eficiência energética - na imagem uma mão com uma lâmpada de energia

Eficiência energética: Uma forma de reduzir os custos na indústria

No ambiente industrial, a busca pela redução dos custos e manutenção da qualidade do produto final são importantes desafios dos gestores para garantir a excelência da empresa. Várias são as estratégias para conseguir isso, mas a eficiência energética é uma das mais significativas, pois vem justamente ao encontro destes objetivos.

Neste artigo, vamos aprofundar a importância da eficiência energética nas indústrias e como essa estratégia pode ajudar na redução de custos.

 

Eficiência energética na indústria: Por que dar prioridade?

Mais que um simples diferencial competitivo, pensar em ações que garantam maior eficiência energética e uma gestão do consumo de energia mais eficiente é um caminho necessário para todos os consumidores industriais.

Ao utilizar menos energia, a indústria naturalmente diminui o custo final dos produtos. Por consequência, há reflexos na economia interna assim como reflexos globais na economia do país, permitindo uma maior contribuição para o equilíbrio da matriz energética nacional.

O consumo de energia elétrica, por exemplo, é um fator de suma importância, onde a redução depende de algumas ações e práticas:

  • Trocar as lâmpadas comuns por fluorescentes ou de LED;
  • Utilizar temporizadores e fotocélulas;
  • Aproveitar a luz natural;
  • Instalar sensores de presença nas dependências, entre outros.

Mas, priorizar a qualidade da energia gerada por uma caldeira é também um fator primordial na redução de custos da indústria, principalmente por utilizarem elevada quantidade de combustíveis, sendo estes caracterizados por compor grande parte dos custos da empresa. 

Portanto, priorizar a eficiência energética de uma caldeira industrial é fator primordial na indústria, exigindo do gestor a adoção de medidas específicas e muito bem planejadas.

 

Ações para melhorar a eficiência energética de caldeiras

Em toda indústria que usa caldeiras, o consumo do combustível exerce influência direta sobre os custos de produção. Assim quando compramos combustível para nossas caldeiras, estamos adquirindo energia. 

Por essa razão, a busca por mais eficiência energética no consumo de combustível da caldeira significa que teremos maior quantidade de energia gerada e, consequentemente, uma melhor saúde financeira do negócio.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Para conquistar isso, cabe à indústria dar a máxima prioridade ao consumo de combustíveis das caldeiras, assim como: 

  • Realizar a manutenção regular da caldeira, seguindo recomendações do fabricante e o que preconiza a NR-13;
  • Ter conhecimento sobre qual é o teor de umidade e poder calorífico do combustível utilizado, no caso de biomassas;
  • Fazer inspeções regulares da caldeira, visando identificar quaisquer perdas de calor ou possíveis defeitos nos equipamentos;
  • Examinar regularmente a qualidade da água de alimentação da caldeira, sempre assegurando que ela está em conformidade com os padrões exigidos.

Mas além dessas medidas, considerar a medição dos gases que saem da chaminé é fundamental para toda indústria que visa maior eficiência energética através do uso de caldeiras com consequente redução de custos da caldeira.

 

Medição dos gases: Ponto de partida para alcançar a eficiência energética de caldeiras

Em caldeiras, os gases (CO2, O2, e CO) que saem pela chaminé são importantes indicadores da eficiência (ou ineficiência) energética. Por isso, realizar a medição destes gases é essencial nas indústrias.

Tais medições informarão, dentre outras coisas: 

  • Se a queima está completa ou não; 
  • Se o calor desprendido na fornalha está sendo bem aproveitado; 
  • Se o volume/quantidade de ar é ideal. 

Ou seja, a medição dos gases que saem pela chaminé ajudará a mostrar a real eficiência energética da caldeira.

Nesse sentido, equipamentos como o COONTROL 200 e o SMB 300 são grandes aliados da indústria. O primeiro é um analisador de CO + CO2 + O2 que permite uma economia de até 20% de combustível por intermédio do controle de CO em caldeiras.

Este analisador oferece o controle do Monóxido de Carbono e a otimização do fluxo de oxigênio, tornando a combustão mais eficiente.

Já o SMB 300 é um sistema de medição de biomassa que proporciona uma gestão mais efetiva de todas as variáveis que influenciam na combustão, possibilitando a otimização da mesma com consequente redução na queima do combustível. 

 

Você quer conhecer a eficiência energética de sua caldeira? Então conheça e use a calculadora da COONTROL. É simples, rápido e prático!

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias. | COONTROL

5/5 - (1 vote)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.