4 informações técnicas da sua caldeira que merecem atenção

Você tem uma caldeira na empresa ou indústria? Possivelmente este equipamento tenha demandado um alto investimento para que seja possível criar altos volumes de calor e vapor de água quente de forma quase que ininterrupta.

Diante dessa importância, qualquer problema ou uso incorreto poderá afetar o funcionamento da caldeira que, invariavelmente, pode representar perda financeira ou problemas seríssimos quanto à segurança da planta produtiva.

Exatamente por isso, conhecer as informações técnicas de uma caldeira são essenciais para bom uso deste equipamento, tendo na norma regulamentadora número 13 (NR-13) o melhor guia neste sentido. 

Com base na NR-13, convidamos você a conhecer 4 das principais informações técnicas sobre caldeira que merecem total atenção. 

  • Tenha profissional habilitado e com competência legal para emitir laudos de qualidade técnica

Para que uma caldeira seja desenvolvida, operada, que receba a devida manutenção e tenha o laudo de NR-13, há a necessidade de um profissional habilitado para tal. 

Assim, para a NR-13, considera-se Profissional Habilitado aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento de operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País.

Tal cuidado é essencial, um laudo fraudulento pode colocar a vida de todas as pessoas em risco, além de também oferecer prejuízos altos. Por isso, seja responsável: pesquise por uma empresa de confiança e solicite um documento técnico que será, de fato, muito benéfico para todos os envolvidos!

Tenha ciência da PMTP e da PMTA da caldeira

Em caldeiras, a pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP), ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA) representam o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.

A NR-13 não inclui regras para projeto e pressupõe que os equipamentos sejam construídos de acordo com normas e códigos de reconhecimento internacional. O cálculo da PMTA leva em consideração:

 – As dimensões e geometria da caldeira;

 – Resistência dos materiais;

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

 – Outros fatores específicos para cada situação.

É importante destacar que o valor da PMTA pode alterar-se ao longo da vida da caldeira em função da redução da resistência mecânica dos materiais, redução de espessuras dos diferentes componentes, etc. 

Nunca negligencie todos os itens de segurança da caldeira

Para uma operação segura e melhor controlada da caldeira, é preciso que alguns itens de segurança obrigatórios estejam em dia — os mesmos estão presentes na NR-13. 

Assim, segundo a NR-13 constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens:

  1. a) válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA;
  2. b) instrumento que indique a pressão do vapor acumulado;
  3. c) injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal, em caldeiras a combustível sólido;
  4. d) sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis,
  5. e) sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.

Quando tais itens são devidamente controlados pela empresa, tanto os trabalhadores quanto o valor investido serão protegidos e permitirão a continuidade sustentável da atividade.

Onde instalar a caldeira de forma segura?

Uma dúvida técnica bastante comum entre gestores industriais está relacionada à localização da caldeira, ou seja, onde instalar esse equipamento da forma mais segura possível?

Para a NR-13 as caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser instaladas em Casa de Caldeiras ou em local específico para tal fim, denominado Área de Caldeiras. Este é um local em que a caldeira não esteja confinada, exposta ou não à ação do tempo, destinado à instalação das caldeiras. 

É importante ressaltar que tanto em local aberto ou local fechado, as questões técnicas presentes na NR-13 quanto à localização devem ser completamente seguidas, garantindo a segurança operacional.

Essas são apenas algumas das informações técnicas que você precisa considerar quando tem uma caldeira em sua empresa, mas é claro que há muitas outras. Para saber sobre todas as demais questões, entre em contato com especialistas na área e siga sempre o que é apresentado na NR-13.

 

Para saber mais sobre o tema convidamos você a conhecer os fatores que precisam ser considerados para o correto dimensionamento da sua caldeira

Calculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROL

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.