Cogeracao de energia principais vantagens

Cogeração de energia: principais vantagens dessa tecnologia

Você já ouviu falar em cogeração de energia? Basicamente esse é um processo que faz uso da tecnologia para, a partir de um único combustível, promover a produção simultânea de calor e de energia elétrica.

O uso de sistemas relacionados à cogeração de energia vem crescendo ano após ano e se configuram como uma grande tendência mundial. 

Isso ocorre devido ao maior aproveitamento da energia disponível no combustível, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência.

Mas, muitas são as outras vantagens da adoção deste tipo de sistema que você deve conhecer. 

 

O que é cogeração de energia?

O processo de cogeração de energia pode ser definido a partir da produção concomitante de energia térmica/calor e energia elétrica que são originárias de uma fonte primária de energia química, ou seja, o combustível. 

Este é um sistema de produção e distribuição energética bastante eficiente para consumo interno ou de terceiros. Sua função é a de realizar a produção de duas energias a partir de um único tipo de combustível.

Como exemplo, vale ressaltar o processo de cogeração de energia por meio da combustão do bagaço de cana realizado nas usinas. Este processo funciona da seguinte maneira:

Nas usinas de cana-de-açúcar, o bagaço é utilizado como combustível na geração de energia. A energia contida no bagaço é transformada em biogás de forma direta ou pela queima gerada em caldeiras, no processo de combustão, que, ao ser processada, gera energia elétrica e calor para o processo produtivo.

 

Números da cogeração de energia no Brasil

Números recentes da Associação da Indústria da Cogeração de Energia (Cogen) divulgados em janeiro mostram um aumento de 410,74 MW da cogeração em operação comercial no Brasil.

De acordo com a Cogen, a cogeração de energia no Brasil conta com 634 usinas com 19,57 GW de capacidade instalada, o que corresponde a 10,7% da matriz elétrica brasileira (182,1 GW). Isso equivale a 1,4 vezes o total da capacidade instalada da usina hidrelétrica de Itaipu.

Além do mais, os dados do boletim da Cogen mostram que, dos 19,57 GW de toda a cogeração existente no país: 

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL
  • 61% correspondem à produção de energia movida a biomassa de cana-de-açúcar;
  • 16,1% correspondem à cogeração movida a gás natural, ocupando o segundo lugar;
  • Em terceiro, com 15,7%, está o licor negro (subproduto do processo de tratamento químico da indústria de papel e celulose). 
  • 4,3% refere-se à cogeração derivada de cavaco de madeira; 
  • 1,9% faz referência à cogeração produzida via biogás, completando o quadro.

 

Vantagens da cogeração de energia

Muitas são as outras vantagens da cogeração de energia que valem a pena conhecer. Confira a seguir algumas das principais vantagens:

  • Significativa redução do desperdício. 

Essa nova forma de gerar energia tem a capacidade de reduzir as perdas do combustível sob a forma de calor, transformando a maior parte da energia que seria perdida em energia utilizável;

  • Funciona como uma fonte de receita para produtores. 

Diante da crescente necessidade energética do país, os gestores das usinas têm buscado incrementar suas receitas com a venda de energias geradas para concessionárias. A cogeração pode permitir isso;

  • Contribui para a autossuficiência na geração de energia elétrica das unidades geradoras de energia. 

Tal vantagem é ideal para aquelas unidades que necessitam de fornecimento de energia sem interrupção;

  • Quando comparada à hidroeletricidade ou plantas de geração termelétrica, a cogeração requer menos recursos de capital para a geração elétrica;
  • Contribui com a redução do impacto ambiental, já que o consumo de combustíveis fósseis se torna menor;
  • Permite a oferta de mais um produto, essencialmente dentro do setor sucroenergético, elevando a competitividade deste setor.

Por fim, a expectativa é que, já nos próximos anos, ocorra um aumento significativo da procura por soluções de cogeração de energia, principalmente com o avanço das tecnologias, que tornam o mercado mais estruturado.

Esse avanço da tecnologia também exige que o monitoramento das caldeiras (responsáveis pela queima da biomassa) avance em todas as vertentes. 

Neste caso, a automação, análise e diagnóstico de caldeiras configura-se como uma necessidade recorrente na cogeração de energia.

E com este propósito, nada melhor do que investir no SMB-300, da COONTROL. Com este sistema, a empresa consegue gerenciar as variáveis que influenciam a combustão da biomassa, resultando em maior eficiência energética e sustentabilidade na indústria.

Além disso, o SMB-300 também tem a capacidade de realizar o monitoramento de turbogeradores, acompanhando, dentre outras coisas: 

  • Eficiência energética do turbogerador; 
  • Relação da biomassa/energia;
  • Relação de vapor/energia; e 
  • Relação vapor/biomassa, além de todos os custos de geração de energia do turbogerador.

Ou seja, com o SMB-300 instalado no turbogerador, os colaboradores terão a capacidade de analisar todas essas variáveis e assim tomar decisões muito mais assertivas.

Muito mais do que tecnologia de ponta em suas caldeiras e turbogeradores, o sistema de medição de biomassa da COONTROL agrega valores essenciais para a gestão, sustentabilidade e eficiência em sua indústria.

Para saber mais sobre cogeração de energia e a importância das tecnologias de monitoramento, continue acompanhando o blog da Coontrol.

Baixe agora | Guia Calorífico de Caldeiras | Coontrol

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.