Veja como foi a participação da COONTROL no ANH Eng. Podcast
A busca pela eficiência de caldeiras é crescente entre empresas que usam tais equipamentos. E, para discutir a relevância do tema, o ANH Eng. Podcast conversou com Rodrigo Lorensetti, sócio e fundador da COONTROL – Tecnologia em Combustão.
O objetivo da ANH Eng. Podcast é chamar profissionais da área para disseminar conhecimento e desenvolvimento do ramo de caldeiras. No episódio 9, Rodrigo contou sobre sua história de vida, experiências e opiniões sobre vários temas dentro da área.
Confira neste artigo quais foram as principais abordagens discutidas no episódio com a participação da COONTROL!
História de vida: do desejo de ser engenheiro até a criação da COONTROL
Formado em engenharia mecânica na UDESC (em Joinville/SC), Lorensetti iniciou sua jornada na engenharia como estagiário na IRANI Papel e Celulose na área de manutenção.
Posteriormente, decidiu trocar pela área térmica e de projetos em um fabricante de caldeiras em Rio do Sul/SC.
Alguns anos neste trabalho, conheceu seu atual sócio, Elvis Vasselai. Ambos perceberam as necessidades do mercado e viram uma oportunidade de melhorias.
“A eficiência de caldeiras não é constante, variando por muitas razões e impactando no custo de operação”, disse.
Foi então que criaram a EFAI, que em dezembro de 2013 passou a se chamar COONTROL – Tecnologia em Combustão, localizada em Rio do Sul/SC.
Início da COONTROL: atendendo a demanda do mercado de caldeiras
O início da COONTROL foi focado na automação de caldeiras e analisadores de gases, com o primeiro produto sendo lançado com a fundação da empresa, em 2013.
“Criamos este produto porque acreditávamos que era impossível termos uma caldeira eficiente sem controlar, no mínimo, os gases de combustão”, relatou.
Assim, segundo Lorensetti, o start do negócio partiu da percepção das necessidades do mercado industrial.
“Entendemos que muitas eram as oportunidades de promover melhorias em caldeira, especificamente nas caldeiras em operação, principalmente porque, como já citei, a eficiência nunca será constante. Então, o mínimo para maior eficiência é controlar os gases da combustão”, disse.
Dessa forma, a empresa criou o Analisador de Oxigênio (O2), inicialmente conhecido como EFAI-100 e que depois virou o COONTROL-100.
Constante evolução
No decorrer do bate-papo, Lorensetti destacou também que, ao longo do tempo, os engenheiros da COONTROL perceberam que era preciso ir além.
“Mesmo com boa contribuição na eficiência, apenas o analisador de gases COONTROL-100 tornava a tarefa de obtenção dos dados ainda insuficiente. Então desenvolvemos outro analisador capaz de medir, além do oxigênio, também o dióxido de carbono (CO2), resultando no COONTROL-200 ”, acrescentou.
E, percebendo a influência da qualidade da biomassa na otimização da combustão em caldeiras, a COONTROL deu início ao desenvolvimento do SMB-300.
“Medir apenas gases não respondia todas as perguntas da indústria. Era preciso vincular isso ao custo do combustível. Com o SMB-300 conseguimos isso! Ele ajuda a medir tudo sobre a performance da biomassa, ajudando o comprador a comprar seu combustível pela energia que a biomassa pode gerar!”, destacou.
Além dos equipamentos COONTROL 100, COONTROL 200 e SBM-300, a COONTROL também oferece serviços.
“Para que as caldeiras de nossos clientes tenham mais eficiência, prestamos os serviços de ajuste de calibração e ajuste de combustão”.
Proposta de valor
A COONTROL possui, dentro da sua proposta de valor, 3 vertentes muito bem definidas.
Segundo Lorensetti, os clientes que procuram a COONTROL buscam:
- Gestão de custos, visando a redução do consumo de combustível;
- Redução da emissão ambiental, principalmente por problemas de ordem ambiental na operação desses clientes;
- Gestão da informação, com clientes querendo informação na mão para tomar decisões.
“Uma pergunta que sempre faço aos clientes é: quanto custa você não ter os equipamentos da COONTROL? Posso afirmar que é mais caro não ter nossos equipamentos!”, destaca.
Por fim, neste episódio do podcast, Lorensetti também deu detalhes sobre os locais de instalação de cada equipamento da COONTROL, assim como as principais vantagens, que são:
- Maior sobrevida de acessórios;
- Identificação de vazamentos ou entradas de “ar falso”, capaz de reduzir a eficiência;
- Segurança operacional:
- Gestão da eficiência e rendimento da caldeira em tempo real;
- Conhecimento do custo da tonelada de vapor produzido, entre outros.
Em sua mensagem final, Rodrigo Lorensetti ressaltou que a COONTROL está em contínuo aprimoramento para se preparar para o futuro: “O mundo está mudando cada vez mais rápido e nós já percebemos isso. O melhor momento da COONTROL ainda vai chegar!”.
Quer conferir esse bate papo? Então assista este episódio do ANH Eng. Podcast e saiba mais sobre como alcançar maior eficiência em caldeiras com a COONTROL.