Reaproveitamento de energias renováveis: Como ele ajuda na eficiência energética?
Ultimamente há uma busca incessante do ambiente industrial em desenvolver seu negócio de maneira eficiente, principalmente no âmbito energético. Neste caso, o reaproveitamento de energias renováveis adquire grande importância.
De fato, estes são dois pilares de extrema importância para o futuro da indústria (e que se complementam): busca pela máxima eficiência energética e geração/reaproveitamento de energias renováveis.
Diante deste cenário, saiba porque a eficiência energética é tão necessária para a indústria e entenda como o reaproveitamento de energias renováveis é uma excelente opção para conquistar isso.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Eficiência energética: Incessante busca pelo uso racional da energia
No ambiente industrial, alcançar eficiência energética significa adotar estratégias para otimizar o consumo de fontes energéticas aliado ao uso mais racional desse recurso.
Para a indústria brasileira, essa busca é imprescindível. Só entre os anos de 2015 e 2017, o Brasil perdeu mais de R$61 bilhões de reais em desperdício de energia.
Esse é um número bastante preocupante, principalmente quando relacionado ao fato de que as indústrias brasileiras consomem cerca de 41% da eletricidade produzida no país.
Dessa forma, uma boa relação entre a quantidade de energia disponível para o desempenho e o que, de fato, é utilizado para a realização do trabalho, consequentemente isso reflete diretamente na gestão do seu negócio.
Em outras palavras, a eficiência energética na indústria se dá quando a geração e uso de energia acontece com o uso de menos recursos, mas mantendo — ou até aumentando — a capacidade de produção.
Consequentemente, essa é uma busca incessante de empresários. Eles estão sempre em busca de soluções para aumentar a competitividade da sua atividade num mercado cada vez mais acirrado.
Energias renováveis poderiam ajudar o setor energético a reduzir emissões em 70%
Para alcançar maior eficiência energética nos processos, são necessárias reformas políticas significativas, além de estratégias de inovação diferenciadas.
Dentre essas estratégias o uso das energias renováveis merece destaque. Estudos indicam que elas podem garantir cerca de 70% do mix global de fornecimento de energia em 2050 baseados em baixo carbono.
Vale ressaltar que a maior parte do potencial de redução de emissões para os próximos anos provém das energias renováveis associadas ao uso delas para maior eficiência energética.
Porém, todas as tecnologias de baixo carbono (incluindo captura e armazenamento e fontes nucleares) desempenham um papel importante para isso.
Atualmente as energias renováveis representam 24% da produção mundial de energia. Para alcançar a descarbonização, as energias renováveis deverão representar a maior parte da geração energética em 2050, com base no crescimento rápido e contínuo, especialmente para a energia eólica, solar e de biomassa.
Uso das energias renováveis em busca da eficiência energética
Todo segmento industrial que decide implantar um programa de eficiência energética industrial pode (e deve) investir em programas de reaproveitamento de energias renováveis.
As energias renováveis como a solar, eólica e a biomassa são excelentes maneiras de diminuir o uso de energia hídrica e principalmente de combustíveis fósseis, que trazem um desgaste enorme para o meio ambiente e a sociedade.
Além de não prejudicar o meio ambiente, as diferentes formas de energias renováveis geram significativas reduções nos custos com energia. Para isso, o uso deve representar o elemento principal de um programa de eficiência energética.
O uso da energia renovável para abastecer caldeiras em indústrias, apontadas como “maiores vilãs” do aquecimento global, também devem ser um foco para alcançar maior eficiência energética.
Dessa maneira, a cogeração, o monitoramento das variáveis e o reuso dos gases de escape acabam por serem ótimas maneiras de alcançar eficiência energética dentro do ambiente industrial.
Então, desenvolver um programa de eficiência energética industrial baseado no uso das energias renováveis é uma forma bastante interessante para economizar e principalmente para ajudar o nosso planeta.
Para conhecer outras estratégias para aumentar a eficiência energética da indústria, convidamos você a acompanhar o blog da COONTROL.