Caldeira a biomassa: conheça 4 razões para adquirir!
Na atual conjuntura da nossa sociedade, a sustentabilidade sempre é tema de discussões. A indústria, por exemplo, busca optar por processos sustentáveis. Nesse contexto, optar pela caldeira a biomassa é uma ótima possibilidade.
Essa é uma excelente medida para tornar a indústria mais produtiva e eficiente do ponto de vista energético. Por isso, conheça 4 razões para adquirir uma caldeira a biomassa!
Desenvolvimento sustentável: a vantagem do uso da biomassa
A biomassa é um dos combustíveis utilizados na produção de energia, está em crescimento da participação na nossa matriz energética.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, ela representa cerca de 8,55% da matriz energética brasileira. Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 630 usinas que utilizam biomassa, que contam com 16,7 GW de capacidade instalada.
Além disso, a biomassa ganha força na geração energética em decorrência das muitas vantagens, como você acompanhará no tópico a seguir.
4 pontos para adquirir uma caldeira a biomassa
A geração energética sustentável é o grande benefício do uso de uma caldeira a biomassa, especialmente por unir alta eficiência com responsabilidade ambiental.
Mas os pontos que vão estimular o investimento vai muito além, incluindo benefícios econômicos.
1. Gera energia com sustentabilidade, beneficiando a indústria moderna
Conforme reconhecido pelo Protocolo de Kyoto, assinado por 84 países em 1997, conseguir um futuro com energia sustentável é o grande desafio do século XXI. De forma geral, o protocolo visa controlar a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Nesse cenário, optar pela caldeira a biomassa configura-se como uma das principais alternativas para a diversificação da matriz energética, com consequente redução da dependência por combustíveis fósseis.
Assim, no quesito ambiental, ter uma caldeira a biomassa fará com que sua indústria seja naturalmente mais sustentável, principalmente devido aos seguintes benefícios:
- As caldeiras utilizam combustíveis renováveis;
- A biomassa é menos poluente que combustíveis fósseis, permitindo uma queima mais eficiente e otimizando o processo;
- As cinzas são bem menos agressivas para o meio ambiente.
2. A biomassa é mais barata que combustíveis fósseis
Além da ótima capacidade de geração energética e preocupação ambiental, o uso da caldeira a biomassa traz outras vantagens no âmbito econômico e social. Entre eles, destacam-se:
Acessibilidade
As variações da biomassa (toras, pellets, cavacos, resíduos agroindústrias) fazem com que o custo do combustível seja reduzido, principalmente em comparação com combustíveis fósseis.
Geração de renda e de empregos locais
Por ser exigida em maiores quantidades, a biomassa geralmente precisa ser obtida próxima à indústria. Assim, reduz o valor do frete.
Tal necessidade é bastante positiva regionalmente, pois tende a estimular a economia local, gerando empregos.
Manutenção reduzida
A caldeira a biomassa é bastante moderna e, com os dispositivos de segurança adequados, consequentemente requer menor manutenção, principalmente pela reduzida produção de cinzas.
Há ainda aquelas que apresentam dispositivos de automação, facilitando a gestão e as limpezas programadas.
Melhora a imagem da indústria
Ao adquirir uma caldeira a biomassa, a indústria adota condutas que visam a minimização dos impactos ambientais.
O resultado dessa ação é o fortalecimento da confiança das partes interessadas que interagem com a empresa, como consumidores e investidores.
Assim, ao ter uma caldeira a biomassa, a empresa pode ganhar espaço e maior aceitação do mercado consumidor. Ou seja, a escolha representa uma vantagem competitiva.
Avanços tecnológicos estimulam o uso da caldeira a biomassa
Nos últimos anos, o setor industrial presenciou a evolução tecnológica, principalmente com o avanço da indústria 4.0.
O mercado caldeireiro também segue essa tendência, com modelos e dispositivos acessórios que são continuamente projetados para proporcionar maior eficiência energética e segurança às caldeiras.
Nesse contexto, as caldeiras são projetadas e continuamente monitoradas para proporcionar uma combustão mais otimizada, atingindo uma pirólise quase completa.
Logo, geram menor volume de cinzas, com a melhor relação de oxidação dos gases e maior aproveitamento do combustível.
Portanto, os últimos avanços quanto à automação de caldeiras a biomassa são um fator de estímulo para investir nesse equipamento.
Por meio de ferramentas de automação, o gestor pode medir a qualidade geral da biomassa, além dos gases que saem pela chaminé da caldeira. Com isso, ele terá dados para ajudar a otimizar a eficiência energética.
A biomassa possui desvantagens, mas que podem ser contornadas
As principais vantagens da biomassa são baseadas na viabilidade econômica e desenvolvimento sustentável. No entanto, há algumas desvantagens do uso da caldeira a biomassa que merecem atenção, tais como:
- Dificuldade de transporte e armazenamento, essencialmente da biomassa sólida, em razão do extenso volume dela;
- Menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis, principalmente em razão da maior umidade;
- Na forma sólida, pode provocar o desmatamento quando não há uma gestão sustentável de florestas.
Mesmo diante dessas desvantagens, adquirir uma caldeira a biomassa continua sendo uma excelente opção. Dessa forma, utilizando-a, o processo será eficiente energeticamente, otimizando a queima.
Confira este artigo do blog da COONTROL e veja por que você deve ficar atento à eficiência do consumo de combustível da sua caldeira.