Saiba quais medidas podem contribuir para a redução da poluição do ar
Entre os elementos indispensáveis à vida, o ar é, sem dúvidas, um dos mais representativos. Mas, mesmo com toda essa importância, a poluição do ar tem causado drásticos impactos provenientes da ação antrópica.
Desde a primeira Revolução Industrial, a qualidade do ar vem sofrendo contínuas alterações, principalmente em consequência do lançamento de substâncias poluentes na atmosfera ocasionadas pela ação industrial.
Mesmo diante dessa preocupante situação, é possível frear esses efeitos nocivos da poluição do ar industrial por meio da adoção de medidas e ações práticas que precisam ser adotadas por todo o segmento industrial.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Poluição do ar: a indústria é uma importante emissora
Nas últimas décadas, a poluição do ar tornou-se uma questão bastante crítica, que exige rápida solução. Fatores como o crescimento do desmatamento e a industrialização estão fazendo com que a qualidade do ar esteja constantemente se degradando ano após ano.
Qualquer tipo de poluição do ar oriunda das atividades industriais é conhecido como poluição do ar industrial e pode ser dividida em duas categorias:
- Fontes de emissão estacionárias;
- Fontes de emissão móveis.
As fontes de emissões estacionárias englobam a poluição gerada por pilhas, chaminés, geradores a diesel, caldeiras, etc. Eles emitem principalmente partículas, dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), etc.
As fontes de emissão móveis, por sua vez, incluem principalmente o transporte de produtos ou matérias-primas nas indústrias. Ela inclui gases nocivos, como partículas e óxidos de nitrogênio (NOx) decorrentes do transporte.
Consequências da poluição do ar industrial
A alta concentração de gases tóxicos gerados pela atividade industrial na atmosfera é uma causadora de graves consequências à saúde humana e ao meio ambiente.
Os gases mais nocivos liberados pela atividade industrial são o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), entre outros.
Mas, tão importante quanto conhecer os causadores da poluição do ar é entender quais são os principais danos atrelados à poluição industrial, que são:
- Morte de animais e plantas;
- Desequilíbrio da fauna e da flora;
- Aumento dos casos de alergias e problemas respiratórios;
- Contaminação do solo e dos lençóis freáticos;
- Desmatamento e queima florestal;
- Elevação da ocorrência de água imprópria para consumo humano e animal.
Por causa dessas consequências, é exigido da indústria a colocação de algumas ações preventivas em prática, como você verá a seguir.
Melhores medidas para reduzir a poluição do ar industrial
Para proteger o meio ambiente e reduzir a emissão de gases danosos, cabe à indústria adotar uma vasta gama de possibilidades, que incluem:
- Adotar ações para economizar energia, desligando as luzes, aparelhos de ar condicionado e outros aparelhos quando não estiverem em uso;
- Substituir as luzes da fábrica por lâmpadas mais eficientes em termos energéticos, caso das lâmpadas de LED;
- Oferecer prêmios aos funcionários que reduziram as emissões em seus turnos;
- Melhorar as máquinas ou processos de fabricação visando reduzir as emissões das fábricas;
- Adotar estratégias para garantir maior desempenho de caldeiras, ajudando a reduzir drasticamente a poluição do ar da indústria;
- Promover a manutenção preventiva e adequada da caldeira;
- Reduzir a necessidade de vapor o uso da caldeira, identificando ocorrências de vazamentos, aumentando a eficiência energética deste gerador de vapor;
- Mudar a matriz energética da indústria, substituindo o carvão e derivados de petróleo por gás natural ou fontes renováveis de energia, caso da biomassa;
- Instalar equipamentos de monitoramento de gases gerados com o objetivo de identificar irregularidades e adotar estratégias para reduzir os níveis de poluentes dentro de limites mais seguros;
- Uso da tecnologia da informação e dispositivos tecnológicos. A indústria pode adotar softwares para aumentar a capacidade de controlar poluentes, pegada de carbono e outras emissões.
Por fim, para reduzir a poluição do ar e ter uma fábrica amiga do meio ambiente, uma ótima medida é contar com as soluções da COONTROL.
Essas soluções, além de oferecer a informação certa que ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes, são responsáveis por elevar a eficiência energética de caldeiras.
Para isso, a COONTROL disponibiliza soluções (COONTROL 100 e COONTROL 200) que medem os principais gases que saem pela chaminé de caldeiras.
Essas medições dão ao operador a capacidade de adotar uma gestão mais efetiva dos gases que saem pela chaminé da caldeira, possibilitando a otimização do consumo de combustível com consequente eficiência energética e redução da poluição do ar.
Para saber mais sobre as nossas soluções, convidamos você a continuar acompanhando o blog da COONTROL.