Case de Sucesso Indústria Cervejeira

Indústria cervejeira reduz 15% dos custos com soluções COONTROL

No mundo cada dia mais industrializado, a substituição do uso de combustíveis fósseis por fontes alternativas renováveis é uma necessidade de grande relevância.

Dentre as diferentes fontes de matéria-prima para geração de energia limpa, o Brasil se destaca na riqueza de ofertas de biomassa, com destaque para o cavaco de madeira e o bagaço de cana.

Porém, o indicador de custo de vapor na indústria pode ser bastante variável diante das muitas possibilidades em biomassa disponíveis. Assim, saber medir, quantificar, mensurar, aferir e avaliar é de suma importância no contexto da cadeia geradora de energia.

Foi isso que uma das principais indústrias cervejeiras do Brasil fez ao contratar as soluções da COONTROL. Que veio com o objetivo de reduzir o seu indicador de custo de vapor e consequentemente melhorar a eficiência das caldeiras industriais.

Diagnóstico da indústria cervejeira: Falta de eficiência e elevado custo de vapor

Uma das principais indústrias cervejeiras do Brasil buscou os serviços da COONTROL com o seguinte problema: alto custo em seu indicador de vapor, com consequente baixa eficiência.

Assim, em um primeiro diagnóstico observou-se que a caldeira tinha problemas no controle de combustão, assim como o processo de automação desajustado. Tais ocorrências faziam com que houvessem grandes oscilações e consequentemente perdas de eficiência do gerador de vapor. 

No início dos trabalhos, estas ocorrências estavam associadas à altos níveis de excesso de ar (O2 elevados), além de altas taxas de emissões de CO (Monóxido de Carbono). Também foram constatados graves problemas de estabilidade de pressão de vapor, como observado na Tabela a seguir:

[table id=4 /]

Diagnóstico da eficiência da caldeira industrial da Indústria cervejeira

Proposta inicial: reduzir 5% de custo de combustível no uso das caldeiras

Diante do diagnóstico realizado e constatada a baixa eficiência das caldeiras industriais analisadas, a equipe de profissionais da COONTROL iniciou um plano com soluções direcionadas à redução dos custos na geração de vapor da indústria cervejeira.

A proposta inicial dos especialistas da COONTROL para a situação encontrada foi a de reduzir em 5% o custo de combustível nas caldeiras, o que comprovadamente acarretaria melhoria da eficiência no uso do equipamento.

Para alcançar este objetivo os especialistas da COONTROL propuseram o uso de dois equipamentos: 

 – Equipamento de medição de gases (COONTROL-200); 

Conheça o COONTROL 200 - Saiba mais!

 – Equipamento de medição contínua de Umidade da biomassa a ser queimada (N-1400), 

Conheça o Medidor de Umidade Coontrol N1400 - Saiba mais!

Foi proposta também uma retrofit na automação e malhas de controle, responsáveis por ajudar a melhorar a eficiência da caldeira. 

Por meio deste equipamento foi percebido que a caldeira estava operando de forma muito instável, essencialmente devido à falta de instrumentação e falhas na automação. Isto não permitia a melhora da eficiência da caldeira e consequentemente redução de custos.

Em pouco tempo de análise já era possível notar os primeiros, e ótimos, resultados positivos, como veremos a seguir.

Resultados Entregues pela Solução da COONTROL

Redução de 15% de custos e na eficiência das caldeiras industriais em 8%

Após detalhadas análises e testes realizados pela equipe técnica da COONTROL, os resultados foram animadores para a indústria cervejeira: cerca de 15% nas operações de redução de custos com as caldeiras da empresa, além de outros inúmeros ganhos e benefícios práticos. 

Em um primeiro momento, a eficiência da caldeira também foi melhorada: 8,3%, conforme os resultados que serão apresentados a seguir.

Todas as variáveis de controle de eficiência foram melhoradas, dentre as quais, as mais importantes foram:

  • Eficiência depois da solução implantada: 84,78%

Gráfico Eficiência

  •  Oxigênio médio depois da solução implantada: 7,5%

Gráfico Oxigênio

  • Excesso de ar: 1,55 (55% de excesso de ar)
  • Temperatura média dos gases: 141,7ºC

Gráfico Temperatura dos Gases

Mas os ganhos continuam a aparecer com o tempo. Hoje, segundo depoimento do próprio cliente, os ganhos de eficiência atingiram 15%.

Proposta Inicial = PAYBACK DE 2,5 ANOS

Além disso, a proposta inicial de payback da COONTROL era de 2,5 anos.  Porém, após a implantação o Payback foi de apenas 10 meses, sendo esse mais um indicativo da rápida eficiência conquistada com as soluções da COONTROL.

Resultado Efetivo = PAYBACK DE 10 meses

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Vale ressaltar que foi somente possível atingir toda essa melhoria de eficiência com a instalação dos produtos da COONTROL (COONTROL-200) e Analisador de umidade (N-1400).

Outro fator fundamental relaciona-se aos serviços especializados da equipe técnica da COONTROL. Com muito conhecimento em combustão de toda a nossa equipe e as soluções certas conseguimos alcançar o objetivo desejado pela indústria cervejeira.

Dessa forma, a parceria entre a COONTROL e uma das maiores marcas de cerveja do país rendeu um dos principais cases de sucesso, em especial, no que se refere a resultados reais na melhoria de eficiência em caldeiras industriais.

Procurando soluções reais para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência de suas caldeiras industrias? Então converse agora mesmo com um especialista COONTROL. 

COONTROL

5/5 - (2 votes)
COONTROL

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.