CAPEX: otimize recursos com um planejamento estratégico
O início de ano é o momento ideal para as empresas reverem as contas e repensarem seus investimentos para crescer. Neste contexto, o CAPEX (Capital Expenditure) é imprescindível.
Ele representa os gastos destinados à aquisição, melhoria ou manutenção de ativos físicos, como máquinas, equipamentos, imóveis e tecnologia.
Mas você sabia que, diante da crescente preocupação com a sustentabilidade, a eficiência energética se tornou uma prioridade para o CAPEX das organizações?
Logo, os investimentos com este foco ganham espaço nas decisões das empresas. Mas é preciso ser muito estratégico neste sentido.
Quer saber a razão? Então, leia nosso artigo.
O que é o CAPEX?
Analisar os números de uma empresa antes de realizar um investimento é um passo crucial para conhecer as necessidades, dificuldades e fazer projeções.
Para isso, vários tipos de indicadores são avaliados, com destaque para o CAPEX.
Em um artigo, a Empiricus destaca que o Capital Expenditure (Despesa de Capital) é o montante utilizado por uma organização para adquirir, atualizar e manter seus ativos físicos, como:
- Edifícios;
- Tecnologias;
- Ferramentas;
- Equipamentos.
Isto é, este indicador mede os investimentos feitos em ativos por parte das empresas. Também é um potencializador da indústria, auxiliando-a a aumentar seu fluxo de caixa.
De forma geral, o CAPEX tende a ser mais alto em uma empresa no início de suas atividades. Afinal, ela precisa investir na aquisição de bens para iniciar a atividade.
Assim, se este indicador é maior que a depreciação, há um rápido crescimento dos ativos.
Entretanto, se é igual ou menor, a empresa pode estar se descapitalizando, o que pode indicar um declínio perceptível.
Importância do planejamento de capital
Na indústria, cada ativo possui seu ciclo de vida, desde a aquisição até a retirada.
Dessa forma, o CAPEX está relacionado ao planejamento orçamentário, sendo um processo envolto de muitas definições e tomadas de decisão gerenciais.
Representa também o compromisso da empresa quanto aos seus recursos financeiros, já que tem um impacto direto no fluxo de caixa e no desempenho financeiro geral.
Dessa forma, o CAPEX está intimamente ligado à:
- Capacidade de crescimento;
- Competitividade;
- Sustentabilidade da empresa a longo prazo.
Logo, os gastos de capital são adotados em projetos de escala nas companhias, tendo um impacto estratégico e duradouro na parte financeira delas.
Por exemplo, a companhia que projeta a compra de uma nova máquina para aumentar a produção da fábrica, está sendo estratégica a longo prazo, sendo esse um investimento relacionado à despesa de capital.
Mas, o CAPEX influencia muitos outros pontos ligados à gestão do negócio. A busca pela eficiência energética é um deles! Veja a razão disso a seguir!
O papel do CAPEX na eficiência energética
Em um contexto de crescente preocupação com as mudanças climáticas e a escassez de recursos naturais, a busca pela eficiência energética é crescente, adquirindo grande prioridade nas estratégias.
Essa é, inclusive, um dos pontos destacados pela ODS número 7, que visa garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.
Logo, os projetos em eficiência energética ganham notoriedade e se tornam cada vez mais atrativos dentro do CAPEX.
Ao utilizar o indicador, as organizações serão mais estratégicas para alcançar seus objetivos.
Elas passam a entender que ser energeticamente eficiente é, além de uma necessidade atual, um objetivo para ter um processo produtivo seguro e sustentável.
Estes, quando associados ao CAPEX, trazem muitos benefícios. Veja o exemplo das indústrias que utilizam caldeiras em seus processos energéticos.
Ao incluir seus investimentos nas despesas de capitais, elas alcançarão muitas possibilidades, como:
- Aquisição de tecnologias limpas: as empresas podem adquirir caldeiras e demais equipamentos mais sustentáveis, otimizando processos;
- Modernização da infraestrutura: a substituição de caldeiras antigas por novos modelos resulta em uma redução significativa do consumo de energia;
- Implementação de projetos de cogeração: a cogeração, que consiste na produção simultânea de energia elétrica e térmica a partir de uma única fonte de combustível, é uma forma segura de utilizar a energia e reduzir custos;
- Automação e otimização de processos: o investimento em sistemas de automação industrial permite monitorar e otimizar o consumo de energia em tempo real, identificando e eliminando desperdícios.
Neste último caso, a COONTROL, referência em soluções de combustão industrial, tem o investimento certo para seu negócio! O SMB-300!
Acompanhe mais informações a seguir.
SMB-300: o seu melhor investimento em eficiência energética!
Um exemplo de investimento em CAPEX que garante excelentes resultados energéticos é o SBM-300, desenvolvido pela COONTROL.
Essa é a solução completa e de alto valor agregado para gestão do uso da biomassa da sua caldeira, com excelentes resultados a longo prazo.
Sua função é medir peso, volume e umidade de diferentes combustíveis renováveis, que abastecem a caldeira a biomassa.
Ao investir nessa solução, o operador terá as informações sobre o combustível utilizado, de forma automatizada e segura, permitindo a tomada de decisões mais seguras.
Com o SBM-300 sua empresa alcançará:
- Maior eficiência energética;
- Redução na emissão de gases causadores do efeito estufa;
- Queda no consumo do combustível, com consequente redução de custos.
Assim, com ampla experiência no segmento, a COONTROL é a parceira ideal da sua empresa para a elaboração do CAPEX 2025 e otimizar recursos.
Com o nosso sistema de medição, você aumenta o controle dos dados e consome menos combustível. Logo, aumenta sua eficiência energética!
Clique no botão abaixo e baixe nosso catálogo para conferir detalhes.