importância da regulagem da combustão de caldeiras

A importância da regulagem da combustão de caldeiras

Manter a eficiência dos sistemas de combustão é uma das grandes preocupações de indústrias que visam prolongam a vida útil de suas caldeiras e diminuir os tempos de paradas para manutenção ou consertos.

Para conseguir isso, a regulagem periódica da combustão em caldeiras deve fazer parte da gestão industrial, pois permite identificar possíveis problemas mais rapidamente, evitando assim situações críticas e emergenciais que possam sair do controle.

Veja então quais são os benefícios ao ter uma caldeira melhor regulada e ajustada dentro da indústria e conheça quais são as formas mais comuns de realizar esse processo, possibilitando que a indústria obtenha a máxima eficiência de seus equipamentos de combustão.

Por que fazer o processo de regulagem em caldeiras?

Manter a eficiência do sistema de combustão é uma necessidade recorrente em indústrias, pois permite a redução no tempo de paradas, além de prolongar a vida útil da caldeira, mantendo o desempenho e segurança no uso deste equipamento.

Mas os benefícios de uma caldeira muito bem regulada vão muito além. Todo o ajuste e regulagem dos sistemas de combustão permite ainda que a indústria conquiste outros dois benefícios bastante importantes.

O primeiro benefício da regulagem tem relação com a conquista de uma eficiência da combustão mais alta, resultando em uma significativa redução no consumo de combustíveis, ou seja, as caldeiras geram mais vapor usando menos combustível.

Além disso, uma caldeira bem regulada terá redução na emissão dos gases danosos ao meio ambiente, sendo esse o segundo benefício. Assim, ao ter sua caldeira melhor regulada, a indústria consegue reduzir a emissão de particulados e de gases causadores do efeito estufa, resultando em um ganho ambiental importante.

A regulagem das caldeiras deve ser periódica para melhor eficiência

Para que as caldeiras tenham seu funcionamento sempre baseado na máxima eficiência de combustão, o recomendado é realizar as regulagens do equipamento de forma sempre periódica. Isso permitirá maior otimização da combustão e da caldeira como um todo.

Além de otimizar o uso da caldeira, essa periodicidade permite melhor monitoramento e acompanhamento da evolução da eficiência deste equipamento, assim como permite acompanhar e controlar todas as emissões ambientais de gases e material particulado causadores do efeito estufa.

Dessa forma, na ocorrência de algum problema que comprometa a eficiência da caldeira, será possível agir mais rapidamente para evitar situações críticas e emergenciais que possam até afetar o funcionamento deste equipamento gerador de vapor.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Por fim, a periodicidade da regulagem permite também o acompanhamento do desempenho e da segurança no uso das caldeiras, reduzindo o risco de futuros acidentes e paradas indesejadas.

Como regular as caldeiras visando a otimização da combustão?

Para que o processo de regulagem seja realizado de forma eficaz, rápida e muito segura há basicamente duas formas.

A primeira forma para realizar a regulagem de caldeiras é o que chamamos de regulagem presencial, onde um técnico vai até a localidade onde a caldeira está instalada e faz toda a regulagem.

A COONTROL, por exemplo, tem técnicos especializados que irão realizar os serviços de regulagens das caldeiras. Para isso, usam modernos equipamentos que permitem a realização de diagnósticos precisos da operação, com emissão de relatórios e gráficos de emissões atmosféricas.

Nesse caso, a recomendação é realizar a regulagem de cada caldeira por, pelo menos, duas vezes ao ano.

A segunda recomendação é promover a instalação de analisadores de gases nas caldeiras, tais como os oferecidos pela COONTROL:

  • COONTROL 50 e COONTROL 200, para caldeiras movidas à óleo e gás;
  • COONTROL 100 e COONTROL 200, para caldeiras movidas à biomassa.

Estes analisadores, quando instalados nas caldeiras, ajudarão a indústria na medição dos gases que saem pela chaminé, tais como CO2, O2 e CO, permitindo assim melhor tomada de decisão no processo de regulagem.

Com esses analisadores devidamente instalados, será possível aumentar a eficiência das caldeiras, ao mesmo tempo que reduz os custos no uso de combustíveis e diminui a concentração de gases poluentes do meio ambiente.

Portanto, se você busca melhorar a eficiência de regulagem de suas caldeiras, vale sempre ter uma equipe especializada à disposição, além de ter instalado os melhores equipamentos analisadores de gases do mercado.

Você quer saber como está a eficiência energética da sua caldeira? Então acesse nossa calculadora de eficiência energética e faça o cálculo da sua caldeira.

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias. | COONTROL

5/5 - (1 vote)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.