Como melhorar a produtividade com os conceitos da indústria 4.0?

A quarta revolução industrial chegou! Mais conhecida como Indústria 4.0, essa revolução já está sendo amplamente utilizada e implementada em diversas indústrias, sendo uma das grandes responsáveis por melhorar a produtividade do setor.

No Brasil, as indústrias sempre tiveram papel determinante, mas para manter essa importância é necessário melhorar a produtividade. A adoção dos conceitos da indústria 4.0 vem sendo responsável por isso.

Por meio do uso de sensores, Internet das Coisas, Big Data, automação, inteligência artificial e outros artifícios tecnológicos, a Indústria 4.0 é atualmente uma das grandes responsáveis por aumentar a produtividade industrial.

Conheça então os conceitos ligados à Indústria 4.0 e veja como melhorar a produtividade com a adoção destes conceitos.

Princípios e pilares da Indústria 4.0

O termo Indústria 4.0 é relativamente novo, tendo nascido na Alemanha no ano de 2011 durante a feira Hannover Messe. Desde então esse termo tem sido amplamente debatido e aplicado em ambientes industriais por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Basicamente, a Indústria 4.0 representa um conceito que engloba a adoção da automação e da tecnologia da informação, além das principais inovações tecnológicas dentro do ramo industrial, tudo isso com o objetivo de melhorar a produtividade industrial.

A Indústria 4.0 possui alguns princípios e pilares, divididos entre a adoção de tecnologias e as formas de aplicação destas tecnologias. Estes princípios baseiam-se em:

  • Operação em tempo real;
  • Virtualização dos processos através da simulação computacional;
  • Descentralização da produção dentro da indústria e de processos decisórios;
  • Adoção da modularidade e alto nível de personalização.

Estes princípios estão relacionados aos pilares que tornam tais conceitos uma realidade. São eles:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Big Data e eficiência na Análise de Dados;
  • Robótica e maior automação industrial;
  • Cloud Computing (Computação em nuvem);
  • Machine Learning (Aprendizado da máquina).

Tanto esses princípios, quanto os pilares fazem da Indústria 4.0, a grande responsável por melhorar a produtividade industrial na atualidade e os resultados já apresentados estão sendo excepcionais.

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a melhorar a produtividade industrial

Na atualidade, as indústrias buscam algumas ações para melhorar a produtividade, como extinção do retrabalho, adoção de processos bem definidos e alinhados, e economia de combustíveis. Diante dessas necessidades, o conceito e as tecnologias da Indústria 4.0 se enquadram perfeitamente nessas necessidades.

A partir da conceituação e da adequação da aplicação da Indústria 4.0, é possível traçar cenários em que a sua utilização trará mudanças e melhorias no ambiente produtivo da indústria.

Podemos tomar como exemplo o uso de diversos sensores em caldeiras industriais com o objetivo de reduzir o consumo de combustíveis, por meio da melhora do processo de combustão, ajudando na sustentabilidade e na produtividade da indústria.

Com o uso dessa ferramenta tecnológica há a possibilidade de fazer um completo monitoramento e análise de dados em tempo real, permitindo melhor gestão da combustão realizadas pelas caldeiras industriais.

Esse monitoramento permite melhorar a produtividade da indústria por meio dos seguintes processos:

  • Adoção de modelos de predição de consumo energético da caldeira;
  • Monitoramento da queima do combustível permitindo maior eficiência energética, caso dos analisadores de gases desenvolvidos pela COONTROL;
  • Criação de modelos para análise da eficiência energética industrial, permitindo melhorar a produtividade na gestão de combustíveis.

Diante desse exemplo, vemos que o caminho da Indústria 4.0 é irreversível, uma vez que a sua aplicação resulta em fábricas e linhas de produção mais competitivas e que oferecem melhor produtividade.

Como adotar os conceitos da Indústria 4.0 para melhorar a produtividade?

Não há um passo a passo a ser adotado para que os conceitos da indústria 4.0 sejam utilizados e contribuam para melhorar a produtividade. Mas há algumas ações que precisam ser consideradas.

A ação primordial para melhorar a produtividade é entender qual é o nível de maturidade da empresa. A partir do entendimento do seu estágio atual, será possível definir qual é a melhor estratégia para evolução do processo como um todo.

É importante ressaltar que a mudança não virá de uma hora para outra, sendo necessário estruturar um plano que deve começar explorando as ferramentas já implementadas, buscando extrair o máximo delas.

A partir disso, a empresa deverá implementar novas soluções integradas às já existentes, sempre alinhadas ao que faz sentido ao modelo de negócio previamente definido.

Voltamos ao exemplo da indústria que vem tendo problemas com o excessivo consumo de combustíveis. Essa indústria vê na tecnologia uma possibilidade para economizar e melhorar a produtividade.

Essa indústria, vem observando consumo excessivo de combustível em suas caldeiras, por isso seu gestor ponderou adquirir analisadores de gases com o objetivo de monitorar a queima.

Essa decisão o ajudará a tomar decisões mais efetivas, que reduzirão o consumo e os custos com combustíveis, além de diminuir a concentração de gases poluentes, ou seja, irá melhorar a produtividade.

Por fim, cabe destacar que o investimento em tecnologia deve vir acompanhado de capacitação dos envolvidos para o uso das ferramentas, além da criação de um ambiente propício para essa transformação dentro da indústria.

Esses e outros aspectos obrigam as empresas a terem um alto nível de flexibilidade e virtualização, que também são importantes conceitos da Indústria 4.0 e devem ser considerados.

Quer saber mais sobre a Indústria 4.0? Então veja qual é a sua relação com a eficiência energética aqui.

[catálogo] Baixe nosso material e conheça toda nossa linha de equipamentos como analisadores de gases, sistemas de medição e monitoramento instantâneo dos indicadores de processo, todos voltados para a entrega de eficiência energética a indústrias.

Avalie este conteúdo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.