Principais vantagens do sistema de medição de biomassa SMB 300

Principais vantagens do sistema de medição de biomassa SMB300

Promover o controle e o monitoramento das muitas variáveis relacionadas ao funcionamento de caldeiras é uma necessidade recorrente na busca por maiores produtividades e rentabilidades na geração energética. Para isso, dispor de um sistema de medição de Biomassa, como o SMB300, da COONTROL, torna-se fundamental.

Na sua indústria, este sistema de medição de biomassa terá a função de gerenciar as variáveis que exercem influência na combustão da biomassa, garantindo maior eficiência energética, além de sustentabilidade na indústria.

Mas você sabe como funciona o sistema de medição de biomassa SMB300 e suas principais vantagens? Confira nesse artigo.

Entendendo a importância do SMB300 na gestão da sua caldeira a biomassa

Em todas as caldeiras de uso industrial, a geração de vapor em caldeiras é requisito fundamental para promover o funcionamento de variadas máquinas, utilizadas em variados setores. Neste contexto, o uso de caldeiras movidas a biomassa adquire grande importância.

No entanto, produzir energia a partir da queima da biomassa gera custos e estes podem ser bastante altos. Para reduzi-los cabe a você, como gestor da sua indústria, adotar estratégias para promover melhorias em pontos específicos da caldeira e que sejam capazes de melhorar a eficiência energética da sua caldeira. 

E a adoção de um sistema de medição da biomassa, como o SMB300, é uma das melhores opções. Quando utilizado em caldeiras industriais, este sistema permite a coleta de uma grande quantidade de dados que darão maior respaldo a uma gestão mais eficiente das variáveis que influenciam a combustão.

Este sistema de medição de biomassa é composto por avançados sistemas on-line que realizam medições de três variáveis de toda a biomassa transportada pela esteira e chega até a câmara de combustão: Peso; Volume; e Umidade.

 

Principais características do SMB300 usado nas caldeiras 

Com base nos mais avançados padrões tecnológicos quando o assunto são os sistemas de medição de biomassa, o SMB300 foi totalmente desenvolvido pelos engenheiros da COONTROL, que garantem um alto desempenho na medição das características da biomassa.

E, como citado anteriormente, o SMB300 permite realizar a medição das seguintes variáveis:

Medição de volume (Volumetrix V-CUB) – Determina o volume de biomassa de acordo com a distância entre o combustível e a correia vazia por meio de um scanner a laser (IR).

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Com um encoder de velocidade é possível medir a vazão volumétrica de combustível que passa sobre a correia em tempo real. 

Medidor de umidade (N1400) – Este é um analisador fotométrico, que utiliza como princípio de medição de biomassa o NIR (ondas próximas do infravermelho), por qual executa a análise com comprimentos de onda fixos.

Medidor de peso (Balança Integradora I4000) – Constituída por uma ponte de pesagem com 4 células de carga em 2 cavaletes (correia com roletes) ou plataforma (correia em calhas), o medidor de peso aumenta a precisão de medição de biomassa na caldeira.

Em conjunto com um encoder de velocidade, permite medir a vazão mássica do combustível que passa sobre a correia e a totalização da combustão.

Possui ainda sistema de calibração dinâmica integrado e sistema de compensação de vibração e homogeneidade das correias.

 

Principais vantagens da adoção do SMB300

Seguindo todo o padrão de qualidade e tecnologia da COONTROL, todo o sistema de medição de biomassa SMB300 oferece vantagens bastante interessantes, dentre as quais, vale ressaltar:

  • Oferece dados mais confiáveis, gerando informação segundo a segundo. Com isso, há a possibilidade de tomar decisões muito mais assertivas;
  • Permite calcular o padrão de eficiência energética da caldeira, também de forma contínua e recorrente;
  • Permite que você consiga monitorar determinada variável em um período que você deseja conhecer;
  • Gera uma vasta quantidade de relatórios de todas as variáveis, tais como a densidade da biomassa, a relação Vapor/Combustível e o custo da tonelada do vapor gerado. Estes relatórios podem ser diários, semanais, mensais e anuais. 

Ainda sobre as vantagens, este sistema de medição de biomassa oferecido pela COONTROL permite que você tenha a capacidade de monitorar toda a biomassa que entra na caldeira, e não através de amostragem, como ocorre com outros sistemas presentes no mercado.

Assim, muito mais do que tecnologia de ponta para monitorar a biomassa usada em suas caldeiras, o sistema de medição de biomassa SMB300 agrega valores que contribuirão com uma gestão muito mais sustentável e eficiente dentro da indústria.

 

Conheça o SMB300 e se surpreenda com suas funções. Conheça também os serviços oferecidos pela COONTROL, que garantem profissionalismo e foco em resultados.

Principais vantagens do sistema de medição de biomassa SMB300

5/5 - (2 votes)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.