caldeira a biomassa

Caldeira a biomassa: Conheça 4 razões para adquirir uma

Você sabia que o uso de caldeiras a biomassa é uma alternativa interessante para que o setor industrial brasileiro funcione com maior eficiência e produtividade?

O motivo principal tem relação com a modernização da planta produtiva, pois permite que a mesma se torne mais sustentável e eficiente do ponto de vista energético.

Assim, a caldeira a biomassa representa um importante avanço para que indústrias possam produzir energia limpa e contribuir de maneira significativa com a sustentabilidade.

Mas, além disso, há muitas outras razões que fazem com que as empresas optem por caldeiras a biomassa. Para conhecer as 4 principais razões, confira nosso artigo de hoje.

 

1. A caldeira a biomassa gera energia de forma sustentável para a indústria moderna

Conforme reconhecido pelo Protocolo de Kyoto em 1997, conseguir um futuro com energia sustentável se configura como o grande desafio do século XXI.

Sendo assim, cabe à indústria aumentar os esforços para melhorar a eficiência energética e reduzir a quantidade de carbono lançado à atmosfera, incluindo novas legislações de controle.

Neste cenário, tanto em indústrias internacionais quanto nacionais, a energia de biomassa vem sendo considerada uma das principais alternativas para a diversificação da matriz energética, com consequente redução da dependência por combustíveis fósseis.

Assim, no quesito ambiental, a caldeira a biomassa:

  • É caracterizada por utilizar combustíveis renováveis (biomassa);
  • É menos poluente que combustíveis fósseis, não emitindo dióxido de carbono;
  • As cinzas são bem menos agressivas para o ambiente;

 

2. A biomassa é muito mais barata quando comparada aos combustíveis fósseis

Além da ótima capacidade de geração de energia e preocupação com o meio ambiente, o uso de uma caldeira a biomassa traz outras vantagens econômicas e sociais interessantes, principalmente em razão da adoção desse tipo de combustível sustentável.

Dentre os fatores econômicos e sociais que estimulam o uso de uma caldeira a biomassa, vale citar:

A biomassa é mais acessível: As variações de biomassa fazem com que o custo deste combustível seja mais barato quando comparados a outros combustíveis;

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Geração de rendas e empregos locais: Por ser exigida em maiores quantidades, a biomassa geralmente precisa ser obtida próxima à indústria, reduzindo o frete. Isso é positivo, pois estimula a economia local.

Manutenção reduzida: Caldeiras a biomassa costumam ser mais modernas e por isso requerem menor manutenção, principalmente pela redução na produção de cinzas. Além disso, algumas caldeiras podem ser totalmente automatizadas, facilitando limpezas programadas.

 

3. O uso da caldeira a biomassa pode melhorar a imagem da indústria

Ao adquirir uma caldeira a biomassa, a indústria estará automaticamente adotando condutas de minimização dos impactos ambientais. Com isso, há um fortalecimento natural da confiança das partes interessadas que interagem com a empresa, principalmente em razão da transparência no quesito sustentabilidade.

Em alguns casos, a melhora da imagem sustentável da empresa permite que ela possa ser a escolha do consumidor, ganhando mais espaço e aceitação do mercado consumidor.

Portanto, a escolha por caldeiras a biomassa representa uma vantagem competitiva muito interessante para a empresa,

 

4. Avanços tecnológicos estimulam ainda mais o uso de caldeiras a biomassa

Nos últimos anos o setor industrial vem presenciando uma evolução tecnológica intensa no ramo de caldeiras a biomassa, que estão sendo projetadas para proporcionar maior eficiência energética.

Essas caldeiras estão sendo projetadas para proporcionar melhor combustão e eficiência, com uma pirólise quase completa. Isso gera menor volume de cinzas, com a melhor relação de oxidação dos gases e maior aproveitamento do combustível.

Entretanto, avanços quanto à automação de caldeiras a biomassa também estão estimulando as indústrias a investir neste tipo de equipamento. Por meio dessa automação, é possível que o gestor possa medir a qualidade geral da biomassa, além dos gases que saem pela chaminé da caldeira. Com isso, é possível otimizar a eficiência energética deste equipamento.

Portanto, ao considerar as 4 razões e motivos, a indústria certamente se tornará mais eficiente a ponto de promover melhor otimização da queima da biomassa.

 

Aproveite e saiba porque é importante ficar atento com a eficiência de consumo de combustível da sua caldeira a biomassa

Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias. | COONTROL

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.