tendências em eficiência energética no ambiente industrial

4 tendências em eficiência energética no ambiente industrial

Não é mais novidade que a eficiência energética é uma das grandes necessidades para um futuro mais sustentável. Com isso, as indústrias se veem obrigadas a promover a transição tecnológica e energética nos processos, inovando e transformando a forma com que a energia é gerada.

Essas inovações são verdadeiras tendências, as quais vão desde novidades em sistemas desenvolvidos com tecnologia IoT até a adoção de estratégias que permitam uma transição energética mais sustentável e eficiente.

Baseados nessa transição, separamos 4 tendências em eficiência energética que mostram as soluções no ambiente industrial.

 

Entendendo o que é eficiência energética

Por definição, o termo eficiência energética representa um conjunto de ações elaboradas por todos os setores para otimizar e promover o uso mais racional das fontes de energia. 

Este é o tópico chave da tão falada política energética sustentável, que visa integrar a produção e o consumo de energia, em prol do desenvolvimento sustentável de toda uma sociedade.

Assim, através de políticas e programas públicos e privados de incentivo, grandes indústrias brasileiras têm conseguido racionalizar o consumo de energia nos processos produtivos, reduzindo custos e contribuindo com a queda das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Mas, não podemos deixar a eficiência energética reservada apenas à teoria. É preciso seguir e adotar algumas medidas práticas para otimizar a produção, tais quais as tendências apresentadas a seguir.

 

  4 tendências em eficiência energética que você precisa conhecer

Com o avanço da tecnologia e o aumento da consciência ambiental/social exigida por ONGs, governos e mercados consumidores, o setor industrial se vê diante de muitas tendências que permitem maior eficiência energética. 

Dentre essas tendências para os próximos anos em eficiência energética, vale ressaltar como as mais significativas:

Modernização de equipamentos com foco na economia energética

Nas indústrias, muitas são as novas tecnologias que facilitam o uso racional de energia, principalmente aquelas ferramentas de monitoramento e gerenciamento.

Com base nisso, a tendência é que os parques industriais atualizem as máquinas, investindo em novos equipamentos ou realizando o retrofit dos já utilizados. Essas atualizações são necessárias para que a indústria acompanhe a evolução do mercado e se mantenha produtiva e competitiva quanto à questão energética. 

Além do mais, caldeiras são equipamentos de grande importância para variados tipos de indústria. Sendo assim, para gerar a energia necessária, as mesmas utilizam elevada quantidade de combustíveis. 

Por isso, ter caldeiras modernas e que ofereçam a melhor eficiência energética é fator essencial.

 

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Uso de grande quantidade de dados para decisões mais assertivas

O uso de grande volume de dados é uma das grandes tendências no setor industrial. Muito utilizados no setor corporativo, os dados apresentam um potencial imenso na indústria, principalmente na otimização e automação de processos, refletindo diretamente no ganho de eficiência energética.

Por meio do desenvolvimento de sistemas capazes de coletar dados, existe a possibilidade de cruzar variáveis, identificar padrões de consumo energético, prever predisposições, gerar análises e utilizar relatórios muito mais precisos.

Os sistemas de coleta de dados se tornaram imprescindíveis para potencializar resultados estratégicos de maneira muito mais eficiente. 

No âmbito energético, há muitas tecnologias que permitem coletar e gerenciar alto volume de dados que ajudam nas tomadas de decisão. 

Neste sentido, equipamentos como o COONTROL 200 e o SMB-300, desenvolvidos pelos engenheiros da COONTROL são grandes aliados de toda indústria que utiliza caldeiras e buscam maior eficiência no uso deste equipamento.

 

Investimento em automação industrial

Hoje, a máxima eficiência energética da indústria depende da automatização, seja nas aplicações mais simples até as mais complexas.

A automação de processos reduz os índices de falhas e atrasos, além de aumentar a eficiência energética associada a esses processos. Disponibiliza também análises sobre o funcionamento dos equipamentos em tempo integral, facilitando as tomadas de decisão.

As soluções em automação industrial estão dedicadas a melhorar a competitividade, além de melhorar a produção com menor consumo de energia e emissão de resíduos, ou seja, garantindo a eficiência energética.

 

Geração sustentável de energia

Essa é, possivelmente, a grande tendência da indústria brasileira no quesito eficiência energética, principalmente quando identificamos que a matriz elétrica renovável é o ponto forte do Brasil.

Em parte, essa tendência é resultado do crescimento dos setores eólico, solar e principalmente das novas tecnologias verdes, caso das caldeiras a biomassa, que oferecem grande eficiência energética.

Nesse contexto, as indústrias investem em medidas que permitem o uso de menos energia para obter o mesmo resultado, que pode ser alcançado por meio de melhorias tecnológicas ou de mudanças na gestão energética das empresas.

Diante dessas tendências, a COONTROL é uma grande aliada na indústria quando o foco é a eficiência energética em caldeiras. Oferecemos eficientes e modernos produtos voltados para a otimização industrial. Vale a pena conhecer!

 

Saiba mais sobre eficiência energética. Acesse o blog da COONTROL e fique sempre bem informado sobre o tema.

Sistema de Medição de Biomassa | Coontrol

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.