Fique-por-dentro-dos-desafios-e-conceitos-da-indústria-4

Fique por dentro da indústria 4.0 e conheça sua relação com a eficiência energética

Você já ouviu falar sobre o conceito da Indústria 4.0? Ele engloba variadas inovações — e revoluções— tecnológicas dos campos de automação, tecnologia da informação e eficiência energética de processos industriais.

Com essa nova revolução, as “fábricas serão inteligentes”, com mudanças ocorrendo na forma em que os produtos são manufaturados, causando impactos e vantagens para esse importante mercado.

Um desses impactos tem relação com a incessante busca pela eficiência energética. A Indústria 4.0 está proporcionando maior capacidade de análise e gestão, contribuindo com a eliminação de falhas e aumentando a eficiência em toda a linha de produção, trazendo sustentabilidade para a atividade industrial.

Conheça então quais são os conceitos de Indústria 4.0 e veja como essa nova revolução industrial contribuirá com a incessante busca pela eficiência energética em processos industriais.

[catálogo-300] Sistema de Medição de Biomassa Peso + Volume + Umidade | Baixe Grátis | COONTROL

Indústria 4.0: Você realmente sabe seu conceito?

Na atualidade, muito tem se falado sobre a indústria 4.0, cujo termo vem se popularizando rapidamente nos últimos anos. Esse termo se caracteriza pela utilização do que há de mais moderno para no setor industrial, como big data, internet das coisas e inteligência artificial. Mas afinal, o que é Indústria 4.0?

O termo Indústria 4.0 foi citado pela primeira vez no ano de 2011 na Feira de Hannover a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. Assim, em 2012 diante deste projeto, foi apresentado um relatório de recomendações para o governo alemão, planejando a implementação e desenvolvimento do que se chamou de indústria 4.0.

O fundamento básico do termo implica na maior conexão entre máquinas, sistemas e ativos, com as empresas podendo criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia, possibilitando controlar os módulos da produção de forma autônoma.

Em outras palavras pode-se dizer que as fábricas são inteligentes a ponto de ter autonomia para agendar manutenções, prever quaisquer falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

Princípios da Indústria 4.0

Para criar o conceito de indústria 4.0, seus idealizadores se basearam em seis princípios básicos. São eles:

  1. Capacidade de operação em tempo real: Na indústria 4.0, a capacidade de coletar e tratar dados por parte das máquinas deve ocorrer de forma instantânea, permitindo uma tomada de decisão mais qualificada e em tempo real;
  2. Virtualização: Representada pela proposta de uma cópia virtual das fábricas inteligentes, principalmente em razão de diversos sensores espalhados em toda a planta. Com essa virtualização, é possível rastrear e monitorar de forma remota todos os processos;
  3. Descentralização: Este princípio dá a ideia de a própria máquina ser responsável pela tomada de decisão. Ela deve ter a capacidade de se autoajustar, avaliar as necessidades da fábrica em tempo real e fornecer informações sobre seus ciclos de trabalho;
  4. Orientação a serviços: é um conceito em que softwares são orientados a disponibilizarem soluções como serviços, conectados com toda a indústria;
  5. Modularidade: Forma de fabricação da indústria em módulos, ou seja, há a possibilidade de estes serem acoplados e desacoplados segundo a demanda, oferecendo grande flexibilidade na alteração de tarefas;
  6. Interoperabilidade: Tem relação com o conceito de internet das coisas, em que as máquinas e sistemas dentro do processo podem se comunicar entre si.

Qual a relação da Indústria 4.0 com a eficiência energética?

Discutimos até agora como é o conceito da Indústria 4.0, além de seus princípios básicos. Mas logo no início desse nosso texto discutimos que essa 4ª revolução industrial vem contribuindo de forma direta com a eficiência energética dentro das indústrias.

Você sabe como isso é possível? Vamos explicar!

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Segundo estudos, atualmente 54% de toda a energia consumida no mundo é utilizada pela indústria, sendo que 38% é utilizada pela manufatura. Entretanto, 42% da energia consumida pela manufatura é desperdiçada, principalmente em razão da perda de calor em variados processos. Tais desperdícios podem ser facilmente solucionados pelos conceitos da Indústria 4.0.

Por meio da adoção de sensores, softwares e inteligência artificial, a indústria 4.0 possibilitará que as indústrias alcancem a máxima eficiência energética em todos seus processos que dependem da geração energética.

Como a Indústria 4.0 poderá colaborar com a eficiência energética?

A presença de sistemas que sejam mais conectados, descentralizados e virtualizados possibilitará que a indústria tenha a sua disposição uma série de dados que darão maior capacidade na tomada de decisão de seus gestores.

Com isso, a eficiência energética aparecerá como consequência do melhor uso e controle dessas informações, possibilitando entender o real cenário da geração energética e proporcionando gestão efetiva de variáveis que influenciam uma combustão mais otimizada de caldeiras e geradores de vapor.

Essa maior eficiência garante menores níveis de emissões de gases de efeito estufa, reduzindo o impacto ambiental – devido ao menor consumo de combustíveis – e melhorando a qualidade do trabalho.

Como melhorar a eficiência energética nas indústrias?

Há basicamente duas formas que indústrias podem adotar para alcançar maior eficiência energética.

A primeira forma é adquirir máquinas e equipamentos mais modernos, cujo consumo de energia é relativamente menor. Já a segunda forma (mais viável) é adotar tecnologias relacionadas à internet das coisas (IoT), principalmente com o uso de sensores acoplados às máquinas que possibilitam monitorar o consumo de combustíveis.

Um desses sensores que permite controlar a eficiência energética em indústrias é o SMB-300, da COONTROL.

O SMB-300 conta com um conjunto de instrumentos e sistemas de medição que são instalados em máquinas para medir as variáveis de processo de forma robusta e confiável, 24 horas por dia.

Entre as medições realizadas pelo SMB-300, será possível realizar a:

  • Medição de Peso;
  • Medição de Umidade;
  • Medição de volume.

A ideia deste sistema é que ele esteja totalmente conectado com a indústria 4.0. Neste contexto, a COONTROL vem tendo eficiência, pois o SMB-300 permite que seja feita automaticamente a auto-calibração, garantindo sempre confiabilidade nas medições, além de significativa redução da queima do combustível. Vale a pena conhecer!

Quer saber mais sobre o SMB-300? Então acesse nosso site e conheça esse sistema agora mesmo.

5/5 - (3 votes)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.