biomassa

Conheça todo o potencial da energia da biomassa

O Brasil é, definitivamente, um país abençoado. Nosso território apresenta alta incidência solar, detém alta produtividade agrícola e florestal. Tais fatores são fundamentais para a geração de energia da biomassa, fazendo do país um grande gerador de energia limpa.

Com todas essas características, nosso país detém um elevado potencial para a geração de energia da biomassa, que aliados a outras questões colocam o país no topo mundial da sustentabilidade, principalmente devido à geração de energia baseada na queima de resíduos.

Diante dessa importância, conheça o real potencial do Brasil na geração de energia da biomassa, as características mais vantajosas deste combustível limpo, além das medidas que fazem com que nossas empresas alcancem a máxima eficiência energética em seus processos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Definição de Biomassa: 2 conceitos merecem atenção

Antes de apresentarmos a você todo o potencial das diferentes formas de biomassa na geração de uma energia mais limpa nas indústrias brasileiras, precisamos apresentar a você a real definição de o que é a biomassa.

Há basicamente duas definições para o termo biomassa. 

A primeira é ecológica. Nela, a biomassa é a quantidade total de matéria viva presente num ecossistema ou numa população animal, ou vegetal.

Já a segunda definição é energética e tem relação direta com o nosso conteúdo de hoje. Dentro dessa definição a biomassa é o nome dado à massa biológica que será base da produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos.

Com base nessa definição, as fontes de biomassa mais comuns são: bagaço da cana-de-açúcar, casca de arroz, derivados da madeira, capim-elefante, resíduos orgânicos, entre outras.

Analisador de Gases de Combustão | Receba um orçamento | COONTROL

Combustíveis fósseis não são biomassas!

Importante ressaltar que na segunda definição que apresentamos, os tradicionais combustíveis fósseis não se enquadram. 

Apesar de serem também derivados do ramo vegetal e mineral, os combustíveis fósseis são resultados de várias transformações que necessitam de vários milhões de anos para acontecer.

Assim, podemos definir que a biomassa é considerada um recurso natural renovável, em contrapartida, os combustíveis fósseis são considerados não-renováveis.

A renovação da biomassa acontece por meio do ciclo do carbono. Nele, a queima do combustível libera CO² na atmosfera e as plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO² nos hidratos de carbono, liberando oxigênio, fechando o ciclo.

 

O Brasil possui as melhores características para gerar energia de biomassa

A biomassa já é um dos combustíveis protagonistas no Brasil, sendo a terceira fonte mais usada no país, ficando atrás apenas da energia hidráulica e da energia eólica. 

De acordo com o site Canalbioenergia, com 14,6 mil MW da potência instalada da matriz elétrica do Brasil, a participação da biomassa é passa dos 9% do total de 161 mil MW do sistema.

A tendência é que essa participação cresça, principalmente porque nosso país é bastante privilegiado, apresentando diversas características que contribuem para a geração desse tipo de energia renovável.

Dentre essas características, nosso território apresenta: 

  • Alta incidência solar (sua maior parte do território brasileiro está localizada relativamente próxima da linha do Equador); 
  • Alta produtividade agroflorestal e; 
  • Base industrial que, em parte, pode oferecer uma variada gama de resíduos de biomassa, além de utilizar a energia da biomassa que ela pode mesmo produzir.

Estas características já funcionam como um novo impulso aos usos dessas fontes renováveis com significativo aumento da eficiência dos processos relacionados a essa geração energética com bases limpas.

 

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Mas porque a biomassa é tão importante na geração energética?

Além de todas as características do território brasileiro, que estimulam o uso de fontes renováveis na geração de energia, a biomassa também apresenta diversas vantagens que estimulam seu uso como uma excelente fonte energética.

Dentre essas vantagens e benefícios, vale ressaltar como mais importantes:

  • Quando comparado à outras fontes energéticas, oferece baixo custo na geração de energia;
  • Apresenta baixo custo na aquisição deste tipo de combustível, devido à grande oferta;
  • Baixa emissão de gases poluentes, não contribuindo com o agravamento do efeito estufa;
  • Alta densidade energética, principalmente quando há o monitoramento da sua umidade e poder calorífico;
  • Facilidades de armazenamento, conversão e transporte;
  • É uma fonte de energia limpa e renovável.

Baseado nestes inúmeros benefícios que apresentamos, a biomassa é considerada, por muitos, como uma das fontes energéticas com maior potencial de substituir gradativamente os combustíveis fósseis, sem que a eficiência energética seja reduzida.

E as expectativas é que, no futuro próximo, a energia da biomassa terá a capacidade para suprir quase um terço de todo o consumo de energia no Brasil, tudo de uma forma muito mais limpa.

 

Perspectivas para a geração de energia da biomassa no Brasil

Não nos restam dúvidas, a geração de energia da biomassa apresenta excelentes perspectivas para o futuro do nosso país.

Há a expectativa de que a biomassa seja a grande responsável por contribuir com a mudança da matriz energética brasileira, principalmente dentro do contexto atual, onde a sustentabilidade é, e continuará sendo, um assunto sempre em pauta.

Como já citamos anteriormente, dados mais recentes da Empresa de Pesquisa Energética (2021) indicam que a energia da biomassa já representa 9,1% de toda a matriz energética brasileira, ante os 8,4% do ano anterior. 

Esses números dão ao país status de destaque no âmbito mundial. No resto do mundo apenas 2,3% da matriz energética é baseada nas diferentes formas de biomassa.

Mas, mesmo diante das muitas possibilidades é importante que o empresário tenha muito cuidado. Com a elevação da demanda, há uma verdadeira corrida pela biomassa, principalmente o cavaco de madeira. 

Porém, este item está ficando cada dia mais escasso no mercado, consequentemente o preço está se elevando. Muitos produtores/fornecedores de biomassa estão ganhando dinheiro com isso. A China, por exemplo, está comprando muita biomassa do Brasil.

Mas, há uma solução para enfrentar este cenário: Investir no monitoramento da caldeira e dos turbogeradores por meio do SMB-300, da COONTROL. 

Com este analisador de gases, a indústria conseguirá aumentar a eficiência da combustão e consequentemente conseguirá reduzir o consumo de biomassa, considerada a parte mais importante do custo no processo de geração de vapor e energia. 

Assim, para o futuro, as perspectivas indicam que o uso das diferentes formas de energia renovável ainda tem muito potencial para crescer no Brasil e a energia da biomassa é a fonte que apresenta as melhores perspectivas, desde que a indústria adote o correto monitoramento da combustão.

Otimize a eficiência da sua caldeira! Guia Calorífico de caldeiras. | COONTROL | Baixe agora!

Tecnologia de monitoramento: Grande aliada da geração de energia da biomassa

A partir dos dados que foram apresentados anteriormente, podemos facilmente constatar que a biomassa é bastante atrativa para as indústrias, que em razão dos muitos avanços tecnológicos, começam a produzir sua própria energia com fontes alternativas em substituição aos combustíveis fósseis.

Para isso, o aperfeiçoamento dos equipamentos utilizados na etapa de combustão e a maior capacidade de monitoramento e medição prometem otimizar a queima da biomassa nas caldeiras industriais.

No caso da medição de gases (O2, CO2 e CO), muitos são os fatores tecnológicos que estão contribuindo com a redução do uso deste tipo de combustível, aumentando a eficiência do processo de geração de energia da biomassa.

Muitos destes sistemas são desenvolvidos pelos técnicos e engenheiros da COONTROL, que desenvolve projetos de automação de caldeiras, além de dispositivos voltados à análise e diagnóstico destes equipamentos, visando a máxima eficiência térmica, como é o caso do SMB-300.

Portanto, fica comprovado que as perspectivas da energia de biomassa são excelentes para o Brasil. Temos biomassa disponível e estamos avançando na questão tecnológica de monitoramento e tudo isso coloca o país no centro das atenções.

Continue acompanhando nosso blog e confira tudo que está relacionado à geração de energia de biomassa em caldeiras.

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.