomassa SMB-300 é composto por sistemas on-line que fazem a medição de peso, medição do volume e medição de umidade, tornando possível aferir a qualidade da biomassa, possibilitando assim um efetivo controle da eficiência energética da caldeira.

Dessa forma, quando a indústria adota esse sistema ela terá a garantia de melhor gestão da sua caldeira, proporcionando redução de custos, redução na produção de gases danosos ao meio ambiente e aumento da eficiência.

Com a adoção desse tipo de tecnologia, a empresa entra definitivamente na Indústria 4.0, tendo na gestão do uso da biomassa um dos pilares mais importantes e que precisam ser considerados.

Quer saber mais sobre o uso da biomassa na geração energética? Então veja as razões para esse combustível estar ganhando espaço no Brasil.

5/5 - (1 vote)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.