Tudo-sobre-como-funciona-uma-caldeira-a-biomassa

Caldeira a biomassa: Você sabe como ela funciona?

Caldeiras a biomassa são equipamentos utilizados pelas industrias com o objetivo de complementar a geração de energia. Por isso a caldeira a biomassa vem tendo seu uso cada vez mais recorrente em diversas indústrias.

No Brasil, a caldeira a biomassa vem representando uma importante oportunidade na geração energética, principalmente com o advento da indústria 4.0, que promete revolucionar o setor industrial, conectando robôs, automatizando processos e tornando toda a indústria mais sustentável.

Diante dessa evolução, mais cedo ou mais tarde, a indústria brasileira precisará adotar a caldeira a biomassa em seus processos.  Mas você sabe como esse tipo de gerador de vapor funciona?

Então confira aqui como funciona uma caldeira com a biomassa e quais suas vantagens, além de conhecer alguns cuidados para que esse equipamento funcione da melhor forma possível.

Caldeira a biomassa: Maior sustentabilidade em processos industriais

A busca pela sustentabilidade na geração energética aliada a menor dependência de combustíveis fósseis é uma necessidade comum em todo tipo de processo industrial. Por isso a adoção de uma caldeira a biomassa vem sendo cada vez mais intensa nas indústrias.

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias.

Basicamente, a caldeira a biomassa é um equipamento destinado à geração de vapor que possui a finalidade de transformar água em vapor de água, utilizando para isso diversas variações de biomassa, tais como derivados de madeira (pellets, resíduos de madeira, entre outros), resíduos agroindustriais, cana-de-açúcar, etc.

Assim, do ponto de vista da sustentabilidade, as vantagens da biomassa como combustível nessas caldeiras são:

  • Não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente;
  • É um combustível renovável;
  • Maior eficiência energética;
  • Proporciona o reaproveitamento dos resíduos, impedindo que tivessem destinos não corretos

Além disso, as caldeiras a biomassa são utilizadas em empresas cujos processos industriais precisam de altas temperaturas, como indústrias químicas, petroquímicas e em diversos outros segmentos industriais.

Como funciona uma caldeira a biomassa?

Vimos anteriormente qual é a importância em adotar uma caldeira a biomassa dentro da indústria, mas como, de fato, funciona esse tipo de equipamentos dentro dos processos industriais?

Basicamente o trabalho de toda caldeira é aquecer a água, com o objetivo de gerar vapor a ser utilizado em variados processos.

O primeiro passo da geração de vapor em uma caldeira é a liberação e a queima do combustível, como a biomassa. Esse processo ocorre em um recipiente separado, que é acoplado a caldeira, chamado de queimador.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

No queimador há a liberação e queima do combustível, posteriormente há o aquecimento da água, que será transformada em vapor, que seguirá pela tubulação.

O caminho desse vapor irá variar conforme o tipo de caldeira a biomassa utilizada, podendo acontecer de duas maneiras, caracterizadas como tubo de fogo (caldeiras flamotubulares) e tubo de água (caldeiras aquatubulares).

Nas caldeiras a biomassa flamotubulares, o fogo ou o gás é enviado através de tubos, que entram na caldeira e são cercados pela água, aquecendo-a e gerando o vapor.

Na segunda maneira (caldeiras aquatubulares), o trabalho é feito no sentido oposto, ou seja, a água que irá percorrer uma série de tubos, com a combustão enviada para dentro da caldeira, aquecendo a água e a transformando em vapor.

Essa segunda variação das caldeiras é pouco utilizada, mas vem sendo essencial quando há a necessidade de maior quantidade de vapor e de calor, como é o caso das necessidades em termoelétricas.

Em resumo, em uma caldeira, a água será aquecida, sendo transformada em vapor. Esse vapor é bombeado para um circulador, através de outro tubo, sendo posteriormente encaminhado para as áreas da indústria que o utilizam.

Vale salientar que, independentemente do tipo da caldeira, o combustível – no caso a biomassa – deve ser fornecido para a criação de calor e vapor. A temperatura desse combustível é regulada por um termostato, indicando a temperatura existentes na caldeira.

Dicas para o bom funcionamento da caldeira a biomassa

Vimos até aqui como funciona uma caldeira a biomassa na geração de vapor para diversos processos industriais, mas para que esse funcionamento seja o melhor possível. Entretanto, para que a eficiência na queima da biomassa, e a geração de vapor seja a melhor possível, é fundamental que alguns cuidados sejam considerados.

[catálogo-300] Sistema de Medição de Biomassa Peso + Volume + Umidade | Baixe Grátis | COONTROL

Entre os cuidados mais importantes pode-se salientar:

  1. Evite condições de baixa água;
  2. Priorize o tratamento da água utilizada na caldeira;
  3. Faça manutenções preventivas sempre de acordo com o que preconiza o fabricante;
  4. Realize o treinamento constante de colaboradores quanto ao uso da caldeira a biomassa;
  5. Tenha um sistema de medição da biomassa e de gases da combustão, possibilitando melhor gestão das variáveis ligadas a esse processo;

Ao priorizar estes e outros cuidados, o uso da sua caldeira será bem mais eficaz, com sua indústria gerando os volumes de vapor necessários sempre em contribuição com o meio ambiente.

Agora que você sabe como funciona uma caldeira a biomassa, o convidamos a conhecer a importância da manutenção em caldeiras. Veja mais neste texto

5/5 - (1 vote)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.