Indústria 4.0 aplicada na otimização da eficiência energética em caldeiras

Indústria 4.0 aplicada na otimização da eficiência energética em caldeiras

Conhecido pela utilização do que há de mais moderno para gerar valor às indústrias, o conceito da indústria 4.0 deixou de ser uma inovação para poucos. Pelo contrário, esse é um movimento universal responsável por uma profunda transformação das fábricas, atendendo às várias necessidades.

Dentre as muitas necessidades que precisam de transformação, a busca por eficiência energética vem ganhando grande importância com as empresas entendendo que, a utilização racional de energia é uma das metas atuais com maior importância.

Neste contexto, a indústria 4.0 e suas variadas tecnologias vêm contribuindo para maior otimização da eficiência energética, principalmente no uso de caldeiras mais modernas e com maior capacidade de monitoramento.

Veja então como os conceitos da indústria 4.0 podem ser aplicados nas caldeiras industriais a ponto de promover maior otimização no uso da energia.

Princípios da Indústria 4.0

Como já citamos aqui em nosso blog, a formatação da Indústria 4.0 está baseada em alguns princípios básicos, mas de grande importância. Estes princípios formam todo o conceito da 4ª revolução industrial. Os conceitos principais são:

– Capacidade operacional em tempo real, com grande geração de dados e informações;

– Virtualização, permitindo rastrear e monitorar de forma remota todos os processos;

– Descentralização, com a máquina conseguindo “tomar decisões” sozinha;

– Modularidade, oferecendo grande flexibilidade e otimização das tarefas;

– Interoperabilidade, em que máquinas e sistemas produtivos podem se comunicar entre si, sem a necessidade da interferência humana.

Baseado nestes princípios, a empresa, de qualquer ramo de atuação, que adota a Indústria 4.0 visa atingir maior otimização de todos os seus processos, além de redução no consumo de energia e tomada de decisões mais assertivas.

Em resumo, a Indústria 4.0 visa aumentar a eficiência industrial (produzir mais e gastar menos), sendo essa necessidade almejada por dez entre dez gestores industriais.

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias. | Coontrol

Indústrias inteligentes e a otimização da eficiência energética

Acredita-se que, toda a indústria será beneficiada com os conceitos da Indústria 4.0. Mas é consenso que os benefícios serão ainda maiores nas questões ligadas à eficiência energética, afinal, essa revolução industrial objetiva transformar as plantas fabris através da economia de energia, aliada a menor utilização dos recursos naturais.

Veja o exemplo do uso de sensores capazes de medir o consumo de energia. Estes sensores, quando instalados em máquinas por meio da internet das coisas, permitirão identificar quaisquer desvios no consumo energético, evitando consequentemente desperdícios.

Porém, todo o conceito da indústria 4.0 vai muito além quando o assunto é eficiência energética. Ela busca não somente aprimorar os processos de produção, mas também trazer melhores soluções energéticas, melhorando a qualidade da queima de combustíveis (principalmente os renováveis – como a biomassa), além de diminuir o consumo de recursos.

Diante disso, o uso de caldeiras industriais cada vez mais modernas e, equipadas com sistemas inteligentes de controle da queima de combustíveis, tornará todo esse processo bem mais eficiente, econômico e produtivo.

Caldeiras mais inteligentes: Capacidade de monitoramento e otimização energética

Geralmente, dentro de processos industriais, tanto as caldeiras quanto os geradores de vapor representam grandes fontes de perda de energia devido ao processo de combustão ineficiente, operação inadequada, manutenção ruim e falta de gerenciamento.

Vale lembrar ainda, que uma caldeira tradicional, geralmente, tem um elevado custo anual no uso de combustíveis. Tanto que o custo de investimento de uma caldeira é facilmente menor do que o consumo anual dos combustíveis, principalmente em uma caldeira desregulada.

Diante disso, a otimização energética em caldeiras é a maneira mais simples e eficaz de avaliar as perdas, pois ajudará a melhorar a capacidade de monitoramento de caldeiras e geradores de vapor.

Neste contexto, os sistemas de automação e de controle de caldeiras industriais que relacionados às tecnologias da indústria 4.0 (big data, Internet das coisas, sistemas de integração, etc) são fundamentais para a garantia de uma eficiência energética mais adequada e alinhada à manutenção dos parâmetros de processo estáveis, reduzindo assim as perdas energéticas.

Baseando-se nessa necessidade, a COONTROL sempre foi uma empresa que ajudou as indústrias a otimizar a eficiência energética em caldeiras, oferecendo para isso os melhores produtos, como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores do processo de combustão, todos voltados para uma melhor entrega de eficiência energética as indústrias.

Por fim, vale lembrar que o processo de gestão dos investimentos dentro da indústria permitirá ao seu gestor priorizar os projetos sempre de acordo com sua relação custo/benefício, com destaque para as inovações tecnológicas da Indústria 4.0, cujos benefícios para maior otimização da eficiência energética são muito convidativos.

Quer saber mais sobre como promover maior otimização energética em caldeiras? Então continue acompanhando o blog da COONTROL.

Analisador de Gases de Combustão | Receber Orçamento | COONTROL

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.