empresas podem ter que divulgar suas emissões de gases

Emissões de gases: empresas podem ter que divulgar dados devido ao efeito estufa

O mundo corporativo volta suas ações para com a sustentabilidade ambiental! Durante os últimos anos, a redução de emissões de gases do efeito estufa deixou de ser um diferencial e passou a representar uma exigência. 

E é isso que a Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos (SEC) planeja fazer. Com foco na sustentabilidade, a SEC pretende exigir que todas as empresas de capital aberto divulguem suas emissões de gases de efeito estufa e os riscos climáticos que suas atividades enfrentam.

Essa exigência é parte do esforço do governo de Joe Biden para forçar o setor privado a lidar com os perigos do aquecimento global. 

Entenda mais sobre essa exigência e veja como isso pode influenciar positivamente as empresas de todo o mundo a voltar suas ações com foco no desenvolvimento sustentável.

 

Empresas serão obrigadas a divulgar as emissões de gases

Os EUA figuram entre as maiores economias do mundo, consequentemente as emissões de gases do efeito estufa das empresas americanas é muito grande. E é exatamente por isso que uma regra revolucionária prestes a ser lançada pela SEC promete mexer nisso.

Pela regra, centenas de empresas passariam a ser obrigadas a medir e divulgar, pela primeira vez, as emissões de gases de efeito estufa de um modo padronizado.

Se a regra se confirmar, essa exigência pode transformar a SEC em um dos principais fiscais das divulgações de informações relacionadas à sustentabilidade no país.

Essa exigência surge no mesmo momento em que acionistas de empresas de capital aberto estão cada vez mais solicitando informações a respeito dos riscos que as mudanças climáticas podem representar para seus investimentos.

Estes acionistas argumentam que desastres climáticos crescentes e regulamentações ambientais podem limitar o crescimento das atividades que não se preparam para eles.

 

A medida inclui três escopos de emissões de gases

Parte da agenda ambiental do presidente democrata Joe Biden, a medida da SEC é considerada um divisor de águas no âmbito da sustentabilidade e visa, em partes, atender à demanda antiga dos investidores por dados padronizados e com capacidade de comparação.

Segundo a proposta do órgão regulamentador do mercado de capitais, todas as empresas negociadas em bolsa terão de informar todo ano suas emissões de gases do efeito estufa em três escopos:

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL
  • Atividades primárias (escopo 1); 
  • Atividades relacionadas a seu consumo de energia (escopo 2);
  • Atividades associadas aos fornecedores e também aos consumidores dos produtos e serviços das empresas.

Este terceiro escopo é o mais polêmico do texto elaborado pela SEC. Ele responde pela imensa maioria das emissões associadas a qualquer empresa. No entanto, seu cálculo é extremamente complicado, pois envolve toda a cadeia produtiva, exigindo da empresa informações que estão fora de seus domínios.

Por essa razão, a SEC, como uma forma de flexibilizar este escopo, resolveu isentar as empresas de menor porte dessa parte da divulgação de emissões de gases do efeito estufa.

Além do mais, pela nova norma, as empresas serão obrigadas a informar a que riscos estão sujeitas por causa do aquecimento do planeta. 

 

COONTROL: Sua grande parceira na redução de emissões de gases do efeito estufa

De fato, a regra da SEC pode ser uma interessante opção para que, ao longo do tempo, a emissão de gases danosos ao meio ambiente seja reduzida. Mas, inicialmente esta proposta engloba apenas as grandes empresas com capital aberto.

Essas regras de divulgação das emissões são uma forma de garantir que Wall Street não possa continuar impune ao fazer investimentos que agravam a crise climática. No entanto, essa regra, em específico, não alcança pequenas e médias empresas.

Mas isso não significa que empresas de pequeno/médio porte não tenham que se preocupar com isso. Hoje em dia, todos têm responsabilidade na proteção do meio ambiente.

Você já parou para pensar quais gases poluentes e gases de efeito estufa a sua atividade ou negócio está emitindo? É bastante importante medir, dimensionar e controlar esses gases, conforme os limites máximos de emissão permitidos pela legislação ambiental.

Para isso, a COONTROL pode ser uma grande parceira na identificação e mensuração destes gases. 

Com as melhores tecnologias de automação e medição, nós temos a capacidade de identificar oportunidades de melhoria da relação entre combustível e geração de energia, otimizando a combustão em caldeiras e aquecedores de fluído térmico. 

Além disso, realizamos serviços de regulagens de caldeiras com modernos equipamentos que permitem fazer diagnósticos precisos da operação, com geração de relatórios e gráficos de emissões de gases do efeito estufa.

 

Para saber mais sobre esse importante tema ambiental, continue acompanhando o blog da COONTROL.

display guia rapido

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.