Conheça o sistema de medição de biomassa

Conheça o sistema de medição de biomassa SBM-300

Controlar e monitorar variáveis de caldeiras é uma necessidade cada vez maior para conquistar maiores produtividades e rentabilidades na geração energética. Neste contexto, dispor do sistema de medição de Biomassa SMB-300 da COONTROL adquire fundamental importância.

Cabe a esse sistema gerenciar as variáveis que influenciam a combustão da biomassa, resultando em maior eficiência energética e sustentabilidade na indústria.

Mas você sabe como funciona o sistema de medição de biomassa SMB-300? Confira nosso artigo e entenda mais sobre essa importante evolução da COONTROL na gestão de caldeiras a biomassa.

Conheça o sistema de medição de biomassa

Por que ter o sistema de medição de biomassa SMB-300?

Na grande maioria das indústrias, a geração de vapor em caldeiras é requisito fundamental para o funcionamento de máquinas em variados setores. Para isso, o uso de caldeiras a biomassa é cada vez mais recorrente. 

No entanto, queimar a biomassa para produzir energia gera custos. Por isso, é fundamental que o gestor da indústria adote estratégias para promover melhorias em pontos específicos da caldeira que garantam a eficiência energética. E a medição da biomassa por meio do SMB-300 é uma das melhores (se não a melhor) opção.

Cabe ao sistema de medição de biomassa SMB-300 realizar medições on-line de três variáveis de toda a biomassa que é transportada pela esteira e chega para combustão: peso; volume; e umidade.

 

Como funciona o SMB-300?

Como ressaltado, o SMB-300 da COONTROL é composto por avançados sistemas on-line que permitem: 

  • Medição de peso; 
  • Medição do volume; e 
  • Medição de umidade

Assim que são coletados, os dados destas variáveis são enviados ao software do SMB-300 que está conectado com a automação da caldeira. Isso permite a elaboração de cálculos específicos e tomadas de decisões de operadores mais efetivas. 

Com essas variáveis, o software e a automação da caldeira será possível aferir a qualidade da biomassa, permitindo um efetivo controle da eficiência energética da caldeira.

 

Benefícios do SMB-300 que você deve conhecer

Seguindo os mais avançados padrões tecnológicos em sistemas de medição de biomassa no mundo, o SMB-300, desenvolvido pelos engenheiros da COONTROL é composto por diferentes sistemas e equipamentos de alto desempenho.

Estes sistemas/equipamentos garantem alguns benefícios interessantes:

 – Dados mais confiáveis segundo a segundo, permitindo melhores tomadas de decisão;

 – Permite calcular a eficiência energética da caldeira, também segundo a segundo;

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

 – Possibilita verificar determinada variável em determinado período. 

Aqui vale apresentar um exemplo: no dia anterior, identificou-se que a performance da caldeira estava baixa. Com o sistema será possível identificar qual foi a variável causadora dessa queda.

 – Gera relatórios (diários, semanais, mensais e anual) de todas as variáveis que participaram do processo de combustão, tais como a densidade da biomassa, segundo a segundo, a relação Vapor/Combustível e o custo da tonelada do vapor gerado.

Este último indicador é, possivelmente, o mais importante oferecido pelo SMB-300, já que seu acompanhamento permite o máximo aproveitamento da biomassa queimada pela caldeira.

Ainda sobre os benefícios, este sistema de medição de biomassa da COONTROL permite monitorar 100% da biomassa que entra na caldeira. 

Esse é um grande diferencial do SMB-300, já que são poucas as empresas que fazem isso. Algumas delas medem por amostragem, já o SMB-300 mede toda a carga que chega, sempre de forma on-line e instantânea.

 

Indicadores mais importantes gerados pelo SMB-300

Como ressaltado anteriormente, o SMB-300 permite que o operador da caldeira tenha à sua disposição diversos indicadores. 

Mas há basicamente três indicadores que dependem do monitoramento constante (segundo a segundo), por isso, merecem total atenção para que a empresa tenha o máximo aproveitamento da caldeira. 

Assim, os indicadores que o SMB-300 oferece são:

  1. Eficiência energética;
  2. Relação Vapor/Combustível, ou seja, quantos kg de vapor foram produzidos por combustível consumido.
  3. Custo da tonelada do vapor gerado

É importante destacar que este sistema de medição de biomassa é recomendado para uma grande variedade de combustíveis, como:

  • Cavacos de madeira;
  • Bagaço de cana;
  • Casca de arroz;
  • Casca de coco; e muitos outros…

Além disso, é interessante lembrar que o SMB-300 atua em duas vertentes. A primeira é monitorar a eficiência da caldeira, como falamos até aqui no conteúdo. A segunda vertente é promover o monitoramento de turbogeradores.

Em caldeiras que tem um turbogerador, o SMB-300 permite monitorar: 

  • Eficiência energética do turbogerador, 
  • Relação da biomassa/energia, 
  • Relação de vapor/energia; e 
  • Relação vapor/biomassa, além de todos os custos de geração de energia do turbogerador.

Muito mais do que tecnologia de ponta em suas caldeiras e turbogeradores, o sistema de medição de biomassa da COONTROL agrega valores essenciais para a gestão, sustentabilidade e eficiência em sua indústria.

 

Acesse o site da COONTROL e conheça toda a linha de produtos que permitem gerenciar sua caldeira. 

catalogo-smb-300-sistema-medição-de-biomassa-coontrol

4/5 - (1 vote)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.