Gases do efeito estufa e poluentes atmosféricos: entenda a diferença
Vivemos um crescimento bastante acelerado das cidades. Consequentemente, a poluição passou a representar um dos maiores problemas da sociedade. No entanto, ainda há muita confusão sobre o que são os gases do efeito estufa (GEE) e o que são poluentes atmosféricos.
Estes gases e resíduos gerados, principalmente pela atividade industrial, podem até partir das mesmas fontes e serem perigosos quando em excesso, porém seus efeitos sobre o meio ambiente são diferentes e merecem total atenção.
Por isso, entenda o que são os gases do efeito estufa e o que são os poluentes atmosféricos. Entenda também quais são suas consequências para o meio ambiente e que merecem total atenção.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O que são gases do efeito estufa (GEE)?
Os gases do efeito estufa representam os constituintes gasosos da atmosfera. De origem natural, os GEE absorvem e emitem radiação a comprimentos de onda específicos do espectro da radiação emitida pela superfície da Terra, a própria atmosfera, e por nuvens.
O vapor d’água (H2O), Dióxido de Carbono (CO2), Óxido Nitroso (N2O), Metano (CH4) e Ozônio (O3) são gases de efeito estufa primários na atmosfera da Terra.
Estes GEE contribuem para a manutenção da Terra em temperaturas habitáveis, permitindo que se mantenha no planeta uma parcela importante da energia proveniente dos raios solares que incidem sobre a terra.
No entanto, as atividades humanas (caso das indústrias) estão emitindo GEE em demasia. Isso está desequilibrando a quantidade de energia mantida no planeta, resultando no tão falado aquecimento global.
Este aquecimento vem causando mudanças climáticas significativas, como crescimento de eventos extremos, caso das chuvas em excesso.
Os principais Gases do Efeito Estufa emitidos pelas atividades humanas são:
- Dióxido de carbono (CO2);
- Metano (CH4);
- Óxido nitroso (N2O).
Há também a emissão de outros gases, como os hidrofluorcarbonetos (HFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).
O que são os poluentes atmosféricos?
Os poluentes atmosféricos, por sua vez, são gases e partículas sólidas (pós, poeiras e fumos) resultantes das atividades humanas e industriais, além de fenômenos naturais dispersos no ar atmosférico.
Estes gases são caracterizados por, ao serem respirados, causarem mal diretamente para a saúde, além dos já recorrentes problemas ambientais.
Entre os poluentes atmosféricos possíveis, sete são emitidos e regulados no Brasil:
- Partículas totais em suspensão (PTS);
- Partículas inaláveis (MP10);
- Fumaça;
- Dióxido de enxofre (SO2);
- Dióxido de nitrogênio (NO2);
- Monóxido de carbono (CO);
- Ozônio (O3).
Vale citar também que os poluentes atmosféricos são geralmente classificados como primários ou secundários.
– Poluentes primários: representam os contaminantes diretamente emitidos pelas fontes para o ambiente, como no caso dos gases dos automóveis (monóxido de carbono, fuligem, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos, aldeídos e outros).
– Poluentes secundários: são o resultado das reações dos poluentes primários com substâncias presentes na camada baixa da atmosfera e frações da radiação solar. Como exemplo, vale citar a decomposição de óxidos de nitrogênio pela radiação ultravioleta oriunda do sol na formação de ozônio e nitratos de peroxiacetila.
Estes poluentes atmosféricos são emitidos geralmente pelos meios de transporte movidos a combustíveis fósseis, mas podem também ser emitidos pelas queimadas, indústrias e usinas termelétricas.
Apesar das diferenças, ambos os gases precisam ter sua emissão reduzida
De fato, há uma certa confusão entre os gases do efeito estufa e os poluentes atmosféricos, principalmente porque as fontes de emissões para os GEE e para os poluentes atmosféricos são as mesmas.
Um carro, por exemplo, costuma emitir gás de efeito estufa e gases poluentes.
Além disso, os gases de efeito estufa e os gases poluentes possuem forte interação entre si, quando na atmosfera.
No entanto, os gases poluentes tendem a permanecer menos tempo na atmosfera do que os gases de efeito estufa, uma vez que podem ser dissipados após a ocorrência de chuvas ou pelo vento.
Mas, de qualquer forma, uma estratégia visando a redução do uso de combustíveis fósseis em diferentes necessidades, é capaz de diminuir as emissões de ambos gases, beneficiando o meio ambiente como um todo.
Dessa forma, é dever da sua empresa entender quais são os gases poluentes e os gases de efeito estufa que ela está emitindo e adotar estratégias para reduzir a emissão destes gases, conforme os limites máximos permitidos pela legislação ambiental.
Continue acompanhando o blog da COONTROL e conheça algumas das melhores estratégias para reduzir a emissão de gases poluentes por caldeiras industriais.