Caldeiras e a economia em energia

3 Dicas para economizar energia em caldeiras

A maioria das plantas industriais usam vapor para fornecer a energia responsável por conduzir os mais variados processos. Para isso, os componentes utilizados dentro do sistema de vapor são representados pelas caldeiras.

Porém, devido aos altos custos de produção, a indústria deve considerar a adoção de algumas medidas que priorizem maior economia na geração de energia das caldeiras.

 Assim, convidamos você a conhecer os fatores que afetam a geração de energia em caldeiras, assim como os pontos que, quando adotados na indústria, ajudam a economizar energia.

 

Fatores que comprometem a geração de energia em caldeiras 

Em caldeiras, a perda de energia afeta seriamente a eficiência energética da combustão, comprometendo a indústria na totalidade.

A relação da eficiência com as perdas, geralmente envolve uma grande complexidade de parâmetros, que devem ser avaliados detalhadamente por quem busca economia. Dentre os fatores que afetam essas perdas, os mais importantes são:

    • Perdas de calor através da chaminé, relacionada ao desajuste da relação ar/combustível, a falta/excesso de ar na combustão ou altas temperaturas;
    • Perdas por radiação e convecção pelas paredes da caldeira;
    • Perdas por purgas (descargas de fundo em caldeiras); 
    • Perdas por baixa troca de calor devido a superfícies sujas ou incrustadas;
  • Qualidade do combustível, principalmente quanto ao poder calorífico e umidade;

Sendo assim, a busca pela economia da caldeira pode se dar através do entendimento e maior otimização de todos os fatores citados anteriormente. 

 

Medidas que priorizam a economia de combustível em caldeiras

A seguir serão apresentados 3 fatores que as indústrias devem considerar para economizar energia das caldeiras.

 

  • Controle o nível de água no tambor da caldeira

Nas caldeiras, o nível da água no tambor de vapor está associado diretamente à economia. Por isso, tal nível deve ser controlado para otimizar a produção de vapor, maximizando a eficiência da caldeira e mantendo a segurança da operação. 

Se o nível da água estiver muito baixo, há um risco de danificar a caldeira e o risco significativo de deslocamentos dispendiosos da mesma. Por outro lado, se o nível de água é muito alto, a água pode ser carregada com o vapor, reduzindo a eficácia da transferência de calor e causando danos.

Assim, o desempenho mais eficiente do sistema de vapor é quando as caldeiras operam de forma estável e os ciclos dispendiosos de desligamento, purga e reinicialização são evitados. 

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Por isso, medições confiáveis do nível do tambor são uma parte muito importante para promover economia no uso de energia da caldeira.

 

  • Priorize a medição dos gases que saem pela chaminé de caldeiras

A economia no consumo de combustível em caldeiras tem relação direta com a qualidade da medição dos gases que saem pela chaminé. Tal fato exige medições dos teores dos gases durante o processo da queima.

Os principais gases neste contexto são:

  • CO² (dióxido carbono);
  • O² (oxigênio);
  • CO (monóxido de carbono).

Tais medições dos gases da caldeira irão informar, dentre outras informações como:

  • Se a queima está completa ou não;
  • Se o calor desprendido na fornalha está sendo bem aproveitado pela caldeira; 
  • Se o volume/quantidade de ar é ideal para gerar a quantidade de energia ideal.

Além da medição destes gases, o controle da fuligem (especialmente em caldeiras a biomassa) também representa uma significativa medida para toda planta industrial que visa economia de energia.

 

  • Realize manutenções regulares e preventivas da caldeira

Um dos fatores que mais afetam a busca pela economia durante o uso de energia em caldeiras são os equipamentos que apresentam defeito, operação incorreta ou baixa qualidade do equipamento gerador.

Por isso, as manutenções regulares de caldeiras são essenciais. Durante as manutenções, será possível analisar os fatores que porventura estão comprometendo a economia de geração energética.

As manutenções regulares visam, dentre outras coisas, maior eficiência no consumo de combustível em caldeiras, gerando maior economia. Para isso, as manutenções devem priorizar:

  • Regulagem da combustão, limpeza da caldeira e controle da temperatura de saída dos gases;
  • Verificação do teor de umidade do combustível utilizado (essencialmente para a biomassa). Tal fato auxiliará no maior controle da temperatura do combustível;
  • Ajuste da modulação da caldeira, aprimorando a sequência da queima de um ou de vários estágios na câmara de combustão da caldeira;
  • Inspeções visando evitar perdas de calor ou defeitos nas caldeiras.

Por fim, vale lembrar que as caldeiras são a fonte de todo o vapor de uma planta industrial e a principal consumidora de combustível. Por isso, adotar ações que priorizem a economia é imprescindível.

 

Quer saber mais sobre caldeiras e a busca pela eficiência energética? Então acompanhe o blog da COONTROL e saiba muito mais!

[Fale com] Fale com nossa equipe técnica | COONTROL

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.