Indústria sucroalcooleira

Indústria sucroalcooleira potencializa suas operações com o uso de soluções da COONTROL

A agroindústria brasileira é uma grande produtora de cana-de-açúcar, com uma safra estimada de 610,1 milhões de toneladas (CONAB). Toda essa safra é utilizada na produção de açúcar, etanol e mais recentemente energia elétrica, através da cogeração.

Neste caso, usa-se bagaço de cana como combustível para abastecer caldeiras e gerar vapor. Este vapor sob alta pressão e temperatura é utilizado no processo de cogeração, permitindo a geração de energia elétrica de uma forma barata e eficiente.

E é essa produção de energia elétrica via cogeração que faz parte do modelo de negócio de uma grande indústria sucroalcooleira do Brasil. 

No entanto, mesmo tendo caldeiras com excelentes padrões de eficiência, essa indústria tinha como grande objetivo otimizar seus processos energéticos e ter mais flexibilidade em suas decisões.

 

Potencialização da eficiência energética

Com elevada capacidade de produção de açúcar e etanol, essa indústria preza pela sustentabilidade de seus processos. 

Exatamente por isso investe em processos de cogeração, usando o bagaço como combustível para suas caldeiras para geração de vapor, que será posteriormente transformado em energia elétrica.

No entanto, a empresa entendia que era possível gerar mais energia e, ao mesmo tempo, consumir menos combustível (bagaço), potencializando o processo e dando mais flexibilidade às decisões. 

Para isso, os serviços da COONTROL foram buscados. Essa, por sua vez, encontrou um grande desafio pela frente.

As caldeiras dessa indústria já possuíam alto grau de eficiência, consequentemente a margem de melhora era reduzida. Mesmo assim, a COONTROL aceitou o desafio.

Neste projeto, a solução adotada foi a instalação do analisador de gases (CO, CO2 e O2) COONTROL 200 na caldeira. Também houve um retrofit da automação deste equipamento.

Essa solução definida pela COONTROL foi adotada para realizar a medição contínua da concentração de gases que saem pela chaminé (CO, CO2 e O2). 

Ou seja, depois de instalado na caldeira, este analisador de gases, o COONTROL 200, gerou dados e informações que permitiram potencialização da eficiência de combustão do gerador de vapor dessa empresa.

 

Resultados conquistados com essa solução

Indústria sucroalcooleira e os resultados obtidos

Os resultados da operação apareceram pouco tempo depois da implantação do sistema analisador de gases de combustão da COONTROL. Inicialmente, a indústria sucroalcooleira apresentou um ganho de eficiência de 3,57%, passando de 76,88% para 80,45%.

Já o payback deste projeto foi de apenas 120 dias, indicando que, diante dos ganhos obtidos, o investimento se paga de uma forma muito rápida.

Com essa potencialização da geração energética, a indústria também conquistou aumento da sua receita, redução de custos, flexibilidade da operação e ganho de eficiência energética. 

Além disso, os resultados obtidos pela melhor caldeira da planta industrial dessa empresa podem ser replicados para outras caldeiras, potencializando a geração energética de toda a empresa.

Essa é a comprovação de que dispor de equipamentos medidores de gases da combustão é uma excelente estratégia para otimizar todo o processo de queima, redução no consumo de combustíveis e maior eficiência da operação.

Ou seja, se você também pretende otimizar o funcionamento de suas caldeiras, entre em contato com a COONTROL. Temos a melhor solução e os melhores profissionais para analisar o funcionamento da sua caldeira e oferecer estratégias para otimizá-la.

Você quer saber mais sobre os resultados deste case de sucesso que teve a contribuição da COONTROL? Então baixe este e-book exclusivo e saiba tudo!

Conheça o case da COONTROL: potencialização da eficiência energética na indústria sucroalcooleira. Acesse e baixe!

Avalie este conteúdo
COONTROL

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.