Gestão de informação da sua caldeira: Entenda sua importância e saiba como fazer
Você trabalha com caldeiras em sua empresa ou indústria? Então deve saber que a busca pela máxima eficiência é imprescindível, não é? De fato, essa busca é muito importante, mas ainda é preciso considerar outros indicadores que exigem uma boa gestão de informação da mesma, permitindo tomadas de decisão mais assertivas.
Dentre estes indicadores, três são aquelas que adquirem maior importância e estão associados à: custo do combustível; relação vapor gerado/combustível consumido; custo do vapor (R$/Ton).
Estes três indicadores, quando bem gerenciados através de uma boa gestão de informação farão com que a tomada de decisão sobre a combustão dentro da caldeira seja ainda mais eficiente, trazendo ainda mais ganhos para a empresa.
Gestão de informação e o entendimento dos três indicadores da caldeira
Como vimos anteriormente, três são os principais indicadores associados à eficiência da caldeira. Eles, quando têm as informações bem gerenciadas, trarão ganhos significativos, principalmente quanto à decisão sobre qual é o melhor combustível utilizado para cada necessidade.
O custo de combustível é o primeiro indicador a ser considerado. Em algumas empresas esse custo pode ser “zero”, já que ele será produzido na própria empresa, caso das indústrias sucroenergéticas ou indústria de arroz. Neste caso, a medição da eficiência simples e pura já pode mostrar muita coisa.
Mas pode haver algumas variações, como diferentes variedades de cana-de-açúcar. Elas geram diferentes volumes de biomassa e isso influencia a eficiência da caldeira, exigindo melhor gestão de informação de outros indicadores, caso da relação entre o vapor gerado pelo combustível consumido, que é o segundo indicador que merece importância.
Este indicador é adotado para que possamos comparar a performance da caldeira quando há o uso de um ou de outro combustível. Ele é muito utilizado para ver as variações de umidade em diferentes períodos de ano para um mesmo combustível ou até mesmo combustível de fornecedores diferentes.
Para esse indicador, a gestão de informação também permite observar e acompanhar variações e modulações de carga da caldeira, afinal vale lembrar que a eficiência da caldeira não é uma variável fixa.
Por fim, o terceiro indicador está ligado ao custo do vapor em R$/Ton, que é o mais importante, exigindo uma excelente gestão das informações, principalmente porque é o indicador mais difícil de ser medido por envolver muitas outras variáveis, tais como: quanto vapor é gerado, quanto combustível é consumido, eficiência da caldeira, etc.
Mesmo com essa dificuldade, o mais interessante é analisar o custo do combustível e a relação com a eficiência, ou seja, vale a pena pagar por um combustível mais caro só porque ele é mais seco e consequentemente mais eficiente?
Com uma boa gestão da informação da sua caldeira e com os equipamentos certos você terá todas as respostas!
Mas afinal, porque a gestão da informação é tão importante?
Temos esses indicadores em mãos e agora! O que fazer? É fundamental fazer a correta gestão de todas as informações para tomar as decisões mais corretas.
Assim, ter um melhor controle e monitoramento da caldeira significa garantir a máxima eficiência da combustão e consequentemente o sucesso do negócio. Além disso, gerar maior lucratividade e rentabilidade, aumentando a vida útil desse equipamento e reduzindo manutenções corretivas.
Mas, para conquistar todos esses benefícios, dispor de um bom sistema capaz de gerar a melhor informação é fundamental, tendo no SMB-300 da COONTROL uma das melhores soluções.
Este é um sistema de medição de Biomassa amplamente utilizado em caldeiras industriais. Ele possibilita uma gestão muito mais eficiente das variáveis que influenciam a combustão.
O SMB-300 da COONTROL é composto por avançados sistemas on-line de medição de peso, medição do volume e medição de umidade, tornando possível aferir a qualidade da biomassa e possibilitando um efetivo controle da eficiência energética da caldeira e das variáveis que influenciam este processo.
Muito mais do que tecnologia de ponta nas caldeiras, o sistema de medição de biomassa da COONTROL agrega valores essenciais para a gestão da informação, oferecendo mais sustentabilidade e eficiência para a indústria.
Assim, lembre-se sempre: “Quem não mede, não controla; quem não controla, não melhora!”, ou seja, ter uma excelente gestão de informação é fundamental!
Para saber mais sobre os produtos associados a melhor gestão de informação da COONTROL, entre em contato conosco!