biomassa - vantagens e desvantagens de seu uso em caldeiras

Entenda as vantagens e desvantagens do uso da biomassa em caldeiras

Quando se analisam as tecnologias de fontes energéticas alternativas e renováveis, logo pensamos na geração de energia eólica e solar. Mas especificamente para o setor industrial, outro combustível adquire cada vez mais protagonismo: a biomassa!

Quando produzida de forma eficiente e sustentável, a biomassa é uma excelente fonte de energia para caldeiras, principalmente por trazer inúmeros benefícios ambientais, econômicos e sociais às indústrias, principalmente quando comparados aos combustíveis fósseis.

 

Conceito de biomassa: Excelente combustível para a queima em caldeiras

Na concepção da geração energética sustentável, o termo biomassa aglomera todos os derivados recentes de organismos vivos que podem ser utilizados como combustíveis ou para a produção, excluindo-se o petróleo e derivados.

Na geração de energia, a biomassa pode ser sólida ou gasosa. 

A biomassa gasosa é decorrente da decomposição de efluentes agropecuários provenientes da indústria e da zona urbana, formando biometano para queima em caldeiras. Em tese, tais combustíveis gasosos são obtidos de forma gratuita e contribuem com a sustentabilidade da geração energética.

A biomassa sólida tem origem em produtos derivados da produção de madeira. Estes são obtidos nas operações de retirada de lenha das florestas ou de processos decorrentes da indústria madeireira. 

Em muitos locais, outros subprodutos, como a palha ou o feno, são amplamente utilizados para produzir energia. Os resíduos de pós-colheita estão usualmente disponíveis a nível local e em grandes quantidades.

 

Principais vantagens da biomassa como fonte energética

Como fonte energética para queima em caldeiras, os produtos energéticos da biomassa apresentam uma série de vantagens que estimulam a adoção e incorporam eficiência econômica, social e ambiental à indústria

 

Biomassa gasosa

A biomassa gasosa, por exemplo, contribui com a eficiência energética de indústrias, reduzindo custos. Também ajuda de forma significativa com a redução de emissão de carbono na atmosfera.

Calculadora da eficiência da caldeira indCalculadora da eficiência da caldeira industrial | COONTROLustrial | COONTROL

Além disso, a ela pode ser produzida pela própria empresa. Pode-se citar como exemplo as empresas de produtos alimentícios e a indústria cervejeira que podem obter biometano da decomposição da estação de tratamento de efluentes.

 

Biomassa sólida

Já a biomassa sólida apresenta duas vantagens bastante importantes. A primeira é o custo. De forma geral, apresenta custos mais baixos de aquisição, principalmente quando comparadas a outras fontes de combustíveis.

Outra vantagem de grande importância é o grande apelo ambiental da biomassa. As diferentes fontes de biomassa são ecologicamente sustentáveis e corretas, principalmente porque o balanço de carbono emitido à atmosfera é zero!

Na queima da biomassa em caldeiras também é gerado CO2. No entanto, este gás foi sequestrado pelas plantas durante a fase de desenvolvimento, zerando o balanço de carbono na geração de energia.

Além disso, as sobras de cinzas da queima deste combustível são menos agressivas ao meio ambiente, e ocasionam menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc.).

De forma geral, essa fonte energética é produzida regionalmente, colaborando para a independência energética, além de gerar receita e empregos à população local, estimulando a economia.

 

Desvantagens da geração energética a partir da biomassa

Uma das principais desvantagens está relacionada a necessidade de grande espaço para estocagem e armazenamento da biomassa sólida. Afinal, quando comparado ao gás natural, por exemplo, a biomassa exige um espaço de armazenamento muito maior.

Assim, a indústria que utilizada da biomassa acaba tendo que ter uma logística maior, desde um armazém grande até mais equipamentos de transporte desse material, como esteiras e demais transportadores.

 

Gostou das vantagens desse combustível? Aproveite e confira as razões que vão estimular você a adquirir uma caldeira a biomassa

Calculadora da eficiência da caldeira industrial | Use agora | COONTROL

5/5 - (1 vote)

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.