Consumo de combustível da caldeira - na imagem há duas mãos de homem, branca, segurando biomassa em cavaco

Consumo de combustível da caldeira: Veja porque monitorar é importante

Toda caldeira é um equipamento gerador de vapor que consome elevados volumes de combustíveis, o qual influencia nos custos da indústria, na qualidade da queima e eficiência do processo.

Estes fatores podem fazer com que a queima se torne ineficiente e a perda econômica da indústria seja elevada aquém do suportável. Por isso, a redução de eventuais perdas desse processo depende do monitoramento constante do consumo de combustível da caldeira que permite maior otimização da queima.

Dessa forma, é essencial que você entenda a importância do correto monitoramento do consumo de combustível para que sua indústria consiga alcançar a máxima eficiência energética.

 

Por que conhecer o consumo de combustível da caldeira?

No ambiente industrial, com margens de lucro cada vez mais apertadas, a busca pela eficiência é uma preocupação diária dos gestores. Exatamente por isso, indústrias precisam diariamente buscar a máxima eficiência energética da(s) caldeira(s), tendo esse fator relacionado diretamente com o melhor uso do combustível.

Para isso, precisamos partir de uma regra imprescindível: O Combustível adquirido representa a energia gerada!

Quando estamos comprando combustível para nossas caldeiras, estamos, na verdade, comprando energia. Exatamente por isso, medir a eficiência de consumo de combustível da caldeira é extremamente importante, pois influencia na quantidade de energia gerada e consequentemente na saúde financeira do negócio.

Porém, para conquistar isso, uma segunda regra é também importante: a indústria precisa fazer o monitoramento constante do consumo de combustível da caldeira. Vale seguir uma premissa bastante recorrente: “Quem não mede, não controla; quem não controla, não melhora”.

A medição do consumo de combustível da caldeira pode ter um custo inicial na compra de equipamentos medidores, mas certamente o retorno do investimento trará maiores ganhos, com o combustível adquirido sendo convertido em energia dentro da caldeira.

 

Custo de consumo de combustível da caldeira: Como medir?

Vimos até aqui que o custo de consumo de combustível de caldeiras é melhorado quando são adotadas medidas de monitoramento na caldeira, principalmente para garantir maior eficiência desse equipamento. Por consequência, a saúde financeira da empresa será melhorada.

Mas o que você entende como sendo o “custo de consumo de combustível”?

De forma resumida, este custo será o resultado do custo unitário do combustível (ton. ou m³) multiplicado pelo consumo em um determinado período de tempo. 

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

No entanto, o custo unitário do combustível depende de algumas condições específicas de análise que indicam se este custo é “caro” ou “barato”. Para que essas condições sejam melhor monitoradas, a COONTROL está preparando algumas soluções e novos equipamentos, com previsão de lançamento no final de 2021 ou início de 2022.

Já para conhecer o consumo total de combustível, algumas variáveis são consideradas. Em um primeiro momento é preciso saber qual é o consumo por período de tempo (hora, dia, mês…). No entanto, essa é uma grande dificuldade das indústrias, já que elas geralmente não dispõem dessa informação de uma forma mais precisa. 

Mas, independentemente dessa dificuldade, ter essa informação confiável é extremamente importante, pois a partir dela é possível melhorar o desempenho da caldeira, reduzindo o consumo de combustível desse combustível, como veremos a seguir.

 

[catálogo-300] Sistema de Medição de Biomassa Peso + Volume + Umidade | Baixe Grátis | COONTROL

 

Melhoria da eficiência: Essencial para otimizar o consumo de combustível da caldeira

Você viu até aqui que o monitoramento de consumo de combustível da caldeira é essencial para reduzir o consumo de combustível e otimizar os custos desta etapa. Mas para isso é preciso melhorar a eficiência da caldeira.

Porém, mais uma vez vale reforçar que a eficiência só será melhorada a partir do ponto em que há a medição da variável, caso contrário será impossível saber qual é a possibilidade de melhoria.

Um dado ajuda a reforçar a importância das medições: Em muitas indústrias (de soja ou de etanol de milho, por exemplo), o segundo maior custo da empresa é a biomassa (combustível de caldeiras), chegando a até 30% dos custos totais.

Por isso, cabe à indústria fazer o monitoramento e gestão de dados para otimizar o consumo de combustíveis da caldeira. Você deve também: 

  •  Priorizar a manutenção regular da caldeira;
  • Conhecer o teor de umidade e poder calorífico do combustível utilizado;
  • Fazer inspeções regulares para identificar perdas de calor ou possíveis defeitos nos equipamentos.

Tenha ciência de que a caldeira é fundamental para a saúde financeira da empresa, por isso otimize o consumo de combustíveis e faça medições para melhorar a eficiência do gerador de vapor.

 

Você quer saber mais sobre a importância do monitoramento de combustível em caldeiras? Então acesse o blog da COONTROL e tenha as melhores informações.

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.