Saiba como dimensionar a potência correta de uma caldeira
O acúmulo e a produção de vapor de uma caldeira são requisitos fundamentais para o funcionamento da grande maioria dos processos industriais, porém isso gera custos que precisam ser muito bem calculados.
Exatamente por isso, é extremamente importante ter conhecimento para conseguir dimensionar com exatidão qual deve ser a dimensão exata de uma caldeira, já que exerce influência sobre a eficiência desse gerador de vapor e consequentemente nos custos da indústria.
Veja, de uma forma didática e prática, quais são os pontos que precisam ser considerados para dimensionar o tamanho ideal de uma caldeira de acordo com as necessidades.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O que é a potência de uma caldeira?
Por definição, o termo potência é a grandeza física escalar que pode ser definida como a taxa de realização de trabalho em um determinado período de tempo, ou como o consumo de energia neste tempo. Essa potência é sempre medida em unidades de energia por um tempo.
Assim, a unidade de energia que uma caldeira consegue gerar em uma hora é a melhor representação do conceito da potência. Por exemplo: determinada caldeira foi projetada para produzir 100 toneladas de vapor, mas isso só será verdade se a temperatura da água de operação for exatamente a mesma da temperatura utilizada para projetar essa caldeira.
Mas, por exemplo, se a temperatura da água de alimentação for reduzida, automaticamente, a caldeira tende a gerar menor volume de vapor. Em contrapartida, se a temperatura for aumentada, a produção de vapor tende a ser maior, desde que a potência seja a mesma.
O dimensionamento da caldeira não depende exclusivamente do vapor produzido
Na opinião de engenheiros com conhecimento na área de caldeira, não é correto dizer que o dimensionamento de uma caldeira deve se dar através da produção de vapor gerado.
A explicação para que isso não seja dito é bastante clara e já a citamos anteriormente. Essa capacidade de gerar vapor é na verdade uma consequência da potência da caldeira, que é apenas o numerador do cálculo de eficiência de uma caldeira.
Assim, a potência da caldeira é resultado da multiplicação da massa de vapor multiplicada pela entalpia de vapor, menos a massa de água multiplicado pela entalpia da água de alimentação para a qual ela foi projetada.
Esse cálculo representa a quantidade de vapor produzido. No entanto, a potência de uma caldeira será medida em unidades de energia por determinado período de tempo.
Quer saber mais sobre o dimensionamento da caldeira? Acompanhe o vídeo com nosso especialista:
Exemplos práticos do dimensionamento de uma caldeira
Apesar de relativamente simples, o cálculo da potência de alguma pode apresentar algumas dificuldades. Por isso, desenvolvemos exemplos práticos para você.
O cálculo padrão da potência de uma caldeira é apresentado abaixo:
Potência = Mv x hv – Mágua x hágua, onde:
- Mv = Massa de vapor produzida
- hv = Entalpia do vapor
- Mágua = Massa de água consumida
- hágua = Entalpia da água
Exemplos:
Uma caldeira de 50 toneladas (50 mil kg/h) com uma entalpia de vapor de 800 kcal/kg, com uma descarga de fundo de 2%, ou seja, 51 mil kg/h de água a uma entalpia de 90 kcal/kg (relacionada à temperatura, ou seja, 90ºC).
Fazendo o cálculo, a potência da caldeira será de 35.410.000 kcal/h ou 35,41 Gcal/h.
Se a temperatura da água for mudada para 105ºC, a potência continuará a mesma, no entanto, a vazão de vapor será alterada, chegando a 50.956 kcal/h.. Dessa forma, com a temperatura da água mais elevada e a potência da caldeira for mantida, teremos uma produção de vapor maior.
Ocorrência contrária ocorreria se a temperatura fosse reduzida e a potência mantida, resultando em menor produção de vapor.
A conclusão disso tudo é que o conhecimento da potência da caldeira é bastante importante, já que a vazão de vapor varia em função de outros valores, como a quantidade de descarga de fundo, da entalpia de vapor e da temperatura da água.
Além disso, se olharmos a fórmula da potência de uma caldeira, observamos que ela representa a parte superior da fórmula de eficiência, representada pela potência dividida pela massa de combustível multiplicada pelo PCI (Poder Calorífico Inferior [kj/kg]).
Você quer saber como Calcular a Eficiência Energética da sua caldeira? Então teste gratuitamente a calculadora desenvolvida pela COONTROL.