importancia-da-limpeza-dos-tubos-da-caldeira-flamotubular

Importância da limpeza dos tubos da caldeira flamotubular

A caldeira flamotubular movida a biomassa é um equipamento essencial em diversos setores industriais, sendo responsável por gerar vapor para variadas necessidades.

Devido à sua importância, qualquer problema ou falha quanto ao funcionamento desse equipamento pode afetar seriamente toda a produtividade da indústria.

Estas ocorrências costumam ocorrer com o passar do tempo, com essa caldeira se desgastando em virtude dos processos naturais de queima.

Podem ainda ocasionar processos corrosivos e acúmulo de detritos que prejudicam o bom funcionamento do equipamento, podendo até provocar acidentes.

Por isso, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados pelas indústrias, a fim de manter o funcionamento da caldeira flamotubular sempre em dia. Veja os principais cuidados neste texto.

O problema das impurezas nos tubos de uma caldeira flamotubular

Caldeiras flamotubulares são equipamentos trocadores de calor que produzem vapor a partir de energia térmica, como por exemplo a queima da biomassa.

Em uma caldeira flamotubular os gases de combustão (o fogo) circulam pelo interior dos tubos, no qual ficam imersos na água a ser vaporizada.

Essa combustão costuma gerar cinzas e fuligens de uma maneira natural. Por consequência disso, o gás resultante da combustão da biomassa pode carregar essas impurezas que ao longo do tempo podem se acumular nos tubos formando uma espécie de película cumulativa de fuligens e cinzas.

Com o acúmulo destas impurezas, o tamanho da película torna-se ainda maior, fazendo com que a caldeira começa a sofrer dois efeitos:

  1. Redução da eficiência no processo de troca térmica.

A troca térmica entre o gás, que está quente, e a água, que está comparativamente mais fria, começa a ser prejudicada principalmente porque as impurezas funcionam como isolante térmico.

A consequência disso é o aumento da temperatura dos gases na saída da caldeira, resultando em menor eficiência da caldeira flamotubular.

  1. Os tubos ficam obstruídos

Com o aumento das fuligens e cinzas a tendência é que os tubos comecem a ficar obstruídos. Isso causa perda de carga excessiva dos gases, fazendo com que o exaustor tenha maior dificuldade em realizar sua função.

As consequências destas dificuldades serão:

  • Aumento do consumo de energia elétrica pelo exaustor;
  • Maior dificuldade, por parte do exaustor, de manter a pressão negativa.

Vale informar que se essa pressão for positiva ou próxima de zero a tendência é que comece a sair fogo para fora da fornalha, aumentando significativamente os riscos operacionais.

Por essas razões, a limpeza da caldeira é parte primordial da operação de uma caldeira para manter a eficiência, qualidade da queima e segurança dos operadores.

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias.

Importância da limpeza de uma caldeira flamotubular

Mediante as consequências já apresentadas sobre a presença de impurezas (fuligens e cinzas), o bom funcionamento dos tubos de uma caldeira flamotubular a biomassa depende da eficiência na limpeza da caldeira, visando manter maior qualidade e durabilidade deste equipamento.

Ao fazer a correta limpeza, depósitos excessivos de impurezas serão retirados, estes podem consistir em produtos de corrosão, incrustações minerais ou contaminantes do processo, como cálcio, magnésio, cobre, ferro e sílica.

A limpeza dos tubos de uma caldeira flamotubular é também fundamental, visto que poeira, sujeira e detritos que se acumulam nos tubos podem danificar o funcionamento do equipamento, alterando as relações ar/combustível, reduzindo a geração de vapor, e ocasionando perda de eficiência da mesma.

Essa limpeza dos tubos deve ser periódica e realizada com escova de aço apropriada. Também há a possibilidade de usar equipamentos específicos, como equipamentos pneumáticos que limpam os tubos de forma mais fácil, rápida e prática, necessitando de apenas uma pessoa para sua operação.

Entretanto, não é recomendável que os trabalhadores tentem realizar a limpeza dos tubos da caldeira flamotubular por conta própria, a menos que tenham sido devidamente treinados para tal.

O mais recomendável é buscar auxilio de empresas especializadas em limpeza das caldeiras, garantindo segurança de operadores e trabalhadores.

Soluções COONTROL para aumentar a qualidade da caldeira flamotubular

A presença excessiva de sólidos no interior dos tubos é a grande responsável por causar danos que prejudicam o bom funcionamento da caldeira flamotubular, como incrustações, diminuição na qualidade da troca térmica e aumento do consumo de combustível.

Por isso, optar por utilizar os equipamentos produzidos pela COONTROL será de grande valia para toda indústria. As soluções da COONTROL fazem toda a automação e controle da análise dos gases após a combustão. São eles:

Sistema de medição de biomassa SMB-300

Este sistema de medição de Biomassa é utilizado em caldeiras industriais e permite uma gestão mais eficiente das variáveis que influenciam a combustão. O SMB-300 é composto por sistemas online de:

  • Medição de peso;
  • Medição do volume;
  • Medição de umidade.

Tais sistemas tornam possível aferir a qualidade da biomassa, possibilitando um efetivo controle da eficiência energética da caldeira. Seus resultados auxiliarão nas diversas tomadas de decisões, otimizando o tempo, auxiliando na geração de energia e viabilizando o aumento da eficiência das caldeiras.

Analisadores de gases

Quando instalados em caldeiras industriais, os analisadores de gases reduzem o consumo de combustível por intermédio do controle de CO, CO2 e O2 em caldeiras, permitindo o aumento da eficiência da caldeira, reduzindo custos e diminuindo a concentração de gases poluentes.

Diante desses benefícios, a adoção de um analisador de gases será de grande valia e ajudará a indústria a melhorar o bom e amplo funcionamento da caldeira.

Para atender as necessidades da indústria, a COONTROL disponibiliza aos seus clientes três modelos de analisadores de gases, são eles:

  • COONTROL 50;
  • COONTROL 100;
  • COONTROL 200.

Cada um desses modelos tem sua indicação para ajudar a otimizar o bom funcionamento da caldeira, ajudando-a a ficar em condições corretas no dia a dia.

Para saber mais e conhecer os produtos da COONTROL acesse nosso site.

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.