Conheça todo o potencial da energia da biomassa
O Brasil é, definitivamente, um país abençoado. Nosso território apresenta alta incidência solar, detém alta produtividade agrícola e florestal. Tais fatores são fundamentais para a geração de energia da biomassa, fazendo do país um grande gerador de energia limpa.
Com todas essas características, nosso país detém um elevado potencial para a geração de energia da biomassa, que aliados a outras questões colocam o país no topo mundial da sustentabilidade, principalmente devido à geração de energia baseada na queima de resíduos.
Diante dessa importância, conheça o real potencial do Brasil na geração de energia da biomassa, as características mais vantajosas deste combustível limpo, além das medidas que fazem com que nossas empresas alcancem a máxima eficiência energética em seus processos.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Definição de Biomassa: 2 conceitos merecem atenção
Antes de apresentarmos a você todo o potencial das diferentes formas de biomassa na geração de uma energia mais limpa nas indústrias brasileiras, precisamos apresentar a você a real definição de o que é a biomassa.
Há basicamente duas definições para o termo biomassa.
A primeira é ecológica. Nela, a biomassa é a quantidade total de matéria viva presente num ecossistema ou numa população animal, ou vegetal.
Já a segunda definição é energética e tem relação direta com o nosso conteúdo de hoje. Dentro dessa definição a biomassa é o nome dado à massa biológica que será base da produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos.
Com base nessa definição, as fontes de biomassa mais comuns são: bagaço da cana-de-açúcar, casca de arroz, derivados da madeira, capim-elefante, resíduos orgânicos, entre outras.
Combustíveis fósseis não são biomassas!
Importante ressaltar que na segunda definição que apresentamos, os tradicionais combustíveis fósseis não se enquadram.
Apesar de serem também derivados do ramo vegetal e mineral, os combustíveis fósseis são resultados de várias transformações que necessitam de vários milhões de anos para acontecer.
Assim, podemos definir que a biomassa é considerada um recurso natural renovável, em contrapartida, os combustíveis fósseis são considerados não-renováveis.
A renovação da biomassa acontece por meio do ciclo do carbono. Nele, a queima do combustível libera CO² na atmosfera e as plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO² nos hidratos de carbono, liberando oxigênio, fechando o ciclo.
O Brasil possui as melhores características para gerar energia de biomassa
A biomassa já é um dos combustíveis protagonistas no Brasil, sendo a terceira fonte mais usada no país, ficando atrás apenas da energia hidráulica e da energia eólica.
De acordo com o site Canalbioenergia, com 14,6 mil MW da potência instalada da matriz elétrica do Brasil, a participação da biomassa é passa dos 9% do total de 161 mil MW do sistema.
A tendência é que essa participação cresça, principalmente porque nosso país é bastante privilegiado, apresentando diversas características que contribuem para a geração desse tipo de energia renovável.
Dentre essas características, nosso território apresenta:
- Alta incidência solar (sua maior parte do território brasileiro está localizada relativamente próxima da linha do Equador);
- Alta produtividade agroflorestal e;
- Base industrial que, em parte, pode oferecer uma variada gama de resíduos de biomassa, além de utilizar a energia da biomassa que ela pode mesmo produzir.
Estas características já funcionam como um novo impulso aos usos dessas fontes renováveis com significativo aumento da eficiência dos processos relacionados a essa geração energética com bases limpas.
Mas porque a biomassa é tão importante na geração energética?
Além de todas as características do território brasileiro, que estimulam o uso de fontes renováveis na geração de energia, a biomassa também apresenta diversas vantagens que estimulam seu uso como uma excelente fonte energética.
Dentre essas vantagens e benefícios, vale ressaltar como mais importantes:
- Quando comparado à outras fontes energéticas, oferece baixo custo na geração de energia;
- Apresenta baixo custo na aquisição deste tipo de combustível, devido à grande oferta;
- Baixa emissão de gases poluentes, não contribuindo com o agravamento do efeito estufa;
- Alta densidade energética, principalmente quando há o monitoramento da sua umidade e poder calorífico;
- Facilidades de armazenamento, conversão e transporte;
- É uma fonte de energia limpa e renovável.
Baseado nestes inúmeros benefícios que apresentamos, a biomassa é considerada, por muitos, como uma das fontes energéticas com maior potencial de substituir gradativamente os combustíveis fósseis, sem que a eficiência energética seja reduzida.
E as expectativas é que, no futuro próximo, a energia da biomassa terá a capacidade para suprir quase um terço de todo o consumo de energia no Brasil, tudo de uma forma muito mais limpa.
Perspectivas para a geração de energia da biomassa no Brasil
Não nos restam dúvidas, a geração de energia da biomassa apresenta excelentes perspectivas para o futuro do nosso país.
Há a expectativa de que a biomassa seja a grande responsável por contribuir com a mudança da matriz energética brasileira, principalmente dentro do contexto atual, onde a sustentabilidade é, e continuará sendo, um assunto sempre em pauta.
Como já citamos anteriormente, dados mais recentes da Empresa de Pesquisa Energética (2021) indicam que a energia da biomassa já representa 9,1% de toda a matriz energética brasileira, ante os 8,4% do ano anterior.
Esses números dão ao país status de destaque no âmbito mundial. No resto do mundo apenas 2,3% da matriz energética é baseada nas diferentes formas de biomassa.
Mas, mesmo diante das muitas possibilidades é importante que o empresário tenha muito cuidado. Com a elevação da demanda, há uma verdadeira corrida pela biomassa, principalmente o cavaco de madeira.
Porém, este item está ficando cada dia mais escasso no mercado, consequentemente o preço está se elevando. Muitos produtores/fornecedores de biomassa estão ganhando dinheiro com isso. A China, por exemplo, está comprando muita biomassa do Brasil.
Mas, há uma solução para enfrentar este cenário: Investir no monitoramento da caldeira e dos turbogeradores por meio do SMB-300, da COONTROL.
Com este analisador de gases, a indústria conseguirá aumentar a eficiência da combustão e consequentemente conseguirá reduzir o consumo de biomassa, considerada a parte mais importante do custo no processo de geração de vapor e energia.
Assim, para o futuro, as perspectivas indicam que o uso das diferentes formas de energia renovável ainda tem muito potencial para crescer no Brasil e a energia da biomassa é a fonte que apresenta as melhores perspectivas, desde que a indústria adote o correto monitoramento da combustão.
Tecnologia de monitoramento: Grande aliada da geração de energia da biomassa
A partir dos dados que foram apresentados anteriormente, podemos facilmente constatar que a biomassa é bastante atrativa para as indústrias, que em razão dos muitos avanços tecnológicos, começam a produzir sua própria energia com fontes alternativas em substituição aos combustíveis fósseis.
Para isso, o aperfeiçoamento dos equipamentos utilizados na etapa de combustão e a maior capacidade de monitoramento e medição prometem otimizar a queima da biomassa nas caldeiras industriais.
No caso da medição de gases (O2, CO2 e CO), muitos são os fatores tecnológicos que estão contribuindo com a redução do uso deste tipo de combustível, aumentando a eficiência do processo de geração de energia da biomassa.
Muitos destes sistemas são desenvolvidos pelos técnicos e engenheiros da COONTROL, que desenvolve projetos de automação de caldeiras, além de dispositivos voltados à análise e diagnóstico destes equipamentos, visando a máxima eficiência térmica, como é o caso do SMB-300.
Portanto, fica comprovado que as perspectivas da energia de biomassa são excelentes para o Brasil. Temos biomassa disponível e estamos avançando na questão tecnológica de monitoramento e tudo isso coloca o país no centro das atenções.
Continue acompanhando nosso blog e confira tudo que está relacionado à geração de energia de biomassa em caldeiras.