Energias renováveis: Como contribuem com a redução da poluição atmosférica?
Nos últimos anos, a preocupação mundial com a poluição atmosférica aumenta consideravelmente. Mas, mesmo que não seja na mesma proporção, cresce também o uso de energias renováveis.
É consenso entre especialistas da área ambiental: o grande desafio da nossa geração é reduzir o uso de combustíveis fósseis, substituindo-os por tecnologias que priorizem as energias renováveis.
Quando utilizadas, essas fontes limpas têm a capacidade de contribuir com o meio ambiente, por reduzir a poluição atmosférica e tornar a geração de energia muito mais sustentável.
Energias renováveis podem diminuir consideravelmente a poluição
Mesmo diante dos muitos desafios, o uso de energias renováveis, caso da energia solar e eólica, podem diminuir consideravelmente a poluição atmosférica até 2050.
Um estudo publicado no periódico científico Nature Communications mostrou isso: os autores sugerem que a adoção das energias renováveis pode reduzir em até 80% as emissões de carbono em 2050.
Para chegar a esta conclusão, este estudo analisou os benefícios da descarbonização do setor de energia, um dos setores que mais emitem poluentes na atmosfera atualmente.
Por meio das fontes renováveis de energia, há uma significativa redução de poluição do ar com queima de combustíveis.
Além disso, as cadeias de fornecimento para energias renováveis são muito mais limpas quando comparadas com a extração de combustíveis fósseis.
Energias renováveis aumentam a eficiência energética
No atual contexto, o setor produtivo tem como grande foco a implantação de um programa de eficiência energética, responsável por reduzir custos e a poluição atmosférica.
As fontes de energias renováveis (principalmente solar, eólica e biomassa) são excelentes maneiras de aumentar a eficiência energética, ao mesmo tempo que diminuem o uso de combustíveis fósseis.
Além disso, geram significativas reduções nos custos com energia. Assim, devem representar o elemento principal de um programa de eficiência energética.
Aqui, vale conferir um exemplo: o uso da biomassa para abastecer caldeiras industriais ajuda na redução das emissões e, ao mesmo tempo, aumenta a eficiência energética.
Vantagens do uso de energias renováveis
Não há como contestar, o uso de fontes renováveis de energia é uma excelente alternativa para reduzir a poluição atmosférica, resultando em um benefício ambiental significativo para toda a sociedade.
Mas é preciso ir além para convencer um maior número de agentes (principalmente da indústria) a substituir combustíveis fósseis pela energia solar, eólica e biomassa na geração energética.
E nada melhor do que conhecer outros benefícios do uso das energias renováveis, dentre os quais merecem destaque:
- Não geram resíduos de tratamento difícil – são fáceis de desmantelar e não é necessário custodiar seus resíduos;
- São fontes de energia ilimitadas – obtidas a partir de recursos inesgotáveis da natureza, sendo possível recorrer a elas permanentemente;
- Favorecem a independência energética – desenvolvem a economia da região, promovendo sua autonomia;
- São geradoras de empregos – as energias renováveis têm o potencial de criar cinco vezes mais postos de trabalho do que as energias convencionais;
- Promovem o desenvolvimento sustentável e socioeconômico – oferecem democratização da energia e poder de escolha, assim como investimentos em inovações sustentáveis para um futuro melhor.
Dessa forma, os benefícios das energias renováveis vão além da redução da poluição atmosférica, devendo ser um dos propósitos de toda uma sociedade.
Alguns desafios ainda dependem de soluções
Apesar dos muitos benefícios do uso das energias renováveis, o estudo citado neste artigo indica haver muitos desafios a serem superados.
Inicialmente, vale ressaltar que a produção de energia limpa precisaria de mais terrenos do que o exigido por combustíveis fósseis atualmente. A biomassa, por exemplo, exige muitas áreas para seu armazenamento.
Há ainda os custos bastante elevados para a implantação de toda a infraestrutura geradora de energia provinda do sol e do vento, principalmente.
Dessa forma, para atrair mais agentes para o uso de energias renováveis em seus respectivos setores, é fundamental desenvolver novos modelos de negócio. Assim como gestão de riscos financeiros e monitoramento de toda a operação, visando redução da poluição atmosférica.
Quer saber mais? Leia este artigo e confira os pontos que explicam o crescimento da energia renovável no Brasil.