Certificação ESG para empresas: o que é e qual a importância

Certificação ESG para empresas: o que é e qual a importância

O termo “sustentabilidade” tem se tornado cada vez mais comum no ambiente corporativo. E, com ele, vem a certificação ESG para empresas, um selo de compromisso!

Afinal, sabemos que crescimento sustentável e responsabilidade socioambiental estão entre as principais características que tornam um negócio competitivo no mercado.

E ter a credibilidade das boas práticas empresariais é indicativo de sucesso

Se você tem dúvidas sobre como obter essas conformidades ou se ainda não entendeu a importância delas no cenário atual, continue lendo e descubra tudo! 

O que é a certificação ESG?

A certificação ESG (Environmental, Social and Governance) atesta que uma empresa segue e pratica ações em prol ao meio ambiente, às questões sociais e à governança. 

Resumidamente, isso indica medidas sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental, promove políticas sociais justas e mantém processos transparentes e éticos de governança.

No Brasil, ainda não há um órgão regulador central que emita um documento ESG único, mas diversas instituições oferecem selos que validam esses critérios.

Entre as principais, considere: Sistema B, ISO 14001 e GRI (Global Reporting Initiative).

Quem certifica o ESG no Brasil?

Além dos exemplos anteriores, considere outros organismos de padrão internacional e empresas especializadas que oferecem tal selo. Algumas das principais são:

  • FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas);
  • IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa);
  • ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As certificadoras privadas também são alternativas: SGS, Bureau Veritas, etc.

Qual a melhor certificação ESG?

A escolha da melhor alternativa depende do setor e dos objetivos do seu negócio. 

Por exemplo, indústrias que desejam focar na gestão ambiental, costumam investir na ISO 14001, uma norma internacional com padrões desenhados para este assunto.

No caso das empresas que querem um selo de impacto social, a certificação B pode ser mais indicada, já que avalia o desempenho corporativo nessa área. 

Portanto, o ideal é avaliar qual será a opção que melhor se encaixa na estratégia e nos valores da sua organização.

Você também vai gostar de ler: entenda os indicadores de sustentabilidade

Como certificar uma empresa ESG?

Como certificar uma empresa ESG?

Para obter uma certificação ESG, seja qual for a sua escolha, é interessante seguir alguns passos comuns. A seguir, confira os 4 principais!

1 – Avaliação inicial e diagnóstico

Antes de tudo, é necessário analisar as práticas atuais e entender em que áreas ela já atende aos critérios ESG e quais pontos precisam ser melhorados.

Isso pode ser feito por consultorias especializadas ou por meio de autoavaliação baseada em frameworks reconhecidos.

2 – Implementação de boas práticas

Com base no diagnóstico, a empresa deve adotar medidas concretas a fim de melhorar seu desempenho ESG. Por exemplo:

  • Ambiental: redução de emissões de gases e otimização do uso de recursos naturais;
  • Social: promoção da inclusão e investimento em bem-estar;
  • Governança: transparência na gestão e conformidade regulatória.

Essa etapa é específica de cada negócio, afinal, pode ser que alguns pequenos ajustes sejam necessários ou grandes mudanças devam ser feitas na cultura organizacional.

A COONTROL tem um case muito interessante sobre como uma indústria sucroalcooleira conseguiu gerar mais valor no negócio a partir da eficiência energética das caldeiras.

Clique na imagem abaixo e descubra qual foi a solução usada nesse projeto de sucesso:

Case eficiência da indústria sucroalcooleira

3 – Escolha da certificação adequada

Como vimos anteriormente, não há uma única certificação para empresas. Por isso, deve-se incluir essa etapa de pesquisa da melhor alternativa.

Além do Sistema B, ISO 14001 e GRI já mencionados, também podemos considerar o SASB (Sustainability Accounting Standards Board), entre outros.

4 – Auditoria e certificado

Após implementar as melhorias necessárias, acontece uma auditoria realizada pela instituição certificadora escolhida.

Então, caso atenda aos critérios exigidos, recebe o selo. Caso contrário, é enviado um relatório detalhado de não-conformidades e os possíveis caminhos de melhorias.

E quanto custa a certificação ESG?

O custo varia de acordo com diversos fatores: tamanho da empresa, tipo de selo e o grau de adequação às normas exigidas. 

Algumas certificações podem ser mais acessíveis, como o Sistema B, enquanto outras, como a ISO 14001, demandam investimentos maiores em consultorias e auditorias.

Vale a pena ter a certificação ESG?

A certificação ESG não apenas melhora a reputação do negócio, mas também impacta diretamente seu valor de mercado e atratividade dos stakeholders

No cenário atual, consumidores e investidores estão cada vez mais atentos às práticas sustentáveis, de modo que empresas certificadas tendem a ter vantagens competitivas.

Além disso, a certificação ESG reduz custos operacionais por meio da eficiência energética e da gestão adequada de recursos, além de mitigar riscos regulatórios e ambientais.

Se a sua indústria ainda não tem ações nesse sentido, saiba que está ficando para trás. A adoção dessas práticas aumentou no último ano.

Um estudo da Amcham Brasil, divulgado na CNN Brasil, mostrou que 71% das empresas implementaram ou iniciaram as boas práticas.

Portanto, trata-se de um diferencial estratégico, importantíssimo na busca por maior destaque no mercado e, tão logo, contribuição com um mundo mais sustentável. 

Gostou de aprender sobre esse tema? Então, acesse o blog da COONTROL e veja outros conteúdos de valor para a sua indústria.

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.