Como o processo de combustão da sua caldeira pode afetar o orçamento
As caldeiras são essenciais em muitas indústrias. Elas são responsáveis pela geração de energia para diversas atividades. Porém, é preciso que haja o entendimento de que o processo de combustão de uma caldeira costuma influenciar diretamente o orçamento da empresa.
Muitas são as unidades consumidoras, a exemplo dos processos industriais, que se destacam pelo alto consumo energético de suas caldeiras. Consequentemente, elas têm a necessidade contínua de reduzir seus custos.
Confira como a busca pela máxima eficiência do processo de combustão da caldeira pode afetar o orçamento da sua empresa e quais são as estratégias para reduzir custos mais elevados.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Eficiência energética em caldeiras: relação direta com as contas da indústria
Caldeiras são geradores de vapor que demandam altos volumes de combustíveis, consequentemente, alto investimento para compra de diferentes formas de biomassa.
Para que esse investimento seja convertido em energia, priorizar a busca pela eficiência energética da caldeira é fator essencial, pois influenciará a indústria do ponto de vista econômico.
Ao fazer isso, a indústria irá garantir o melhor uso possível do combustível, diminuindo o desperdício de energia térmica e aumentando os resultados.
Além disso, quando uma indústria compra biomassa, ela está comprando, na verdade, energia. Por este motivo, há a necessidade de conhecer o valor energético do mesmo, além de ter o registro histórico de fornecimento, que informe as características e qualidade.
Ao fazer isso há a possibilidade de adoção de estratégias que melhorem o processo de combustão, tornando-o mais econômico e com emissões de poluentes para o meio ambiente reduzidas.
Você sabe quanto sua caldeira gasta com combustível?
Você sabe o quanto sua caldeira consome de combustível por dia? E por mês? E qual é o custo deste consumo?
Devido às muitas dificuldades de gestão, muitas indústrias simplesmente não têm o conhecimento de qual é o consumo de combustível de suas caldeiras, consequentemente não tem ciência de quanto gastam no processo de combustão.
Ou seja, a dificuldade de fazer uma análise da performance energética do equipamento, impossibilita que melhorias técnicas e de gestão econômica sejam colocadas em prática.
Vale inclusive fazer uma analogia com uma das principais máximas da administração, que diz: “Quem não mede, não controla. Quem não controla, não melhora”.
Partindo daí, cabe à indústria adotar ferramentas capazes de conhecer o consumo de combustível no processo de combustão da sua caldeira, para assim, propor soluções.
Estratégias que melhoram o processo de combustão de uma caldeira
Geralmente, processos de combustão que gastam muito são resultado de uma baixa eficiência da caldeira. Neste caso, há algumas recomendações que podem ser adotadas para a melhora e assim reduzir os custos.
Inicialmente é preciso que, como já falamos, realizar a medição do consumo de combustível da caldeira. Esse é o ponto de partida para reduzir o consumo de combustível e otimizar os custos.
Com os dados de consumo relacionado ao processo de combustão da caldeira em mãos, a indústria pode, dentre outras coisas:
- Priorizar a limpeza e a manutenção regular da caldeira;
- Conhecer o teor de umidade e poder calorífico do combustível utilizado;
- Realizar a troca do fornecedor, principalmente se o teor de umidade for mais elevado que o padrão;
- Fazer inspeções regulares nos equipamentos, permitindo identificar perdas de calor ou possíveis defeitos que comprometam o processo de combustão.
Outra solução bastante recomendada é promover a automação da caldeira, principalmente no monitoramento. Para isso, recomendamos a instalação do COONTROL-200 e do Analisador de umidade (N1400).
O COONTROL-200 ajuda a reduzir o consumo de combustível por intermédio do controle de CO em caldeiras, permitindo otimizar e aumentar a eficiência da caldeira, reduzindo custos e diminuindo a concentração de gases poluentes.
Já o N1400 proporciona a visualização e a transmissão instantânea da umidade da biomassa. É composto por um sistema óptico que realiza a leitura pelo método NIR (ondas próximas ao infravermelho), tornando possível aferir a umidade do material de forma segura e precisa.
Assim, você deve sempre ter a ciência de que priorizar o processo de combustão em uma caldeira é fundamental para a saúde financeira da empresa.
Isso exige que você otimize o consumo de combustíveis e faça medições para melhorar a eficiência do seu equipamento, reduzindo custos.
Continue acompanhando o blog da COONTROL e confira mais materiais sobre a COONTROL-200 e do Analisador de umidade.