Descubra como fazer a transição energética na sua indústria!

Descubra como fazer a transição energética na sua indústria!

A transição energética na indústria é um dos assuntos mais debatidos nos últimos tempos. Afinal, é uma alternativa inteligente para lidar com as altas emissões de gases de efeito estufa desse setor. 

Com o aumento das discussões sobre mudanças climáticas e a necessidade urgente de reduzir a pegada de carbono, muitas empresas têm buscado se adaptar a esse novo cenário. 

A partir disso, alternar para fontes de energia limpas e eficientes é não apenas uma exigência ambiental, mas também uma oportunidade para inovação e redução de custos operacionais.

Então, temos uma solução super viável. Mas, como ela acontece? O que fazer?

Em um primeiro momento, isso pode parecer complexo e desafiador para empresas que ainda dependem de fontes convencionais. 

Mas, a boa notícia é que, com o auxílio de tecnologias avançadas, é possível torná-lo simples e viável. A COONTROL é a sua parceira estratégica nessa hora.

Focada em soluções de monitoramento e controle de energia, torna a transição acessível. A empresa oferece ferramentas que gerenciam e reduzem o consumo!

No decorrer deste artigo, veja como implementar essa solução na sua empresa, além de entender os benefícios de ter um negócio sustentável.

Relembre o que é transição energética na indústria!

Aqui no blog, já vimos antes que essa transição na indústria refere-se ao processo de substituição das fontes de energia convencionais por alternativas sustentáveis.

Ou seja, de combustíveis fósseis para renováveis, tais quais, solar, eólica, biomassa e outras.

O objetivo é reduzir as emissões de CO2 e gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, otimizar o consumo, promovendo a sustentabilidade nas empresas. 

Esse processo envolve desde a escolha de novas fontes até a implementação de tecnologias que ajudam na gestão de uma melhor eficiência energética.

Esse movimento também transforma o modelo de produção, adotando novas formas de operação que geram menos desperdício. 

Por consequência, a adaptação a esses novos modelos resulta em um aumento de competitividade no mercado global, já que essas práticas são exigências de consumidores e órgãos reguladores.

Por fim, é mais do que uma mudança nos métodos de produção e no uso da energia. Trata-se de uma transformação cultural e organizacional que melhora o desempenho das indústrias!

Quais são os benefícios?

Ao investir nesse movimento, sua empresa se beneficia em vários pontos. Veja alguns:

  • Redução de custos operacionais a longo prazo;
  • Conformidade com legislações ambientais, evitando multas e danos à imagem;
  • Aumento da competitividade e adaptação à crescente demanda por produtos ecológicos;
  • Melhora a percepção pública da empresa, atraindo consumidores e investidores;
  • Traz inovação tecnológica, potencializando a produtividade e a modernização de processos.

Ou seja, estar atento a essas tendências no ambiente industrial é se posicionar no mercado, conquistando um espaço de destaque entre os concorrentes.

Redução de custos na indústria

Mas, como acontece no Brasil?

Por aqui, essa ideia tem avançado lentamente, mas de forma consistente. 

As indústrias têm buscado alternativas, especialmente com a utilização de biomassa, energia solar e eólica. Assim, conseguem diversificar os combustíveis usados em caldeiras

Algumas empresas também têm adotado medidas de eficiência, como a implementação de sistemas de automação e controle que monitoram e otimizam o consumo. 

O setor público tem incentivado essa mudança com a criação de políticas de incentivos fiscais e apoio à pesquisa de novas tecnologias.

As alternativas mais comuns no Brasil incluem, portanto:

  • Adoção de fontes renováveis de energia;
  • A modernização de equipamentos que reduzem o desperdício;
  • O uso de soluções eficientes. 

Dentro deste contexto, saiba que o foco na eficiência tem se mostrado uma das ideias bem-aceitas, visto que reduz tanto o consumo quanto os custos operacionais.

Abaixo, entenda detalhes dessa estratégia!

O aumento da eficiência energética como estratégia!

Ao otimizar o uso de energia, as empresas reduzem custos e diminuem o impacto ambiental. Essa é a explicação simples e óbvia do investimento nessa estratégia.

E não é difícil entender como isso é feito. Hoje, há tecnologias que permitem monitorar em tempo real o consumo, identificar desperdícios e ajustar processos.

Além disso, é uma solução acessível, uma vez que não depende necessariamente de grandes investimentos em fontes renováveis, mas sim da melhoria contínua dos processos. 

A implementação desses sistemas de controle e automação permite que as indústrias se tornem competitivas, reduzam sua pegada de carbono e se adaptem melhor às exigências do mercado.

A combinação de tecnologias e gestão baseada em medições cria um diferencial que, inclusive, pode gerar retorno financeiro, tornando-se um dos pilares estratégicos da transição.

Veja como isso aconteceu em uma indústria sucroalcooleira:

Ebook: potencialização da eficiência energética da indústria sucroalcooleira

Conte com a COONTROL na sua transição energética industrial!

A COONTROL é uma empresa especializada em soluções para o monitoramento e controle do consumo energético nas indústrias. 

Oferece ferramentas necessárias para implementar práticas que visam a gestão precisa e em tempo real do uso em todos os setores de produção.

Outro ponto é que a automação permite ajustes nos sistemas conforme a demanda, garantindo uma operação mais eficiente e sustentável.

Com o apoio da COONTROL, a transição energética na indústria deixa de ser um processo complexo e se torna uma realidade acessível. 

O que acontece com a adoção de fontes renováveis e/ou maximização da eficiência no consumo, impactando positivamente o meio ambiente e o desempenho financeiro das empresas.

Fale com um dos especialistas COONTROL e saiba mais:

COONTROL

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.