Biomassa - na imagem tem biomassa que representa fonte de energia para a caldeira

5 Vantagens da geração de energia em caldeiras com o uso da biomassa

Na geração energética, a biomassa é um dos combustíveis que mais cresce no Brasil. Prova disso é que na atualidade a energia gerada a partir dela já figura na 3ª posição na matriz energética brasileira, estando atrás apenas das hidrelétricas e da energia solar/eólica.

No Brasil, várias são as oportunidades do uso deste tipo de combustível como fonte de energia, principalmente em caldeiras. Nestes equipamentos podem ser utilizadas diferentes tipos de matérias-primas, caso dos derivados da madeira (como serragem, lascas, pellets e carvão vegetal), derivados da cana-de-açúcar, cascas de arroz, de coco verde e muitas outras formas.

Além das oportunidades, algumas vantagens incentivam a geração de energia de biomassa no Brasil. Quer conhece-las? Então confira nosso post.

Analisador de Gases de Combustão | Receber Orçamento | COONTROL Vantagens do uso da biomassa

Na maioria das vezes, a biomassa é um combustível renovável destinado à geração de energia derivado de resíduos vegetais. Exatamente por isso, é uma fonte potencialmente ilimitada, além de ser bem menos prejudicial para o meio ambiente, gerando pouca poluição.

Mas as vantagens da geração de energia com o uso deste tipo de combustível vão além. Conheça então quais são as suas principais vantagens na geração de energia:

1. A biomassa é renovável e sustentável

A biomassa é um combustível derivado essencialmente da vida vegetal. Assim, quando destinada à produção de energia, tem por característica ser um recurso natural totalmente renovável.

Além disso, a geração de energia de biomassa permite o reaproveitamento de resíduos, sendo também menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão, principalmente em função do processo de renovação.

Na renovação, a queima deste tipo de material provoca a liberação de CO2 na atmosfera. Em seguida, as plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 em hidratos de carbono, liberando oxigênio. Por essa razão, a utilização da biomassa como combustível de caldeiras não altera a composição da atmosfera, desde que não seja realizada de forma predatória.

2. Menor custo para aquisição da matéria-prima

A biomassa é caracterizada por apresentar menor custo de aquisição, principalmente quando ela é utilizada na sua forma sólida, caso dos derivados de madeira.

As empresas geradoras de energia deste tipo de matéria-prima são geralmente construídas próximas às regiões da produção da matéria-prima, facilitando sua aquisição e proporcionando menor custo e valores de frete mais baratos.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Além dessa questão, vale salientar que grande parte dos equipamentos necessários para a conversão da biomassa em energia apresenta fabricação nacional, não havendo necessidade de importação, como acontece como outras fontes de energia.

3. Desenvolvimento social regional

No ambiente rural, os recursos endógenos são formas de geração de riquezas, cumprindo os três grandes objetivos da sustentabilidade, que são: coesão social, desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente.

O aproveitamento da biomassa na geração de energia enquadra-se nesse âmbito, visto que:

  • Permite criar oportunidades econômicas;
  • Proporciona variadas oportunidades sociais; e
  • Gera valorização e proteção do meio ambiente.

Esse desenvolvimento regional promoverá a geração de empregos no campo, além de possibilitar a obtenção de renda adicional regional.

Além disso, com o crescimento deste tipo de combustível cria-se um novo negócio destinado a ampliação e uso sustentável das culturas e florestas plantadas para a geração de novos produtos, que também trará empregos e benefícios econômicos à região.

4. Facilidade de armazenamento, transporte e conversão

A biomassa se destaca pela sua boa densidade energética, principalmente após seu processamento, geralmente utilizado para a retirada da umidade da matéria-prima.

Nesta conjuntura, a semelhança entre as caldeiras movidas a biomassa e as que utilizam energias fósseis representa outra vantagem bastante importante, pois a substituição das formas de obtenção de energia não teria impacto tão grande para a indústria.

Além da sua maior densidade energética, a biomassa se destaca pelas facilidades quanto ao seu armazenamento e transporte.

5. Permite o reaproveitamento de resíduos

Quando utilizados como combustível em caldeiras, os diferentes tipos de biomassa permitem um melhor reaproveitamento de resíduos decorrente de diversos processos industriais.

Um exemplo são as serrarias. Este tipo de negócio gera muitos resíduos, decorrentes do processamento da madeira, estes são caracterizados por representarem um grande problema devido à dificuldade de descarte. Mas quando utilizados como combustível podem ser matérias-primas com um importante valor agregado, ou seja, o que antes era descartado, hoje pode ser um importante gerador de lucro.

Essas vantagens estimulam você a usar a biomassa? Então chegou a hora de decidir qual matéria-prima comprar. Veja dicas para decidir aqui.

5/5 - (1 vote)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.