Principais causas da emissão de gases

Principais causas e consequência da emissão de gases e como reduzi-las

Dia após dia, um grande volume de gases poluentes é lançado à atmosfera. Mas já se perguntou como ocorre a emissão de gases?

Com a industrialização, as principais fontes dessas emissões são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Sem controle, geram uma série de consequências ambientais.

Por isso, conheça as principais causas da emissão de gases, assim como a importância da adoção de medidas para reduzi-las, protegendo o meio ambiente.

 

Principais causas da emissão de gases na atmosfera

Principais causas da emissão de gases na atmosfera

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é classificada como “a contaminação dos ambientes internos ou externos pela emissão de qualquer composto químico, físico ou agente biológico que modifique as características naturais da atmosfera”.

Com base nisso, muitas são as causas da excessiva emissão de gases na atmosfera, com destaque para:

 

Geração energética 

A geração de eletricidade e calor pela queima de combustíveis fósseis é responsável por uma boa parcela da emissão no âmbito global. 

A maior parte da geração de energia ainda ocorre pela queima de carvão, petróleo ou gás, o que produz dióxido de carbono e óxido nitroso. 

 

Industrialização

A indústria ainda é uma grande emissora de gases poluentes, principalmente pela queima de combustíveis fósseis em caldeiras, gerando energia para a manufatura. 

Máquinas usadas no processo de fabricação muitas vezes funcionam com carvão, petróleo ou gás. Consequentemente, a contribuição deste segmento ainda é muito grande

 

Desmatamento e queimadas de florestas

Cerca de 13 milhões de hectares de florestas são destruídos por ano. Como as florestas absorvem o dióxido de carbono, a destruição delas (desmatamento ou queimadas) também limita a capacidade da natureza em manter as emissões fora da atmosfera. 

 

 Meios de transporte

O transporte é um dos grandes responsáveis pelos gases de efeito estufa, especialmente emissões de dióxido de carbono. 

Os diferentes meios de transporte são responsáveis por quase um quarto das emissões globais de dióxido de carbono relacionadas à energia, com tendências apontando para um aumento significativo no uso de energia para o transporte nos próximos anos.

 

Excesso de consumo e queda da eficiência energética

A energia é necessária em qualquer atividade, mas o uso excessivo é um grande problema. Além disso, uma grande parte das emissões globais de gases do efeito estufa está vinculada a baixa eficiência no uso da energia. 

 

Consequências da emissão de gases em excesso

Consequências da emissão de gases em excesso

A poluição atmosférica está diretamente relacionada à emissão de CO2. Seus efeitos são variáveis e dependem de fatores como:

  • Concentração presente na atmosfera;
  • Tempo de exposição;
  • Sensibilidade de um ecossistema às emissões.

Mas, de forma geral, as principais consequências da emissão de gases são:

  • Acelerar as alterações climáticas;
  • Afetar diretamente o meio ambiente;
  • Pode causar irritação das vias respiratórias e efeitos tóxicos para os seres humanos, animais e plantas;
  • Maior risco à saúde, dificultando a manutenção dos sistemas de saúde;
  • Aumentar a seca em regiões onde a falta de água já é comum.

Diante dessas muitas consequências, é imprescindível adotar medidas para promover a redução da emissão de gases poluentes, protegendo o meio ambiente como um todo. 

 

Medidas para reduzir as emissões de gases na atmosfera

Medidas para reduzir as emissões de gases na atmosfera

Diante das causas e das consequências, algumas medidas podem ser tomadas, para diminuir a emissão de gases na indústria e, ainda, aumentar a eficiência energética de caldeiras. 

Uma solução é adotar combustíveis renováveis, como a biomassa. Outra estratégia é promover o monitoramento da emissão de CO2 por caldeiras. Para isso, recomenda-se o uso de analisadores de gases

Eles são capazes de fornecer informações que aumentam a eficiência da caldeira, reduzindo, por consequência, a emissão de gases poluentes e os prejuízos. 

Convidamos você a conhecer as principais características dos analisadores de gases da COONTROL.

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.